Análises de Similaridade (Requerimento nº 450 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
---|---|---|---|---|
Requerimento nº 605 de 2025 | 10/09/2025 | 35% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Este parecer técnico tem como finalidade analisar a correspondência entre duas proposições, o REQ 605/2025 e o REQ 450/2025, sob a ótica de um especialista em produção de textos legislativos. O foco da avaliação reside na identificação do objeto da solicitação, dos beneficiários e, crucialmente, da localidade específica de intervenção, desconsiderando os autores das proposições. Análise do REQ 605/2025O REQ 605/2025 apresenta uma solicitação para a realização de estudo técnico de viabilidade com vistas à implantação de um redutor de velocidade, faixa elevada de pedestre ou semáforo. A área designada para esta intervenção é o cruzamento da Rua Benjamim Constant com a Avenida Dom Emanuel, no Setor Santa Maria. A fundamentação para esta medida reside na necessidade de aprimorar a segurança de motoristas, pedestres e residentes da região, que enfrentam um fluxo veicular intenso e velocidades elevadas, resultando em riscos de acidentes. Análise do REQ 450/2025Em contrapartida, o REQ 450/2025 requer estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. A localidade específica para a aplicação desta medida é a Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres. A justificativa para esta proposição também se baseia na preocupação dos moradores com a alta velocidade dos veículos, buscando garantir maior segurança viária para pedestres, ciclistas e demais usuários da via, com especial atenção a crianças e idosos. Confronto dos Elementos Essenciais das ProposiçõesAo comparar os componentes fundamentais de ambas as proposições, observam-se os seguintes pontos:
Conclusão da AvaliaçãoOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Embora as proposições compartilhem a intenção de promover a segurança no trânsito por meio de estudos para a instalação de dispositivos de controle de velocidade, as localidades designadas para as intervenções são completamente diferentes. Esta distinção fundamental impede que sejam consideradas solicitações idênticas em sua essência legislativa, que é a de atender a uma demanda específica em um ponto geográfico determinado. A similaridade na linguagem de justificação e na natureza geral da solicitação (estudo para redutor de velocidade) é notável. No entanto, a divergência nos endereços de aplicação das medidas é um fator preponderante para a avaliação da similaridade entre as proposições como documentos legislativos autônomos. A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 35% ]]. |
Requerimento nº 577 de 2025 | 24/08/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 577/2025Este requerimento solicita a implantação de uma faixa de pedestres. O benefício visa proporcionar maior segurança, acessibilidade e tranquilidade. Os beneficiários diretos são crianças e adolescentes autistas, bem como aqueles com dificuldades físicas e motoras, seus familiares e profissionais de saúde que frequentam a Clínica de Motricidade e Desenvolvimento Infantil. A localidade específica para a intervenção é em frente à Clínica de Motricidade e Desenvolvimento Infantil, situada na Rua Mineiros, nº 2016, Bairro Samuel Graham. REQ 450/2025Este requerimento solicita estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. O objetivo é promover maior segurança viária e preservar vidas. Os beneficiários são os moradores do Jardim Maximiano Peres, pedestres, ciclistas e demais usuários da Rua Miguel de Assis, principalmente crianças e idosos. A localidade específica para a intervenção é na Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres. Comparação de Conteúdo e IntençãoOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos tratem da temática de segurança viária e visem proteger grupos vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com deficiência) no município de Jataí, as medidas específicas solicitadas são distintas: um pede uma faixa de pedestres e o outro um redutor de velocidade. As localidades citadas também são completamente diferentes, sendo a Rua Mineiros, Bairro Samuel Graham, para o REQ 577/2025, e a Rua Miguel de Assis, Vila Jardim Maximiano Peres, para o REQ 450/2025. Consequentemente, os grupos de beneficiários diretos, embora ambos sejam vulneráveis, são específicos para cada localidade e tipo de estabelecimento ou via. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica e os beneficiários diretos, a semelhança percentual entre o REQ 577/2025 e o REQ 450/2025 é de [[ 20% ]]. Esta porcentagem reflete a distinção nas medidas de segurança viária propostas (faixa de pedestres versus redutor de velocidade) e nos grupos de beneficiários específicos (usuários de clínica versus moradores de rua), bem como nas localidades. A similaridade reside no fato de ambos serem requerimentos ao Poder Executivo Municipal de Jataí para melhorias na segurança do trânsito, visando a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade. |
Requerimento nº 563 de 2025 | 14/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisIdentificação e Conteúdo dos RequerimentosPara a presente análise, os documentos serão referenciados como "REQ 563/2025" e "REQ 450/2025", desconsiderando-se os autores, conforme solicitado.
Análise de Conteúdo e Intenção
Semelhança PercentualA semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é baixa. Embora ambos sejam requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo do mesmo município (Jataí) e solicitem a realização de estudos técnicos para melhorias em infraestrutura ou segurança viária, as especificidades do que é pedido, para quem e em qual localidade são fundamentalmente diferentes. A solicitação de asfaltamento de uma rodovia difere substancialmente da solicitação de um redutor de velocidade em uma rua, tanto em escopo quanto em impacto direto. A similaridade se restringe à natureza do documento e ao órgão destinatário, não ao conteúdo essencial da demanda. Considerando a divergência nos elementos centrais da solicitação, beneficiário e localidade, a similaridade é de [[ 15% ]]. |
Requerimento nº 592 de 2025 | 30/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 592/2025 e REQ 450/2025, conforme solicitado. A avaliação se concentrará no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para a presente análise. Análise do Conteúdo e IntençãoOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. As solicitações e os endereços específicos são distintos em cada requerimento. Descrição dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança PercentualAo focar na solicitação específica e nos beneficiários diretos, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem "estudos técnicos" ao Poder Executivo para a "segurança" e "qualidade de vida" da "população", os objetos centrais dos pedidos são fundamentalmente diferentes (construção de calçada versus instalação de redutor de velocidade). As localidades e os problemas específicos que motivam as solicitações também são distintos. A similaridade reside mais na estrutura formal do documento e na natureza administrativa da solicitação (pedido de estudos ao Executivo para o bem-estar público) do que no assunto tratado em si. Considerando a distinção clara entre o tipo de intervenção urbana solicitada e as localidades envolvidas, a semelhança percentual entre o REQ 592/2025 e o REQ 450/2025, no que tange à solicitação e ao beneficiário em seu contexto específico, é de: [[ 15% ]] |
Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Descrição dos Requerimentos
Similaridade PercentualA similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 10% ]]. Embora ambos os requerimentos visem melhorias na infraestrutura urbana de Jataí-GO, eles abordam problemas distintos em localidades diferentes e propõem soluções diferentes. |
Requerimento nº 608 de 2025 | 12/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos destinatários do benefício e nas localidades específicas. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 608/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade técnica para implantação de um ponto de ônibus. A localidade designada para esta intervenção é a Rua 105, defronte ao Colégio João Roberto Moreira, no município de Jataí. O benefício visa atender, primordialmente, à comunidade local, especialmente moradores idosos e estudantes que utilizam o transporte coletivo na referida via, buscando maior segurança, acessibilidade e bem-estar. REQ 450/2025Por sua vez, este requerimento solicita estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. A intervenção é direcionada à Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres, também em Jataí. O objetivo é promover maior segurança viária para os moradores do Jardim Maximiano Peres, pedestres, ciclistas e demais usuários da via, com ênfase em crianças e idosos, que manifestam preocupação com a alta velocidade dos veículos. Conclusão da ComparaçãoAo examinar o conteúdo de ambos os documentos, observamos distinções claras quanto ao tipo de intervenção proposta e aos locais específicos. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A solicitação do REQ 608/2025 refere-se à infraestrutura de transporte público (ponto de ônibus) em uma rua específica, enquanto o REQ 450/2025 trata de segurança viária (redutor de velocidade) em outra rua e bairro distintos. Embora ambos os requerimentos sejam instrumentos legislativos da mesma câmara municipal, direcionados ao Poder Executivo e à Superintendência Municipal de Trânsito para melhorias na cidade, e mencionem a proteção de idosos, os benefícios específicos, as localidades exatas e os grupos de beneficiários diretos são completamente diferentes em sua natureza e contexto. Considerando a total divergência nos elementos centrais da solicitação – o que é pedido, para quem e onde – a similaridade entre os documentos, no que tange ao objeto da demanda, é mínima. Apenas o formato do documento, a instituição de origem e o órgão destinatário geral compartilham características. [[ 5% ]] |