Análises de Similaridade (Requerimento nº 344 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
|---|---|---|---|---|
| Requerimento nº 631 de 2025 | 29/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIntroduçãoA presente avaliação tem por objetivo discernir a similaridade entre dois requerimentos legislativos, identificando se as proposições veiculam o mesmo pedido de benefício para a mesma localidade e grupo de beneficiários. A análise se concentrará nos elementos essenciais de cada documento, desconsiderando a autoria para uma avaliação imparcial do conteúdo. Análise do REQ 631/2025O Requerimento 631/2025 solicita a elaboração e o envio de um Projeto de Lei que institua um Programa Municipal de Fornecimento de Dispositivos de Monitoramento Contínuo de Glicose. O benefício específico é o acesso a esses dispositivos. Os beneficiários diretos são os alunos da rede municipal de ensino diagnosticados com Diabetes Tipo 1. A localidade de aplicação é o Município de Jataí, com foco na rede municipal de educação. Análise do REQ 344/2025O Requerimento 344/2025 indica a necessidade de envio de um Projeto de Lei para a criação do Fundo Municipal de Educação (FME). O benefício proposto é a estruturação de um instrumento contábil e financeiro para a gestão dos recursos educacionais. Os beneficiários indiretos são a gestão da educação municipal e, por extensão, toda a rede municipal de ensino. A localidade de aplicação é o Município de Jataí, com a vinculação à Secretaria Municipal de Educação. Avaliação ComparativaOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não. O Requerimento 631/2025 pleiteia um programa de saúde específico, focado no fornecimento de equipamentos médicos para um grupo particular de estudantes. Em contraste, o Requerimento 344/2025 propõe a criação de uma estrutura financeira e administrativa para a gestão global dos recursos da educação. Embora ambos os documentos se refiram ao sistema educacional do Município de Jataí, a natureza do benefício solicitado é fundamentalmente distinta. Um trata de uma política de saúde direcionada a alunos com uma condição específica, enquanto o outro aborda a organização financeira e orçamentária da educação municipal como um todo. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade, a semelhança entre o REQ 631/2025 e o REQ 344/2025 é mínima. A única convergência reside na abrangência geral do Município de Jataí e na menção à rede municipal de educação como contexto. Contudo, o objeto central de cada pedido e os beneficiários diretos são completamente diferentes. A solicitação de um programa de saúde para alunos com diabetes não se confunde com a criação de um fundo financeiro para a educação. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 654 de 2025 | 10/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados pares, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos DocumentosO primeiro documento, denominado "REQ 654/2025", apresenta uma solicitação para a implantação de um serviço específico na área da saúde. O segundo, "REQ 344/2025", trata de uma proposição voltada para a gestão financeira e administrativa do setor educacional. Objeto da SolicitaçãoO "REQ 654/2025" detalha a necessidade urgente da implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no município. Este serviço é pleiteado para qualificar os dados sobre mortalidade, fortalecer a vigilância em saúde e, primordialmente, oferecer dignidade e agilidade às famílias em momentos de luto, evitando o deslocamento de corpos para outras localidades. A justificativa ressalta a ausência atual do serviço e os transtornos decorrentes. Por sua vez, o "REQ 344/2025" solicita a criação do Fundo Municipal de Educação (FME), por meio de projeto de lei. O objetivo é estabelecer um instrumento contábil e financeiro que garanta a gestão eficiente, transparente e estratégica dos recursos destinados à educação municipal, centralizando receitas e facilitando o planejamento e a execução de ações educacionais. Localidade e BeneficiárioAmbas as proposições são direcionadas ao município de Jataí, Estado de Goiás. A localidade geográfica onde as ações seriam implementadas é, portanto, a mesma. Contudo, os beneficiários diretos das solicitações divergem substancialmente. O "REQ 654/2025" visa atender às famílias enlutadas e ao sistema de saúde pública de Jataí, aprimorando a resposta a uma demanda sensível e estratégica. Já o "REQ 344/2025" busca beneficiar o sistema educacional municipal, seus gestores, a comunidade escolar e, em última instância, os estudantes, através de uma estrutura de gestão financeira mais robusta e transparente. Avaliação da Similaridade
A similaridade entre os documentos é baixa. Embora a localidade de aplicação das medidas seja idêntica (Jataí), os benefícios solicitados são de naturezas completamente distintas. Um requer a criação de um serviço essencial na área da saúde pública, enquanto o outro propõe a instituição de um mecanismo de gestão financeira para o setor educacional. As finalidades, os objetos e os beneficiários específicos das ações são divergentes, o que resulta em uma baixa correspondência entre os conteúdos das proposições. |
| Requerimento nº 579 de 2025 | 25/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 579/2025 e REQ 344/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores. REQ 579/2025: Detalhamento da SolicitaçãoO REQ 579/2025 solicita a alteração da estrutura administrativa da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT Jataí) e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação. O pedido visa que estas passem a vigorar como Secretarias Municipais. O beneficiário direto desta solicitação é a administração pública municipal, que ganharia maior autonomia, visibilidade e capacidade de articulação para as áreas de trânsito e ciência, tecnologia e inovação. O beneficiário final é a população de Jataí, através da melhoria das políticas públicas e serviços nessas áreas. A localidade citada é o Município de Jataí. REQ 344/2025: Detalhamento da SolicitaçãoO REQ 344/2025 solicita o envio de um projeto de lei para a criação do Fundo Municipal de Educação (FME), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O pedido tem como objetivo instituir um instrumento contábil e financeiro para a gestão eficiente, transparente e estratégica dos recursos destinados à educação municipal. O beneficiário direto desta solicitação é o sistema educacional municipal, que teria seus recursos centralizados e geridos de forma organizada. O beneficiário final é a população de Jataí, por meio da otimização dos investimentos e da melhoria da qualidade da educação pública. A localidade citada é o Município de Jataí. Comparativo de Conteúdo e IntençãoOs textos não estão pedindo o mesmo benefício. Enquanto o REQ 579/2025 trata de uma reestruturação administrativa de órgãos específicos (trânsito e ciência/tecnologia), elevando seu status, o REQ 344/2025 propõe a criação de um mecanismo financeiro (um fundo) para a gestão de recursos em uma área específica (educação). Embora ambos visem aprimorar a gestão pública e beneficiar a população de Jataí, as naturezas das solicitações são distintas: uma é organizacional/estrutural, a outra é financeira/orçamentária. A localidade, contudo, é a mesma para ambos os requerimentos: o Município de Jataí. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação e o beneficiário, a semelhança percentual entre o REQ 579/2025 e o REQ 344/2025 é [[ 10% ]]. Esta baixa porcentagem reflete a diferença fundamental nas ações propostas (reestruturação administrativa versus criação de fundo financeiro), apesar de ambos os documentos serem requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo do mesmo município, Jataí, com o objetivo geral de aprimorar a gestão pública em benefício da população local. |
| Requerimento nº 660 de 2025 | 15/10/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Avaliação da SimilaridadeA análise comparativa entre o REQ 660/2025 e o REQ 344/2025 revela diferenças significativas em seus propósitos e focos, apesar de ambos serem direcionados ao município de Jataí.
Cálculo da Semelhança PercentualConsiderando que os requerimentos abordam temas distintos (saúde/assistência social versus educação) e beneficiam grupos diferentes (mulheres vítimas de violência versus sistema educacional), a similaridade entre os documentos é baixa. A única semelhança reside no fato de ambos serem direcionados ao município de Jataí e buscarem aprimoramentos em suas respectivas áreas. A semelhança percentual entre os documentos é estimada em [[ 10% ]]. |
| Requerimento nº 629 de 2025 | 29/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme a metodologia estabelecida. Análise do REQ 629/2025O REQ 629/2025 solicita um estudo de viabilidade para a implantação de um projeto de arborização e a construção de uma pista de caminhada. As benfeitorias detalhadas incluem o plantio de árvores nativas e ornamentais, a construção de uma pista de caminhada/corrida e a instalação de bancos. O pedido visa beneficiar os moradores do Bairro Cidade Jardim II e bairros vizinhos, com foco em uma área pública específica situada entre a Rua 07 e a Avenida João de Freitas Machado, em frente à Escola Municipal Maria Theodora de Souza. A justificativa ressalta a criação de um espaço de lazer e bem-estar, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática esportiva. Análise do REQ 344/2025O REQ 344/2025 solicita ao Chefe do Poder Executivo o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para a criação do Fundo Municipal de Educação (FME). A finalidade é instituir um instrumento contábil e financeiro para a gestão eficiente e transparente dos recursos destinados à educação municipal. A criação do FME permitiria a unificação e organização das receitas vinculadas à educação, facilitando o planejamento, assegurando transparência, evitando dispersão orçamentária e fortalecendo a governança educacional. O benefício se estende a toda a política educacional do município de Jataí, impactando a gestão e aplicação de recursos em nível municipal. Avaliação ComparativaAo confrontar o conteúdo de ambos os documentos, observam-se distinções fundamentais quanto à natureza da solicitação, aos beneficiários diretos e às localidades abrangidas. O REQ 629/2025 versa sobre melhorias de infraestrutura física e paisagismo em um espaço público delimitado, com impacto direto na qualidade de vida e lazer de uma comunidade específica dentro de um bairro. Trata-se de uma intervenção urbanística pontual. Por outro lado, o REQ 344/2025 propõe a criação de um mecanismo administrativo-financeiro de caráter sistêmico, o Fundo Municipal de Educação. Esta medida tem um alcance municipal, visando aprimorar a gestão de recursos para toda a rede de ensino da cidade, sem se restringir a uma área geográfica específica para sua implementação. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não.A solicitação do REQ 629/2025 é a criação de um espaço de lazer com arborização e pista de caminhada em uma área específica do Bairro Cidade Jardim II. A solicitação do REQ 344/2025 é a criação de um fundo financeiro para a educação em todo o município. Os benefícios são de naturezas distintas (infraestrutura física versus estrutura administrativa/financeira) e as localidades de impacto são diferentes (um bairro específico versus o município como um todo). Semelhança PercentualConsiderando as profundas diferenças no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, a similaridade entre o REQ 629/2025 e o REQ 344/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos legislativos emitidos na mesma Câmara Municipal e direcionados ao Poder Executivo, o conteúdo essencial de cada um é completamente distinto. [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 605 de 2025 | 11/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Na qualidade de especialista em redação de documentos oficiais e produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto da solicitação, o beneficiário direto e a localidade abrangida. Análise Comparativa de Proposições LegislativasPara esta avaliação, foram examinados o REQ 605/2025 e o REQ 344/2025, desconsiderando-se os autores, conforme solicitado, para concentrar a análise no conteúdo intrínseco das demandas. REQ 605/2025: Detalhamento da ProposiçãoEste documento formaliza a solicitação de atualização do mapeamento da cidade de Jataí, com ênfase na plataforma Google Maps. O benefício almejado visa aprimorar a segurança, eficiência e confiabilidade na mobilidade urbana, atendendo à população jataiense em geral, com destaque para motoristas de aplicativo e trabalhadores do transporte. A localidade específica para a qual o pedido é direcionado é a cidade de Jataí/GO. REQ 344/2025: Detalhamento da ProposiçãoO segundo documento apresenta a solicitação para que o Chefe do Poder Executivo encaminhe um projeto de lei à Câmara Municipal, visando à criação do Fundo Municipal de Educação (FME). O objetivo é garantir uma gestão eficiente e transparente dos recursos destinados à educação municipal. O beneficiário direto desta medida é o sistema de educação municipal e, por extensão, a comunidade escolar e a população que usufrui dos serviços educacionais. A localidade específica para a qual a proposição se refere é Jataí, Estado de Goiás. Confronto dos Elementos EssenciaisAo confrontar os elementos centrais de cada proposição, observam-se as seguintes distinções e convergências:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, a semelhança entre o REQ 605/2025 e o REQ 344/2025 é mínima, uma vez que os objetos das proposições e os grupos beneficiados são completamente distintos. A única coincidência reside na abrangência geográfica, que é o município de Jataí. Grau de Semelhança: [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 632 de 2025 | 01/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos documentos em questão, denominados REQ 632/2025 e REQ 344/2025, com o objetivo de determinar a convergência de suas proposições. A avaliação se concentra na natureza da solicitação, nos destinatários do benefício e na área geográfica específica abrangida por cada pedido. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosConteúdo do REQ 632/2025O REQ 632/2025 apresenta uma solicitação direcionada ao Poder Executivo para a realização de um estudo de viabilidade técnica visando à implantação de um semáforo. O local exato para esta intervenção é o cruzamento da Rua Benjamin Constant com a Rua Coronel Zéca Lopes, no Setor Central do município de Jataí. O benefício almejado é a segurança no trânsito para os moradores e comerciantes locais, bem como para a população que transita por essa área específica, buscando reduzir riscos de acidentes. Conteúdo do REQ 344/2025Por sua vez, o REQ 344/2025 propõe ao Chefe do Poder Executivo o envio de um projeto de lei para a criação do Fundo Municipal de Educação (FME). Este fundo tem como propósito a gestão eficiente e transparente dos recursos destinados à educação municipal, beneficiando, portanto, o sistema educacional de Jataí como um todo e, consequentemente, a população do município através da melhoria da política educacional. A localidade abrangida é o município de Jataí de forma geral, sem especificação de um ponto geográfico restrito. Comparativo das ProposiçõesAo confrontar os elementos centrais de cada requerimento, observa-se que as naturezas das demandas são fundamentalmente distintas. O REQ 632/2025 foca em uma melhoria de infraestrutura viária em um ponto específico da cidade, enquanto o REQ 344/2025 trata de uma medida de gestão financeira e administrativa para o setor educacional em âmbito municipal. Os beneficiários diretos e as localidades de aplicação dos pedidos também divergem significativamente. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade como critérios primordiais, e dada a divergência substancial entre as proposições, a similaridade entre o REQ 632/2025 e o REQ 344/2025 é mínima. Embora ambos os documentos emanem da mesma Câmara Municipal e se dirijam ao Poder Executivo da mesma cidade, os objetos de seus pedidos são completamente distintos em sua essência. [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 587 de 2025 | 26/08/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 587/2025 e REQ 344/2025: Mesmos Benefício e Localidade?Os textos não estão pedindo o mesmo benefício. Embora ambos os requerimentos se refiram à área da educação e à mesma localidade, Jataí/GO, as solicitações e os beneficiários diretos são distintos. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica e os beneficiários diretos de cada requerimento, a semelhança percentual entre o REQ 587/2025 e o REQ 344/2025 é [[ 5% ]]. Esta baixa porcentagem reflete a natureza fundamentalmente diferente dos pedidos: um trata da utilização de infraestrutura física por instituições de ensino superior privadas, enquanto o outro aborda a criação de um instrumento de gestão financeira para a educação municipal. A similaridade reside apenas no contexto amplo de serem documentos legislativos relacionados à educação na mesma municipalidade. |
| Requerimento nº 611 de 2025 | 15/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas impactadas, conforme a praxe de nossa Casa. Análise de Similaridade entre Requerimentos LegislativosREQ 611/2025 e REQ 344/2025A avaliação de proposições legislativas exige precisão na identificação de seus elementos centrais. Para tanto, desconsideramos os autores e nos concentramos na essência de cada pedido. Conteúdo e Objeto das ProposiçõesO REQ 611/2025 solicita a aquisição de um imóvel. O benefício visado é a garantia da continuidade e segurança do serviço prestado pela Casa de Apoio a Pacientes Oncológicos, que acolhe pacientes, familiares e motoristas. A localidade específica do pedido é o imóvel atualmente alugado e destinado a essa Casa de Apoio, dentro do município de Jataí/GO. O objetivo é consolidar um espaço físico de apoio fundamental para a saúde. Por sua vez, o REQ 344/2025 indica a necessidade de envio de um projeto de lei para a criação do Fundo Municipal de Educação (FME). O benefício almejado é a gestão eficiente, transparente e estratégica dos recursos destinados à educação municipal, facilitando o planejamento, assegurando a transparência e fortalecendo a governança educacional. A localidade específica do pedido é o sistema de educação municipal de Jataí/GO, através da instituição de um instrumento contábil e financeiro. Comparativo de Solicitação, Benefício e LocalidadeAo confrontar os elementos essenciais de cada requerimento, observamos distinções claras:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Grau de SimilaridadeConsiderando a natureza da solicitação, o beneficiário direto e a localidade específica de impacto, as proposições apresentam objetos e finalidades fundamentalmente distintos. A única similaridade reside no fato de serem ambos requerimentos legislativos endereçados ao Poder Executivo do mesmo município, Jataí/GO. Contudo, a substância de seus pedidos e os setores da administração pública que seriam diretamente afetados são completamente diferentes. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]]. |