Análises de Similaridade (Requerimento nº 452 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
|---|---|---|---|---|
| Requerimento nº 592 de 2025 | 30/08/2025 | 30% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa de Textos LegislativosOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade, embora ambos se refiram a melhorias em espaços públicos em Jataí-GO. Descrição Sucinta dos Pedidos
Semelhança PercentualA semelhança entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 30% ]]. Ambos os requerimentos visam melhorias em espaços públicos de Jataí, mas em locais distintos e com objetivos ligeiramente diferentes. |
| Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 20% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Textos LegislativosOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade.
A similaridade percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 20% ]]. |
| Requerimento nº 549 de 2025 | 10/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosA presente análise visa comparar o conteúdo do REQ 549/2025 com o REQ 452/2025, focando na solicitação, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para a avaliação da substância dos pedidos. Identificação do Assunto e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade específica. Embora ambos sejam direcionados ao Poder Executivo do mesmo município, Jataí-GO, e solicitem intervenções em infraestrutura ou serviços públicos, os objetos dos pedidos e as áreas de impacto direto são distintos. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo focar estritamente na solicitação e no beneficiário, desconsiderando os autores e a estrutura formal comum a requerimentos, a semelhança entre os documentos é baixa. Embora ambos sejam requerimentos da Câmara Municipal de Jataí-GO, direcionados ao Poder Executivo para ações em infraestrutura ou serviços públicos, os objetos das solicitações e os grupos de beneficiários diretos são completamente distintos. Um trata de saúde pública em um bairro específico, e o outro de urbanismo e paisagismo em uma via de acesso principal. Considerando a natureza da solicitação e o público-alvo direto, a similaridade entre os documentos é de: [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 675 de 2025 | 18/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na análise de proposições legislativas, Como especialista em produção de textos legislativos nesta respeitável Câmara Municipal, procedi à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando estritamente nos elementos essenciais de cada solicitação: o benefício almejado, os beneficiários diretos e a localidade específica dentro do município. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 675/2025Este documento formaliza um pedido de estudo técnico de viabilidade para a recuperação e manutenção da estrada JTI-203. A justificativa detalha que a via, também conhecida como "Estrada das 7 Placas", interliga as rodovias BR-364 e BR-060. Os beneficiários diretos da proposição são os motoristas, motociclistas, pedestres, usuários do transporte escolar, moradores, trabalhadores, estudantes e produtores rurais que dependem dessa estrada para o tráfego diário, escoamento de produção e acesso a serviços. A preocupação central reside na segurança e trafegabilidade comprometidas pelas condições atuais da estrada. REQ 452/2025Por sua vez, este requerimento solicita um estudo técnico de viabilidade para a revitalização completa do canteiro central da BR-158. A área específica delimitada para a intervenção é o trecho compreendido entre o Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela e a rotatória que dá acesso ao Jatahy Shopping. A proposição visa melhorar a estética urbana, a segurança viária e a mobilidade de pedestres na região, que é considerada uma das principais portas de entrada da cidade. Os beneficiários incluem moradores, turistas, empresários e visitantes em geral, com ênfase na valorização da imagem de Jataí. Conclusão da SimilaridadeAo examinar os elementos centrais de cada proposição, observamos distinções claras.
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os documentos serem requerimentos legislativos e solicitarem um "estudo técnico de viabilidade" ao Poder Executivo municipal para melhorias em infraestrutura, as especificidades do benefício, da localidade e dos beneficiários diretos são completamente distintas. A similaridade se restringe à forma do instrumento legislativo e à etapa inicial da solicitação (o estudo), mas não ao conteúdo substantivo do pedido. Considerando as diferenças substanciais no objeto da solicitação, na localização geográfica e nos grupos de beneficiários primários, a similaridade entre os documentos é baixa. A semelhança percentual entre REQ 675/2025 e REQ 452/2025 é de [[ 15% ]]. |
| Requerimento nº 649 de 2025 | 07/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 649/2025 e REQ 452/2025. O objetivo é determinar a correspondência entre as solicitações, os beneficiários e as localidades específicas, desconsiderando a autoria para focar na essência das proposições. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosConteúdo do REQ 649/2025O REQ 649/2025 solicita a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma "travessia elevada para pedestres". A intervenção é especificamente direcionada à Rua Benjamin Constant, no cruzamento com a Rua Dom Emanuel, abaixo da Praça Clodoaldo Rezende, no município de Jataí-GO. O propósito primordial é aprimorar as condições de acessibilidade, conforto e segurança para os pedestres que utilizam o local. Conteúdo do REQ 452/2025Por sua vez, o REQ 452/2025 requer um estudo técnico de viabilidade para a revitalização completa do canteiro central da BR-158. O trecho delimitado para esta ação situa-se entre o Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela e a rotatória que dá acesso ao Jatahy Shopping, também em Jataí-GO. A justificativa aponta para a melhoria da estética urbana, segurança viária e mobilidade de pedestres, visando a valorização da imagem da cidade. Comparativo de Benefício e LocalidadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise revela que as proposições divergem substancialmente em seus objetos e locais de aplicação. O REQ 649/2025 foca em uma solução pontual de engenharia de tráfego para pedestres (travessia elevada) em uma área urbana específica (cruzamento de ruas). Já o REQ 452/2025 propõe uma intervenção de caráter mais amplo e paisagístico (revitalização de canteiro central) em um corredor viário de entrada da cidade (trecho da BR-158). Embora ambos os requerimentos solicitem um "estudo de viabilidade técnica" e sejam direcionados ao Poder Executivo Municipal de Jataí, a natureza do benefício final e as localidades designadas são distintas. Os beneficiários diretos também se diferenciam: enquanto um visa especificamente a segurança de pedestres em um ponto de travessia, o outro busca aprimorar a imagem urbana e a segurança geral em um trecho de rodovia, impactando tanto motoristas quanto pedestres e a percepção da cidade como um todo. Semelhança PercentualConsiderando a divergência nos elementos centrais da solicitação (o que é pedido), nos beneficiários primários e, crucialmente, nas localidades específicas, a similaridade entre os documentos é baixa. A coincidência reside principalmente na natureza formal do documento (requerimento), na solicitação de um estudo de viabilidade como etapa inicial e na esfera administrativa (município de Jataí). Contudo, a essência das demandas é particular a cada proposição. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 652 de 2025 | 08/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa entre o REQ 652/2025 e o REQ 452/2025, com o objetivo de determinar a correspondência de suas solicitações, beneficiários e localidades. A avaliação se concentra no conteúdo essencial dos pedidos, desconsiderando os proponentes. Conteúdo do REQ 652/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para a realização de um estudo de viabilidade técnica visando a implantação de um semáforo. A localidade específica indicada para esta intervenção é o cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua JK, situado no Setor Aeroporto. A justificativa aponta para a necessidade de aumentar a segurança viária e reduzir acidentes em uma área de tráfego intenso, beneficiando moradores e comerciantes locais, bem como a população que circula na região. Conteúdo do REQ 452/2025O segundo requerimento, por sua vez, solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico de viabilidade para a revitalização completa do canteiro central da BR-158. O trecho delimitado para esta ação compreende a área entre o Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela e a rotatória que dá acesso ao Jatahy Shopping. A argumentação ressalta a importância de melhorar a estética urbana, a segurança e a mobilidade de pedestres na principal entrada da cidade, beneficiando moradores, turistas, empresários e visitantes em geral. Comparativo de Solicitação, Beneficiário e LocalidadeNatureza da SolicitaçãoO REQ 652/2025 busca a implantação de um semáforo, uma medida focada na gestão do fluxo de veículos e na prevenção de colisões em um ponto específico. Já o REQ 452/2025 propõe a revitalização de um canteiro central, abrangendo aspectos como paisagismo, iluminação e sinalização, com foco na estética urbana e na segurança de um corredor viário. Embora ambos iniciem com a solicitação de um "estudo de viabilidade técnica", os benefícios finais almejados são intrinsecamente distintos. Localidade EspecíficaAs áreas geográficas designadas para as intervenções são claramente diferentes. O primeiro requerimento se refere a um cruzamento de ruas internas ao Setor Aeroporto (Rua Tiradentes com Rua JK). O segundo, por outro lado, delimita um trecho da BR-158, uma rodovia federal que atravessa o município, entre o aeroporto e um centro comercial. Apesar de ambos mencionarem o "Aeroporto" em suas descrições, as localidades exatas e a natureza das vias são distintas. Beneficiário do PedidoAmbos os requerimentos visam, em última instância, o bem-estar e a segurança da população de Jataí. No entanto, o REQ 652/2025 foca diretamente nos usuários do cruzamento específico (motoristas e pedestres), enquanto o REQ 452/2025 beneficia a população em geral que transita pela BR-158, incluindo moradores, turistas e visitantes, além de impactar a imagem da cidade como um todo. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise revela que, apesar de serem ambos requerimentos legislativos da mesma câmara municipal e solicitarem um "estudo de viabilidade", os objetos centrais dos pedidos (implantação de semáforo versus revitalização de canteiro) e as localidades específicas para as intervenções são fundamentalmente diferentes. As justificativas e os problemas que buscam solucionar também divergem substancialmente. A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 15% ]]. |
| Requerimento nº 688 de 2025 | 28/10/2025 | 15% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Avaliação da SimilaridadeA análise comparativa entre o REQ 688/2025 e o REQ 452/2025 revela diferenças significativas em relação ao benefício solicitado e à localidade específica.
Semelhança PercentualConsiderando que os requerimentos visam benefícios distintos (construção de praça versus revitalização de canteiro central) e se referem a localidades diferentes dentro do município, a similaridade entre os documentos é estimada em [[ 15% ]]. |
| Requerimento nº 576 de 2025 | 21/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os documentos sejam requerimentos direcionados ao Poder Executivo do município de Jataí, com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura urbana, as solicitações específicas, os locais de intervenção e os beneficiários diretos são distintos. Descrição das Solicitações, Beneficiários e LocalidadesREQ 576/2025 Este requerimento solicita a realização de estudos técnicos e administrativos necessários para a efetiva construção de um estacionamento. O benefício principal é a criação de vagas de estacionamento. Os beneficiários diretos são os consumidores e comerciantes da região do bairro Colméia Parque, visando maior comodidade e organização do tráfego local. A localidade específica para a intervenção é a praça do bairro Colméia Parque, do lado esquerdo da Avenida Ribas Marque, no trecho entre as ruas 25 e 26, no município de Jataí, Estado de Goiás. REQ 452/2025 Este requerimento solicita a realização de um estudo técnico de viabilidade para a revitalização completa do canteiro central. O benefício principal é a melhoria estética, segurança viária e mobilidade de pedestres através da revitalização de uma área pública. Os beneficiários diretos são os moradores, turistas, empresários e visitantes em geral que utilizam o trecho, além de contribuir para a valorização da imagem urbana de Jataí. A localidade específica para a intervenção é o canteiro central da BR-158, no trecho compreendido entre o Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela e a rotatória que dá acesso ao Jatahy Shopping, também no município de Jataí, Estado de Goiás. Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação específica e o beneficiário direto, a semelhança entre o REQ 576/2025 e o REQ 452/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos para melhorias de infraestrutura urbana na mesma cidade, as naturezas das obras, suas localizações e os grupos de beneficiários primários são fundamentalmente diferentes. A similaridade reside na forma do documento e no objetivo geral de aprimorar o espaço público municipal. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 574 de 2025 | 21/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Textos Legislativos
Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade.
A similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 10% ]]. Embora ambos os requerimentos se refiram a melhorias em espaços públicos em Jataí, a natureza específica das solicitações (construção de praça versus revitalização de canteiro central) e os beneficiários diretos (moradores do bairro versus usuários da BR-158) são distintos. |
| Requerimento nº 555 de 2025 | 12/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 555/2025 vs. REQ 452/2025A análise dos documentos "REQ 555/2025" e "REQ 452/2025" revela distinções claras em seus objetos e finalidades, apesar de compartilharem o formato de requerimento e a esfera municipal de atuação. Conteúdo e Intenção dos Pedidos
Mesmos Benefícios e Localidades?Com base na descrição detalhada, é evidente que os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O "REQ 555/2025" foca na infraestrutura educacional e esportiva em uma área rural, enquanto o "REQ 452/2025" concentra-se na infraestrutura urbana e paisagística de uma via de acesso principal. Os beneficiários e as localidades são intrinsecamente distintos em cada solicitação. Semelhança PercentualAo desconsiderar os autores e focar estritamente na solicitação e nos beneficiários, a semelhança entre os documentos é mínima. Embora ambos sejam requerimentos que solicitam um estudo técnico de viabilidade ao Poder Executivo do município de Jataí, o objeto específico de cada estudo, os benefícios diretos e as localidades de intervenção são completamente diferentes. A similaridade reside mais na natureza formal do instrumento legislativo e no tipo de ação solicitada (um estudo de viabilidade) do que no conteúdo substantivo dos pedidos. Considerando a divergência fundamental no que está sendo pedido (construção de quadra versus revitalização de canteiro) e para quem (comunidade escolar rural versus população urbana/visitantes), a semelhança percentual entre os documentos é de aproximadamente [[ 10% ]]. Este percentual reflete apenas a similaridade no tipo de instrumento (requerimento de estudo de viabilidade) e no município de destino, e não na substância das solicitações ou nos grupos beneficiados. |