Análises de Similaridade (Requerimento nº 620 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 281 de 2025 | 20/09/2025 | 55% | gemini-2.5-flash |
Prezados pares, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade, conforme a metodologia estabelecida. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 620/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade visando a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. A localidade específica para esta iniciativa é o município de Jataí, Estado de Goiás. O público-alvo direto são os estudantes matriculados nas instituições de ensino da rede municipal. REQ 281/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo um estudo de viabilidade e, posteriormente, providências para a criação do Projeto GCM Mirim. A proposta visa promover ações de formação em cidadania e defesa social para jovens e adolescentes, com sugestão de faixa etária e matrícula em escolas da rede pública e privada de educação. A localidade para a implementação deste projeto é igualmente o município de Jataí, Estado de Goiás. Avaliação da SimilaridadeAo confrontar os conteúdos, observamos pontos de convergência e divergência que moldam a similaridade entre as proposições. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Embora ambos os requerimentos se dirijam ao Poder Executivo do município de Jataí, Estado de Goiás, solicitando um estudo de viabilidade para uma iniciativa de caráter educacional, os benefícios específicos pleiteados são distintos. O REQ 620/2025 foca na instituição de uma disciplina formal de Educação para o Trânsito no currículo escolar municipal, enquanto o REQ 281/2025 propõe a criação de um projeto extracurricular denominado GCM Mirim, com um escopo mais amplo de cidadania e defesa social. A natureza da intervenção (disciplina curricular versus projeto) e o conteúdo temático central (trânsito versus segurança/cidadania) diferem substancialmente. A localidade é idêntica, sendo Jataí, GO, o município em questão para ambas as solicitações. Contudo, o beneficiário, embora ambos envolvam jovens em ambiente escolar, apresenta nuances: o primeiro se restringe à rede municipal para uma disciplina curricular, enquanto o segundo abrange jovens de escolas públicas e privadas para um projeto específico, com sugestão de faixa etária. Considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 55% ]]. Esta porcentagem reflete a identidade da localidade e a similaridade na natureza da ação inicial (estudo de viabilidade para uma proposta educacional envolvendo jovens em escolas). No entanto, a distinção fundamental reside no benefício específico almejado – uma disciplina curricular versus um projeto extracurricular – e na abrangência precisa do público-alvo, que não são exatamente os mesmos. As diferenças, mesmo que contextualizadas em um objetivo educacional comum, são suficientes para reduzir a similaridade de forma considerável, conforme a exigência de precisão na identificação do benefício. |
Requerimento nº 248 de 2025 | 21/09/2025 | 50% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Proposições LegislativasEste parecer técnico tem por objetivo analisar a similaridade entre duas proposições legislativas, o REQ 620/2025 e o REQ 248/2025, emitidos nesta Câmara Municipal de Jataí, com foco no objeto da solicitação, nos beneficiários e na localidade específica a que se destinam. Detalhamento das ProposiçõesREQ 620/2025Este expediente formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade para incluir a disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O pedido visa beneficiar os alunos matriculados nas instituições de ensino da rede municipal de Jataí, com a finalidade de promover a cidadania e a segurança viária desde a infância. Os destinatários diretos da solicitação são o Prefeito Municipal e a Secretária de Educação. REQ 248/2025Por sua vez, esta proposição requer a realização de um estudo de viabilidade técnica para a reativação do Campeonato de Futebol Interclasse (Jogos Escolares) nas escolas públicas do município. O benefício almejado é o estímulo à prática esportiva, à saúde física e mental, e à interação social entre os estudantes das escolas públicas de Jataí. A solicitação é direcionada ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Esporte e Lazer. Conclusão da SimilaridadeAo confrontar os conteúdos das duas proposições, observam-se pontos de convergência e divergência essenciais para a avaliação. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Embora ambas as proposições se refiram às instituições de ensino do município de Jataí (rede municipal/escolas públicas) e tenham como beneficiários os estudantes, os benefícios solicitados são fundamentalmente distintos. O REQ 620/2025 trata de uma alteração curricular com foco em educação para o trânsito, enquanto o REQ 248/2025 versa sobre a reativação de um evento esportivo. A natureza das intervenções e as áreas temáticas são completamente diferentes, impactando secretarias municipais distintas. A semelhança percentual entre as proposições, desconsiderando os autores e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 50% ]]. A avaliação considera que, apesar de compartilharem a mesma localidade-alvo (escolas municipais de Jataí) e o mesmo grupo de beneficiários (estudantes), a essência do pedido – o benefício específico – difere substancialmente. A solicitação de um "estudo de viabilidade" é um elemento processual comum a muitos requerimentos, mas não define a substância da demanda. A distinção entre a inclusão de uma disciplina curricular e a reativação de um campeonato esportivo representa uma diferença significativa no cerne das proposições. |
Requerimento nº 197 de 2025 | 20/09/2025 | 40% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta respeitável Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e na localidade específica, conforme a metodologia estabelecida para a avaliação de proposições. Análise do REQ 620/2025O REQ 620/2025 apresenta uma solicitação direcionada ao Poder Executivo municipal. O cerne do pedido é a realização de um estudo de viabilidade para a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas que compõem a rede municipal de ensino. A justificativa fundamenta-se na legislação de trânsito e nos benefícios da formação cidadã e prevenção de acidentes.
Análise do REQ 197/2025Por sua vez, o REQ 197/2025 também se dirige ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação. A proposição requer a realização de estudos visando a ampliação do número de escolas que ofertam ensino em tempo integral na rede municipal de ensino. A argumentação ressalta os benefícios do ensino em tempo integral para a formação completa dos estudantes e o apoio às famílias.
Comparativo das ProposiçõesAo confrontar os conteúdos, observa-se que ambos os requerimentos são direcionados à mesma administração municipal e ao mesmo setor (educação), visando beneficiar a mesma rede de ensino na mesma localidade. Contudo, a natureza do benefício solicitado difere substancialmente. O REQ 620/2025 busca a inserção de um conteúdo programático específico (Educação para o Trânsito) no currículo. Já o REQ 197/2025 almeja a expansão de um modelo pedagógico (ensino em tempo integral). Embora ambos tratem de melhorias na educação municipal, os objetos das solicitações são distintos em sua essência e propósito. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade, e ponderando a distinção fundamental no benefício pleiteado, que representa o cerne de cada proposição, a semelhança entre os documentos é avaliada da seguinte forma:
Apesar da identidade de localidade e beneficiário, a divergência no objeto principal da solicitação reduz significativamente a similaridade global das proposições em termos de seu propósito legislativo. [[ 40% ]] |
Requerimento nº 356 de 2025 | 20/09/2025 | 35% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Proposições LegislativasComo especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto do pedido, os beneficiários e a localidade específica. Detalhamento das ProposiçõesO REQ 620/2025 apresenta uma solicitação ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade para incluir a disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O benefício visado é a formação de cidadãos mais conscientes e seguros no trânsito, e os beneficiários diretos são os alunos das escolas municipais de Jataí, Goiás. A localidade específica para a aplicação da medida é a rede municipal de ensino do referido município. Por sua vez, o REQ 356/2025 requer um Estudo de Viabilidade para Implantação de Escolas Cívico-Militares na Rede Municipal de Educação. O benefício almejado é a melhoria da disciplina, dos índices de aprendizado e da segurança escolar, tendo como beneficiários os alunos da rede municipal de educação de Jataí, Goiás. A localidade de aplicação é, igualmente, a rede municipal de educação do município de Jataí. Avaliação da SimilaridadeAo confrontar os conteúdos, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem um "estudo de viabilidade" e se dirijam ao Poder Executivo (Prefeito e Secretária de Educação) para a "rede municipal de ensino/educação" de Jataí, os objetos centrais das solicitações são intrinsecamente distintos.
O REQ 620/2025 busca a inclusão de uma disciplina específica (Educação para o Trânsito) no currículo existente, enquanto o REQ 356/2025 propõe a avaliação de um modelo de gestão escolar (Escolas Cívico-Militares). Embora a localidade (rede municipal de ensino de Jataí) e os beneficiários (alunos dessa rede) sejam os mesmos, a natureza do benefício ou da intervenção proposta é fundamentalmente diferente. Considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, e ponderando a divergência substancial no cerne do pedido (o benefício específico), a semelhança percentual entre o REQ 620/2025 e o REQ 356/2025 é de aproximadamente [[ 35% ]]. A identidade da localidade e dos beneficiários contribui para uma parcela da similaridade, mas a distinção marcante no objeto da proposição impede uma equivalência elevada. |
Requerimento nº 180 de 2025 | 21/09/2025 | 35% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando estritamente no objeto da solicitação, nos destinatários do benefício e na área geográfica de aplicação, conforme a praxe na avaliação de proposições. Análise do REQ 620/2025O REQ 620/2025 apresenta uma solicitação direcionada ao Poder Executivo municipal. O benefício pleiteado é a realização de um estudo de viabilidade para a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular. Os beneficiários diretos dessa medida seriam os alunos das escolas da rede municipal de ensino. A localidade específica para a implementação é a rede municipal de ensino do município de Jataí, Estado de Goiás. Análise do REQ 180/2025Por sua vez, o REQ 180/2025 também se dirige ao Poder Executivo municipal. A solicitação central é a realização de estudos para a criação de uma parceria entre a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. O benefício almejado por essa parceria é o atendimento psicológico, médico, de enfermagem e outras áreas afins. Os beneficiários explícitos são os estudantes e professores da rede municipal de ensino. A localidade de aplicação é igualmente a rede municipal de ensino do município de Jataí, Estado de Goiás. Comparativo e ConclusãoAo confrontar os elementos essenciais de cada proposição, observamos o seguinte:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de compartilharem a mesma localidade de atuação (a rede municipal de ensino de Jataí), os benefícios solicitados são fundamentalmente diferentes em sua natureza e propósito. Um foca na formação educacional em trânsito, e o outro na provisão de serviços de saúde. Semelhança PercentualConsiderando a distinção substancial no benefício pleiteado, que constitui o cerne de qualquer requerimento, e as diferenças no escopo dos beneficiários, a similaridade entre os documentos é limitada. A identidade da localidade de aplicação contribui para alguma convergência, mas não é suficiente para elevar a similaridade a um patamar elevado, dada a divergência nos objetos principais. A semelhança percentual entre REQ 620/2025 e REQ 180/2025 é de aproximadamente [[ 35% ]]. |
Requerimento nº 221 de 2025 | 21/09/2025 | 26% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Na qualidade de especialista em redação de documentos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos destinatários do benefício e na área geográfica de aplicação. Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosPara esta avaliação, consideraremos o conteúdo do REQ 620/2025 e do REQ 221/2025. 1. REQ 620/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que seja realizado um estudo de viabilidade com o objetivo de incluir a disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O benefício visado é a formação educacional dos alunos em segurança viária, e a localidade específica são as escolas da rede municipal de Jataí, Goiás. 2. REQ 221/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo a oferta de transporte escolar gratuito para os alunos da educação básica da rede pública municipal que enfrentam dificuldades de acesso devido à distância ou falta de vagas. O benefício é a garantia de acesso físico à educação, e a localidade específica são os alunos da rede pública municipal de Jataí, Goiás. Confronto dos PedidosAo confrontar os elementos centrais de cada proposição, observamos o seguinte:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Considerando a distinção fundamental na natureza das solicitações e nas necessidades específicas dos beneficiários, apesar da coincidência na abrangência territorial geral da rede municipal, a similaridade entre os documentos é baixa. O cerne de cada pedido é singular e não se sobrepõe. Grau de Semelhança: [[ 26% ]] |
Requerimento nº 107 de 2025 | 21/09/2025 | 26% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no conteúdo das solicitações, nos beneficiários e nas localidades envolvidas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos Documentos
Comparativo de ConteúdoAo examinar o cerne de cada proposição, observam-se os seguintes pontos:
Conclusão da Análise
A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 26% ]]. A divergência fundamental reside na natureza do benefício pleiteado e na especificidade dos grupos de estudantes a serem alcançados, apesar da identidade da localidade municipal. |
Requerimento nº 278 de 2025 | 20/09/2025 | 25% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta respeitável Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando nos elementos essenciais da solicitação, seus beneficiários e a localidade abrangida. Identificação das ProposiçõesPara fins desta avaliação, os documentos serão referidos como: * REQ 620/2025: O texto original. * REQ 278/2025: O texto analisado. Conteúdo e Objeto das SolicitaçõesO REQ 620/2025 apresenta uma solicitação ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade. O objetivo central deste estudo é a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. A justificativa ressalta a importância da formação de cidadãos conscientes no trânsito desde a infância, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro. Por sua vez, o REQ 278/2025 também requer um estudo de viabilidade técnica, mas com uma finalidade distinta: a reimplantação do Projeto Guarda Mirim. A argumentação que acompanha esta proposição destaca os benefícios do projeto na promoção da inclusão social, desenvolvimento de disciplina e responsabilidade para adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de sua contribuição para a segurança e ordem pública. Beneficiários e Abrangência TerritorialNo REQ 620/2025, os beneficiários diretos da medida são os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Jataí, com um impacto projetado na formação de futuros pedestres, ciclistas e motoristas. A localidade específica de aplicação é o ambiente escolar da rede municipal de Jataí. Já o REQ 278/2025 visa beneficiar adolescentes em situação de vulnerabilidade do município de Jataí, com a expectativa de que o projeto contribua para a redução da evasão escolar e o fortalecimento de valores cívicos. A abrangência territorial é o Município de Jataí de forma mais ampla, embora os participantes sejam jovens residentes na cidade. Análise de SimilaridadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os requerimentos solicitarem um "estudo de viabilidade" e serem direcionados ao Poder Executivo do mesmo município (Jataí), os objetos das solicitações são fundamentalmente distintos. O REQ 620/2025 foca em uma alteração curricular específica para a educação no trânsito dentro das escolas, enquanto o REQ 278/2025 propõe a reativação de um programa social e de formação cívica para adolescentes. Os grupos de beneficiários, embora ambos sejam jovens, são segmentados de maneiras diferentes (alunos da rede escolar versus adolescentes em vulnerabilidade). As localidades, embora ambas em Jataí, possuem escopos de aplicação ligeiramente distintos (ambiente escolar versus projeto municipal mais amplo). Considerando a natureza das solicitações, que divergem substancialmente em seu conteúdo programático e público-alvo, a similaridade entre as proposições é limitada aos aspectos formais e procedimentais de um requerimento. A semelhança percentual entre os documentos, desconsiderando os autores e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 25% ]]. |
Requerimento nº 374 de 2025 | 20/09/2025 | 25% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise do REQ 620/2025O documento nomeado como REQ 620/2025, datado de 17 de setembro de 2025, direciona-se ao Poder Executivo do Município de Jataí, Estado de Goiás. A solicitação central consiste em um estudo de viabilidade para incluir a disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O beneficiário direto da proposição é, portanto, a rede municipal de ensino de Jataí, visando a formação de crianças e futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. A justificativa fundamenta-se no Código de Trânsito Brasileiro e nos benefícios sociais da educação preventiva. Análise do REQ 374/2025Por sua vez, o documento nomeado como REQ 374/2025, datado de 13 de maio de 2025, também se destina ao Poder Executivo do Município de Jataí, Estado de Goiás. A solicitação principal é a implantação, no âmbito da rede municipal de ensino, do Protocolo "CALMA", uma diretriz prática de primeiros socorros voltada ao atendimento de pessoas em situação de crise epiléptica. O beneficiário direto da proposição é igualmente a rede municipal de ensino de Jataí, com foco na capacitação de profissionais e na segurança de alunos. A justificativa aborda a importância do preparo para lidar com crises epilépticas em ambiente escolar. Comparativo de ConteúdoAo confrontar os dois requerimentos, observamos os seguintes pontos:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os requerimentos visarem a mesma localidade (Jataí) e o mesmo beneficiário (rede municipal de ensino), os benefícios solicitados são intrinsecamente diferentes. Um trata de educação para o trânsito, enquanto o outro aborda um protocolo de primeiros socorros para uma condição de saúde específica. Considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, a semelhança percentual entre o REQ 620/2025 e o REQ 374/2025 é de: [[ 25% ]] Esta porcentagem reflete a identidade da localidade e do beneficiário, mas pondera fortemente a divergência fundamental no benefício ou na ação específica que está sendo pleiteada ao Poder Executivo. |
Requerimento nº 96 de 2025 | 21/09/2025 | 25% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta respeitável Câmara Municipal, procedo à análise comparativa das duas proposições apresentadas, focando nos elementos essenciais de sua natureza: o objeto da solicitação, o público-alvo e a esfera de abrangência territorial. Análise da Proposição REQ 620/2025A proposição identificada como REQ 620/2025, datada de 17 de setembro de 2025, tem como finalidade principal a solicitação de um estudo de viabilidade para a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular. O público-alvo direto desta medida são as escolas da rede municipal de ensino, e, por extensão, os estudantes matriculados nessas instituições. A esfera de abrangência é claramente definida como a rede municipal de ensino do município de Jataí, Estado de Goiás. A justificativa fundamenta-se na legislação de trânsito e nos benefícios sociais da educação preventiva. Análise da Proposição REQ 096/2025Por sua vez, a proposição REQ 096/2025, datada de 07 de fevereiro de 2025, apresenta uma finalidade distinta: a requisição de procedimentos legais para a aquisição e doação de uniformes e agasalhos. O público-alvo específico são todos os estudantes da rede municipal de Educação. A esfera de abrangência desta solicitação também se restringe à rede municipal de Educação do município de Jataí, Estado de Goiás. A justificativa ressalta a relevância social da medida, o apoio às famílias e a promoção da inclusão e bem-estar dos alunos. Comparativo e Avaliação de SimilaridadeAo confrontar os elementos centrais de ambas as proposições, observam-se pontos de convergência e divergência significativos. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Apesar de ambas as proposições se dirigirem à mesma esfera de abrangência – a rede municipal de ensino/Educação de Jataí – e terem como público-alvo os estudantes dessa rede, o objeto da solicitação é fundamentalmente distinto. A REQ 620/2025 busca uma alteração curricular e pedagógica, enquanto a REQ 096/2025 visa a provisão de itens materiais (uniformes e agasalhos). A natureza do benefício pleiteado é, portanto, completamente diferente em cada documento. Considerando a distinção substancial no objeto da solicitação, que representa o cerne de cada requerimento, a similaridade entre as proposições é reduzida. Embora compartilhem o mesmo contexto municipal e o mesmo sistema educacional como alvo, as ações propostas e os benefícios diretos são dessemelhantes. A semelhança percentual entre REQ 620/2025 e REQ 096/2025, focando na solicitação, no público-alvo e na esfera de abrangência, é de: [[ 25% ]] |