Análises de Similaridade (Requerimento nº 450 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 580 de 2025 | 25/08/2025 | 90% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos1. Identificação do Assunto e LocalidadeOs textos REQ 580/2025 e REQ 450/2025 solicitam o mesmo tipo de benefício: a melhoria da segurança viária por meio da instalação de redutores de velocidade. Contudo, as localidades para as quais os pedidos são direcionados são distintas. O REQ 580/2025 pleiteia a intervenção na Avenida Jerônimo Vilela, no Setor Vila Sofia, enquanto o REQ 450/2025 concentra-se na Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres. Portanto, embora a natureza do benefício seja similar, as áreas geográficas específicas de aplicação são diferentes. 2. Descrição Detalhada dos PedidosEm REQ 580/2025, o pedido é para que o Poder Executivo realize um estudo de viabilidade técnica para a implantação de, pelo menos, dois redutores de velocidade. A intervenção é solicitada na Avenida Jerônimo Vilela, especificamente nas esquinas próximas ao Supermercado Cristo Rei e à Farmácia, no Setor Vila Sofia, em Jataí-GO. Os beneficiários do pedido são os moradores e comerciantes locais, bem como motoristas, pedestres e clientes dos estabelecimentos, visando a segurança da população que circula na região. Por sua vez, em REQ 450/2025, a solicitação é para que o Poder Executivo realize estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. A localidade indicada para esta medida é a Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres, em Jataí-GO. Os beneficiários são os moradores do Jardim Maximiano Peres, além de pedestres, ciclistas e demais usuários da via, com o objetivo de promover maior segurança viária, especialmente para crianças e idosos. 3. Semelhança PercentualConsiderando a natureza da solicitação (estudos para implantação/instalação de redutores de velocidade) e o tipo de beneficiário (segurança da população local), e desconsiderando os autores, a semelhança entre os documentos é de [[ 90% ]]. A principal distinção reside nas localidades específicas e na quantidade de redutores solicitados (pelo menos dois versus um), mas a essência do pedido e o propósito de segurança viária para a comunidade são altamente similares. |
Requerimento nº 564 de 2025 | 16/08/2025 | 85% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos "REQ 564/2025" e "REQ 450/2025", focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades envolvidas, desconsiderando os autores conforme solicitado. Análise do REQ 564/2025O REQ 564/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a implantação de uma faixa elevada de pedestres. O objetivo primordial é garantir maior segurança no trânsito e acessibilidade.
Análise do REQ 450/2025O REQ 450/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, também por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, a realização de estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. A justificativa reside na preocupação com a alta velocidade dos veículos e os riscos à segurança viária.
Comparativo de Conteúdo e IntençãoAo comparar os dois requerimentos, observa-se que ambos tratam da temática de segurança viária e controle de velocidade em vias públicas.
Semelhança PercentualConsiderando a solicitação e os beneficiários, e desconsiderando os autores e a localidade para este cálculo específico, a semelhança entre os documentos é alta. Ambos visam aprimorar a segurança no trânsito através da moderação da velocidade dos veículos e a proteção de usuários vulneráveis da via, como crianças e pedestres. A diferença reside na especificidade do dispositivo solicitado e no contexto imediato dos beneficiários (ambiente escolar versus residencial). A semelhança percentual entre o REQ 564/2025 e o REQ 450/2025, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 85% ]]. |
Requerimento nº 577 de 2025 | 24/08/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 577/2025Este requerimento solicita a implantação de uma faixa de pedestres. O benefício visa proporcionar maior segurança, acessibilidade e tranquilidade. Os beneficiários diretos são crianças e adolescentes autistas, bem como aqueles com dificuldades físicas e motoras, seus familiares e profissionais de saúde que frequentam a Clínica de Motricidade e Desenvolvimento Infantil. A localidade específica para a intervenção é em frente à Clínica de Motricidade e Desenvolvimento Infantil, situada na Rua Mineiros, nº 2016, Bairro Samuel Graham. REQ 450/2025Este requerimento solicita estudos técnicos visando a instalação de um redutor de velocidade. O objetivo é promover maior segurança viária e preservar vidas. Os beneficiários são os moradores do Jardim Maximiano Peres, pedestres, ciclistas e demais usuários da Rua Miguel de Assis, principalmente crianças e idosos. A localidade específica para a intervenção é na Rua Miguel de Assis, na Vila Jardim Maximiano Peres. Comparação de Conteúdo e IntençãoOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos tratem da temática de segurança viária e visem proteger grupos vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com deficiência) no município de Jataí, as medidas específicas solicitadas são distintas: um pede uma faixa de pedestres e o outro um redutor de velocidade. As localidades citadas também são completamente diferentes, sendo a Rua Mineiros, Bairro Samuel Graham, para o REQ 577/2025, e a Rua Miguel de Assis, Vila Jardim Maximiano Peres, para o REQ 450/2025. Consequentemente, os grupos de beneficiários diretos, embora ambos sejam vulneráveis, são específicos para cada localidade e tipo de estabelecimento ou via. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica e os beneficiários diretos, a semelhança percentual entre o REQ 577/2025 e o REQ 450/2025 é de [[ 20% ]]. Esta porcentagem reflete a distinção nas medidas de segurança viária propostas (faixa de pedestres versus redutor de velocidade) e nos grupos de beneficiários específicos (usuários de clínica versus moradores de rua), bem como nas localidades. A similaridade reside no fato de ambos serem requerimentos ao Poder Executivo Municipal de Jataí para melhorias na segurança do trânsito, visando a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade. |
Requerimento nº 563 de 2025 | 14/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisIdentificação e Conteúdo dos RequerimentosPara a presente análise, os documentos serão referenciados como "REQ 563/2025" e "REQ 450/2025", desconsiderando-se os autores, conforme solicitado.
Análise de Conteúdo e Intenção
Semelhança PercentualA semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é baixa. Embora ambos sejam requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo do mesmo município (Jataí) e solicitem a realização de estudos técnicos para melhorias em infraestrutura ou segurança viária, as especificidades do que é pedido, para quem e em qual localidade são fundamentalmente diferentes. A solicitação de asfaltamento de uma rodovia difere substancialmente da solicitação de um redutor de velocidade em uma rua, tanto em escopo quanto em impacto direto. A similaridade se restringe à natureza do documento e ao órgão destinatário, não ao conteúdo essencial da demanda. Considerando a divergência nos elementos centrais da solicitação, beneficiário e localidade, a similaridade é de [[ 15% ]]. |
Requerimento nº 592 de 2025 | 30/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 592/2025 e REQ 450/2025, conforme solicitado. A avaliação se concentrará no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para a presente análise. Análise do Conteúdo e IntençãoOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. As solicitações e os endereços específicos são distintos em cada requerimento. Descrição dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança PercentualAo focar na solicitação específica e nos beneficiários diretos, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem "estudos técnicos" ao Poder Executivo para a "segurança" e "qualidade de vida" da "população", os objetos centrais dos pedidos são fundamentalmente diferentes (construção de calçada versus instalação de redutor de velocidade). As localidades e os problemas específicos que motivam as solicitações também são distintos. A similaridade reside mais na estrutura formal do documento e na natureza administrativa da solicitação (pedido de estudos ao Executivo para o bem-estar público) do que no assunto tratado em si. Considerando a distinção clara entre o tipo de intervenção urbana solicitada e as localidades envolvidas, a semelhança percentual entre o REQ 592/2025 e o REQ 450/2025, no que tange à solicitação e ao beneficiário em seu contexto específico, é de: [[ 15% ]] |
Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Descrição dos Requerimentos
Similaridade PercentualA similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 10% ]]. Embora ambos os requerimentos visem melhorias na infraestrutura urbana de Jataí-GO, eles abordam problemas distintos em localidades diferentes e propõem soluções diferentes. |