Análises de Similaridade (Requerimento nº 613 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 491 de 2025 | 16/09/2025 | 35% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na acuidade da produção legislativa, Como especialista em redação de documentos oficiais para esta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos destinatários do benefício e na localidade específica visada. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 613/2025O REQ 613/2025 apresenta uma solicitação clara e direta: a abertura de uma nova sala de berçário. O benefício é direcionado às crianças que se encontram em lista de espera por uma vaga, visando garantir o acesso à educação infantil e possibilitar o retorno dos pais ao trabalho. A localidade específica para esta intervenção é o CMEI Santa Rosa de Lima. REQ 491/2025Por sua vez, o REQ 491/2025 propõe um estudo técnico de viabilidade para uma reforma geral e a instalação de uma cobertura que interligue os blocos de educação. O benefício almeja proporcionar mais segurança, conforto e acessibilidade para as crianças, servidores e demais usuários da unidade escolar, especialmente em dias de chuva. A localidade específica para esta ação é igualmente o CMEI Santa Rosa de Lima. Conclusão da ComparaçãoAo examinar os elementos essenciais de cada proposição, observa-se que, embora ambos os requerimentos se refiram à mesma instituição de ensino, as naturezas das solicitações são distintas. O primeiro busca a expansão de capacidade para um serviço específico (berçário), enquanto o segundo foca na melhoria da infraestrutura física e na conectividade dos espaços existentes. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A localidade é idêntica, mas o benefício solicitado e o propósito subjacente a cada pedido divergem substancialmente. Um trata de ampliação de vagas para um grupo etário específico, e o outro, de adequação estrutural para a comunidade escolar em geral. Semelhança PercentualConsiderando a identidade da instituição como um ponto de convergência, mas ponderando a diferença fundamental no tipo de intervenção solicitada e nos beneficiários diretos de cada ação, a semelhança entre o REQ 613/2025 e o REQ 491/2025 é de: [[ 35% ]] |
Requerimento nº 197 de 2025 | 16/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e assessores, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme a metodologia estabelecida para a avaliação de similaridade em documentos oficiais. Análise Comparativa dos RequerimentosPara esta avaliação, consideraremos o "REQ 613/2025" e o "REQ 197/2025". REQ 613/2025Este documento formaliza um pedido para a abertura de uma nova sala de berçário. O benefício é direcionado às crianças que aguardam vaga em lista de espera para a educação infantil. A localidade específica para a implementação deste benefício é o CMEI Santa Rosa de Lima, uma instituição de ensino infantil bem definida dentro do município. A justificativa ressalta a importância de atender à demanda existente e garantir o direito à educação para 15 crianças em lista de espera. REQ 197/2025Por sua vez, este requerimento solicita a realização de estudos com o objetivo de ampliar o número de escolas que ofertam ensino em tempo integral. O benefício, embora indireto no momento da solicitação (pois pede um estudo), visa aprimorar a educação para os estudantes, suas famílias e a sociedade como um todo. A abrangência da solicitação é a rede municipal de ensino, ou seja, o conjunto de todas as escolas municipais, sem especificar uma única instituição. A justificativa aborda os benefícios gerais do ensino em tempo integral e a necessidade de avaliação de viabilidade. Conclusão da SimilaridadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O "REQ 613/2025" solicita uma ação concreta e imediata (abertura de sala de berçário) para uma instituição específica (CMEI Santa Rosa de Lima), beneficiando um grupo particular de crianças em lista de espera. Já o "REQ 197/2025" pede um estudo (não uma ação direta) para uma modalidade de ensino diferente (tempo integral) e para a rede municipal de ensino como um todo, com um público beneficiário mais amplo e menos específico. As naturezas dos pedidos, os beneficiários diretos e as localidades de aplicação são fundamentalmente distintas. Semelhança PercentualConsiderando as diferenças substanciais no benefício solicitado, nos beneficiários diretos e nas localidades específicas, a semelhança entre o "REQ 613/2025" e o "REQ 197/2025" é mínima. Embora ambos os documentos sejam requerimentos legislativos da mesma Câmara Municipal, direcionados à área da educação e envolvendo a mesma Secretária Municipal de Educação, os objetos centrais das solicitações são distintos. [[ 15% ]] |
Requerimento nº 111 de 2025 | 16/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em redação de documentos oficiais e produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 613/2025Este requerimento solicita a abertura de uma nova sala de berçário para o CMEI Santa Rosa de Lima. A justificativa aponta para a existência de 15 crianças em lista de espera, visando garantir o acesso à educação infantil e possibilitar o retorno dos pais ao trabalho. O benefício é, portanto, a criação de uma estrutura específica para atendimento de bebês, e a localidade é uma unidade educacional particular. REQ 111/2025Por sua vez, este requerimento solicita a realização de estudos e providências necessárias para a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto Feliz. A justificativa menciona condições precárias do espaço atual e a demanda crescente por vagas, buscando melhorar a qualidade do atendimento e investir no futuro do município. O benefício é uma ampliação mais genérica da unidade, precedida por estudos, e a localidade é outra unidade educacional distinta. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O REQ 613/2025 pleiteia a criação de uma sala de berçário específica em um CMEI denominado Santa Rosa de Lima. Já o REQ 111/2025 solicita a ampliação geral de um CMEI distinto, o Recanto Feliz, incluindo a etapa de estudos prévios. As naturezas das solicitações são diferentes (uma é a criação de um espaço específico, a outra é uma ampliação mais abrangente e preliminar), e as unidades educacionais beneficiadas são distintas. Semelhança PercentualConsiderando a divergência tanto no benefício específico solicitado quanto na localidade designada para recebê-lo, a similaridade entre os documentos, focando nos critérios estabelecidos, é baixa. Embora ambos os requerimentos abordem a necessidade de melhorias na infraestrutura da educação infantil municipal e a demanda por vagas, os objetos diretos dos pedidos e os locais de sua aplicação são completamente diferentes. [[ 15% ]] |
Requerimento nº 589 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Assumo a função de especialista em produção de textos legislativos desta respeitável Câmara Municipal, com a incumbência de examinar a correspondência entre dois documentos formais. A análise comparativa dos requerimentos legislativos, designados como REQ 613/2025 e REQ 589/2025, foi realizada com foco nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto da solicitação, o público-alvo do benefício e o local específico de sua aplicação. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 613/2025Este documento formaliza um pedido para a abertura de uma nova sala de berçário. O benefício é direcionado às crianças que aguardam vaga em lista de espera, visando atender à demanda por educação infantil. A localidade específica para a implementação deste serviço é o CMEI Santa Rosa de Lima, uma instituição de ensino dentro do município. REQ 589/2025Este requerimento propõe a realização de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. O público-alvo da homenagem são os corretores de imóveis, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento municipal. A solenidade seria realizada no Plenário "Vereador João Justino de Oliveira", que é um espaço físico da Câmara Municipal. Divergência dos PedidosAo confrontar os conteúdos, observa-se uma clara distinção nos propósitos de cada proposição. O REQ 613/2025 busca a expansão de um serviço essencial de educação infantil, com impacto direto na comunidade escolar de uma localidade específica. Em contrapartida, o REQ 589/2025 visa a realização de um evento cerimonial para homenagear uma categoria profissional, com um caráter de reconhecimento e valorização. Os beneficiários são grupos sociais distintos, e as ações solicitadas possuem naturezas completamente diferentes. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Semelhança ConteudísticaConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade como critérios primordiais, a semelhança entre os documentos é mínima. Embora ambos sejam requerimentos legislativos emitidos pela mesma Câmara Municipal, a substância de seus pedidos é totalmente divergente. Não há sobreposição no tipo de benefício pleiteado, no grupo que seria diretamente favorecido ou no ponto geográfico específico de intervenção. [[ 5% ]] |
Requerimento nº 564 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Identificação dos DocumentosPara fins desta avaliação, os documentos serão referenciados como:
Comparativo de ConteúdoA avaliação concentra-se nos elementos essenciais de cada proposição: o benefício pleiteado, a entidade beneficiária e a localidade específica de intervenção. Benefício Solicitado
É evidente que os benefícios almejados são de naturezas distintas, abordando necessidades completamente diferentes dentro do espectro de serviços públicos municipais. Localidade Específica e Beneficiário
As instituições de ensino e suas respectivas localizações são, portanto, diferentes em cada um dos requerimentos, não havendo qualquer sobreposição quanto ao local de aplicação dos benefícios. Avaliação da SimilaridadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise pormenorizada demonstra que, embora ambos os documentos sejam requerimentos legislativos formais, originados da mesma Câmara Municipal e direcionados ao Poder Executivo para aprimoramento de serviços públicos, os elementos cruciais para a comparação — o benefício específico solicitado, a entidade beneficiária e a localidade exata da intervenção — são completamente distintos. O REQ 613/2025 busca uma solução para a demanda por vagas em berçário, enquanto o REQ 564/2025 visa à segurança no trânsito para pedestres em outro ponto da cidade. As instituições de ensino e seus endereços também não coincidem. Considerando a ausência total de correspondência nos aspectos fundamentais da solicitação (benefício, beneficiário e localidade), a similaridade entre os documentos é extremamente baixa, restringindo-se apenas à sua natureza de instrumento legislativo e à jurisdição municipal comum. Semelhança percentual entre REQ 613/2025 e REQ 564/2025: [[ 5% ]] |
Requerimento nº 506 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando nos elementos essenciais para a avaliação de sua similaridade: a solicitação formulada, o público-alvo do pedido e a localização específica dentro do município. Análise do REQ 613/2025O Requerimento 613/2025 apresenta uma solicitação clara e objetiva. O pedido central é a abertura de uma nova sala de berçário. O beneficiário direto desta medida são as crianças que aguardam vaga em lista de espera para a educação infantil. A localidade específica designada para a implementação deste benefício é o CMEI Santa Rosa de Lima. A justificativa reforça a necessidade de atender à demanda existente e garantir o direito à educação infantil. Análise do REQ 506/2025Por sua vez, o Requerimento 506/2025 veicula uma solicitação distinta. O benefício pleiteado consiste na realização de reforma e ampliação. O público beneficiário é a comunidade escolar da instituição, abrangendo pais, alunos e servidores. A localidade específica para a execução das melhorias é a Escola Municipal Professor Geraldo Venério de Carvalho. A argumentação sublinha a importância de aprimorar a infraestrutura, segurança e conforto do ambiente educacional. Comparativo e ConclusãoAo confrontar os elementos fundamentais de ambos os documentos, observa-se que as naturezas das solicitações são intrinsecamente diferentes. Enquanto um requer a criação de um novo espaço para uma faixa etária específica (berçário), o outro demanda a reestruturação e expansão de uma edificação existente para aprimorar as condições gerais de ensino. As instituições de ensino mencionadas são igualmente distintas, tratando-se de unidades educacionais separadas dentro do município. Consequentemente, os grupos de cidadãos diretamente impactados por cada pedido também se diferenciam. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando a divergência nos benefícios solicitados, nos beneficiários diretos e nas localidades específicas apontadas, a similaridade entre os requerimentos é mínima. Embora ambos se insiram no contexto da educação municipal de Jataí e sejam instrumentos legislativos de mesma natureza, os objetos de seus pleitos são completamente distintos. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |
Requerimento nº 474 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando na essência da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIntrodução à Metodologia de AvaliaçãoA presente avaliação tem como objetivo determinar a similaridade entre dois instrumentos legislativos, o REQ 613/2025 e o REQ 474/2025. A análise se concentra nos elementos cruciais de um pedido formal: o benefício pleiteado, os destinatários diretos da ação e a localização específica onde a intervenção é solicitada, desconsiderando os proponentes para a comparação. Exame do REQ 613/2025O REQ 613/2025 formaliza um pedido direcionado à Secretaria Municipal de Educação de Jataí, Goiás. A solicitação principal é a abertura de uma nova sala de berçário. Os beneficiários diretos são as crianças que se encontram em lista de espera por uma vaga na educação infantil. A localidade específica para a implementação deste benefício é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Rosa de Lima, uma instituição já existente no município. Exame do REQ 474/2025Por sua vez, o REQ 474/2025 apresenta uma demanda ao Prefeito Municipal e a diversas Secretarias do Executivo de Jataí, Goiás, incluindo a de Saúde e a de Educação. A solicitação central é a criação de um Centro de Apoio a Pessoa Autista. Os beneficiários desta iniciativa são as pessoas com autismo e suas respectivas famílias. A localidade para a implantação deste centro é o município de Jataí de forma geral, indicando a necessidade de uma nova estrutura dedicada, sem especificar uma instituição preexistente. Confronto dos ConteúdosAo confrontar os dois documentos, observa-se uma distinção fundamental em seus propósitos. O REQ 613/2025 busca expandir a capacidade de atendimento de uma unidade educacional já estabelecida, o CMEI Santa Rosa de Lima, para crianças em idade de berçário. Em contraste, o REQ 474/2025 propõe a instituição de uma nova estrutura, um Centro de Apoio, com uma finalidade assistencial e de desenvolvimento para pessoas com autismo, abrangendo o município como um todo para sua localização. Os benefícios pleiteados são intrinsecamente diferentes, assim como os grupos de cidadãos a serem atendidos e os locais de intervenção. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando a divergência substancial na solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas de intervenção, a similaridade entre o REQ 613/2025 e o REQ 474/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos de uma mesma câmara municipal e se refiram ao mesmo município, os objetos de seus pedidos são completamente distintos. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |
Requerimento nº 193 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise dos documentos apresentados, denominados REQ 613/2025 e REQ 193/2025, com o objetivo de verificar a correspondência entre suas solicitações, os grupos beneficiados e as localidades específicas. Análise do REQ 613/2025O REQ 613/2025 formaliza um pedido para a abertura de uma nova sala de berçário. O propósito é atender à demanda de crianças que aguardam vaga em lista de espera, garantindo o acesso à educação infantil. A localidade específica para a implementação deste benefício é o CMEI Santa Rosa de Lima, situado no município de Jataí. O grupo beneficiário direto são as crianças em lista de espera para o berçário. Análise do REQ 193/2025Por sua vez, o REQ 193/2025 apresenta uma solicitação distinta: a realização de estudos e diagnóstico detalhados sobre a população em situação de rua. O objetivo é subsidiar a formulação de políticas públicas eficazes para acolhimento e reinserção social. A abrangência deste estudo é o município de Jataí como um todo, não se restringindo a uma instituição ou bairro específico. O grupo beneficiário direto são as pessoas em situação de rua na cidade. Comparativo de Conteúdo e Identificação de SimilaridadeAo confrontar os elementos centrais de ambos os requerimentos, observa-se uma clara distinção. O REQ 613/2025 foca na expansão de infraestrutura educacional para a primeira infância em uma instituição específica. Já o REQ 193/2025 direciona-se à coleta de dados e análise social para um grupo vulnerável em toda a extensão territorial do município.
A solicitação do REQ 613/2025 é a criação de uma vaga física em berçário, enquanto a do REQ 193/2025 é a elaboração de um levantamento de dados. As localidades também são distintas: uma instituição de ensino específica versus o território municipal para um estudo abrangente. Consequentemente, os grupos a serem beneficiados por cada medida são intrinsecamente diferentes. Considerando a total divergência nos aspectos fundamentais da solicitação, do grupo beneficiário e da localidade específica, a semelhança entre os documentos é mínima no que tange ao seu conteúdo substantivo. Embora ambos sejam instrumentos legislativos da mesma natureza e provenientes da mesma municipalidade, a essência de seus pleitos é completamente distinta. [[ 5% ]] |
Requerimento nº 113 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em redação de documentos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais da solicitação, dos beneficiários e das localidades específicas. Análise do REQ 613/2025O REQ 613/2025 formaliza um pedido direcionado à Secretaria Municipal de Educação. A solicitação central consiste na abertura de uma nova sala de berçário. O beneficiário direto desta medida é o CMEI Santa Rosa de Lima, uma instituição de ensino específica dentro do município, visando atender à demanda de crianças que aguardam vaga em lista de espera. A justificativa ressalta a importância do acesso à educação infantil e o acolhimento de crianças da comunidade local. Análise do REQ 113/2025Por sua vez, o REQ 113/2025 encaminha um pedido ao Prefeito Municipal e ao Superintendente de Habitação. A solicitação principal é a realização de estudos técnicos para a criação de um Programa Social municipal. Este programa teria como objetivo auxiliar em pequenas reformas e ampliações de residências. Os beneficiários deste programa seriam as famílias carentes do município de Jataí, com foco na melhoria de suas condições de moradia. A justificativa aborda o direito à moradia digna e os benefícios sociais e econômicos de tal iniciativa. Avaliação ComparativaAo confrontar os dois documentos, observa-se que, embora ambos sejam requerimentos legislativos emanados da mesma Câmara Municipal e destinados a autoridades do mesmo município, os objetos de suas solicitações são fundamentalmente distintos. O REQ 613/2025 trata de uma demanda específica na área da educação, voltada para a infraestrutura de uma unidade escolar particular. Já o REQ 113/2025 aborda uma questão de assistência social e habitação, propondo a criação de um programa de alcance mais amplo, destinado a um grupo social específico (famílias carentes) em suas residências, sem delimitar uma única localidade geográfica específica além do próprio município. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A solicitação do REQ 613/2025 refere-se à expansão de vagas em berçário em uma instituição de ensino específica. A solicitação do REQ 113/2025 diz respeito à criação de um programa de auxílio para reformas residenciais para famílias em situação de vulnerabilidade. Os benefícios são de naturezas distintas (educação infantil versus melhoria habitacional), e as localidades/beneficiários específicos também divergem (uma escola específica versus famílias carentes em suas residências no âmbito municipal). Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade específica, a similaridade entre o REQ 613/2025 e o REQ 113/2025 é mínima. As diferenças nos objetos dos pedidos e nos grupos ou locais a serem beneficiados são substanciais. A única convergência reside no fato de serem ambos requerimentos legislativos apresentados na mesma Câmara Municipal de Jataí. [[ 5% ]] |
Requerimento nº 542 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o ambiente camarário, procedo à análise comparativa dos documentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 613/2025Este documento formaliza um pedido para a abertura de uma nova sala de berçário no CMEI Santa Rosa de Lima. A justificativa aponta para a necessidade de atender à demanda de crianças que aguardam vaga em lista de espera, visando garantir o direito à educação infantil e possibilitar o retorno dos pais ao trabalho. O benefício é, portanto, a expansão da capacidade de atendimento educacional infantil. REQ 542/2025Por sua vez, este requerimento solicita a implantação de uma faixa elevada de pedestres em frente à entrada da Escola Erica de Melo Barbosa, localizada na Rua Inacio José de Melo, nº 1.405, Centro. A fundamentação reside na urgência de garantir maior segurança no trânsito e acessibilidade para os alunos da unidade de ensino, especialmente aqueles com deficiência física, motora e intelectual, em face do intenso fluxo de veículos. O benefício buscado é a melhoria da segurança viária e da acessibilidade. Conclusão da ComparaçãoAo examinar os elementos centrais de cada proposição, observa-se que os objetos das solicitações são distintos. O REQ 613/2025 versa sobre a criação de uma nova estrutura educacional (berçário), enquanto o REQ 542/2025 trata de uma intervenção na infraestrutura viária (faixa elevada). As localidades específicas também são diferentes: um Centro Municipal de Educação Infantil e uma Escola, respectivamente. Consequentemente, os grupos de beneficiários diretos, embora ambos relacionados ao ambiente educacional, são distintos em suas necessidades e contextos. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Semelhança PercentualConsiderando que os benefícios solicitados são de naturezas completamente distintas (expansão de vagas em berçário versus segurança no trânsito e acessibilidade) e que as localidades específicas são instituições de ensino diferentes, a similaridade entre os conteúdos substantivos dos requerimentos é mínima. A única convergência reside no fato de ambos serem requerimentos legislativos emitidos pela mesma Câmara Municipal e abordarem demandas de interesse público no âmbito municipal. A semelhança percentual entre os documentos, desconsiderando os autores e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |