Análises de Similaridade (Requerimento nº 553 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 644 de 2025 | 06/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o âmbito municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme a metodologia estabelecida para a avaliação de similaridade. Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosPara esta avaliação, examinamos o conteúdo do REQ 644/2025 e do REQ 553/2025, desconsiderando os proponentes, para concentrar a atenção na essência das demandas. REQ 644/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade técnica com vistas ao asfaltamento da Rua 1. A localidade específica é a Vila Sofia, e os beneficiários diretos seriam os moradores, motoristas e pedestres que utilizam essa via. A justificativa ressalta as condições precárias da rua, com buracos, poeira e lama, e os benefícios esperados incluem melhoria na qualidade de vida, valorização imobiliária e melhor mobilidade urbana no bairro. REQ 553/2025Por sua vez, este requerimento solicita ao Poder Executivo um estudo técnico de viabilidade para a recuperação de uma ponte. A estrutura em questão está localizada sobre o Córrego Turvo, na Região do Tamarindo, em uma estrada vicinal que conecta a GO-180 à GO-178. Os beneficiários são os moradores da região, produtores rurais, transportadores e demais usuários que dependem da ponte para escoamento de produção, transporte escolar e deslocamentos diários. A justificativa aponta para as condições precárias da ponte, os riscos à segurança e os prejuízos à mobilidade local. Diferenças e Similaridades EssenciaisAo confrontar os dois documentos, observa-se que, embora ambos sejam requerimentos legislativos que solicitam um "estudo de viabilidade técnica" ao Poder Executivo para melhorias de infraestrutura, as especificidades de cada pedido são distintas. O REQ 644/2025 foca no asfaltamento de uma rua (Rua 1, Vila Sofia), uma intervenção que visa aprimorar a superfície de uma via urbana. Já o REQ 553/2025 direciona-se à recuperação de uma ponte (sobre o Córrego Turvo, Região do Tamarindo), uma estrutura de transposição que exige uma abordagem de engenharia diferente. As localidades são completamente diversas: uma rua específica em um bairro urbano versus uma ponte em uma região rural/vicinal. Consequentemente, os grupos de beneficiários, embora ambos sejam a população local, são distintos em sua localização geográfica e, em parte, em suas necessidades específicas (mobilidade urbana versus escoamento de produção rural). A única similaridade substancial reside na natureza processual da solicitação, que é a demanda por um "estudo de viabilidade" para uma intervenção em infraestrutura municipal. Contudo, o objeto desse estudo e o local de sua aplicação são fundamentalmente diferentes. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação específica, o beneficiário e a localidade, é de: [[ 15% ]] |
Requerimento nº 562 de 2025 | 13/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 562/2025 e REQ 553/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades citadas, desconsiderando os autores para esta avaliação. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 562/2025: Solicitação e ContextoO REQ 562/2025 solicita a realização de estudo de viabilidade e posteriores providências para a instalação de uma placa de identificação na Praça Manoel Abrão, localizada no Setor Brisas 1, em Jataí-GO. A placa deverá conter o nome da praça e uma mini biografia do homenageado (via QR-Code). O benefício principal visado é o fortalecimento da história, cultura, memória coletiva e o senso de pertencimento da população de Jataí, através da valorização do homenageado e da disponibilização de informações históricas e biográficas de forma acessível. Os beneficiários diretos são os cidadãos e cidadãs que frequentam ou transitam pela praça, bem como a comunidade em geral que se beneficia do resgate e da preservação da memória local. A localidade específica do pedido é a Praça Manoel Abrão, no Setor Brisas 1. REQ 553/2025: Solicitação e ContextoPor sua vez, o REQ 553/2025 requer um estudo técnico de viabilidade para a recuperação de uma ponte sobre o Córrego Turvo, na Região do Tamarindo, em Jataí-GO. Esta ponte está situada em uma estrada vicinal que conecta a GO-180 à GO-178. A intenção do pedido é atender à demanda da população por melhorias na infraestrutura viária, visando a segurança e a mobilidade. Os beneficiários diretos são os moradores da Região do Tamarindo, produtores rurais, transportadores e demais usuários da via, que dependem da ponte para escoamento da produção agrícola, transporte escolar e deslocamentos cotidianos. A localidade específica do pedido é a ponte sobre o Córrego Turvo, na Região do Tamarindo. Mesmos Benefícios para a Mesma Localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 562/2025 trata da instalação de uma placa informativa em uma praça pública (Praça Manoel Abrão, Setor Brisas 1), com foco em aspectos culturais e históricos. Já o REQ 553/2025 solicita a recuperação de uma ponte (sobre o Córrego Turvo, Região do Tamarindo), com foco em segurança e infraestrutura de transporte. As naturezas dos pedidos são distintas, assim como as localidades específicas e os grupos de beneficiários diretos, embora ambos se insiram no contexto de melhorias para o município de Jataí. Semelhança PercentualAo focar na solicitação e no beneficiário, desconsiderando os autores, a semelhança entre o REQ 562/2025 e o REQ 553/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo municipal para a realização de estudos de viabilidade e providências em espaços públicos, a substância do que é pedido (placa cultural versus recuperação de ponte), os objetos específicos (praça versus ponte), as localidades (Setor Brisas 1 versus Região do Tamarindo) e os benefícios diretos (fortalecimento da memória versus segurança e mobilidade) são fundamentalmente diferentes. A semelhança reside mais na estrutura administrativa do pedido (ambos são requerimentos para estudos de viabilidade, endereçados aos mesmos órgãos executivos) do que no conteúdo intrínseco da solicitação e seus impactos diretos. Considerando a divergência nos elementos centrais da solicitação (o que, para quem, onde), a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 10% ]] |
Requerimento nº 580 de 2025 | 25/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisIdentificação e Conteúdo dos RequerimentosREQ 580/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de, pelo menos, dois redutores de velocidade na Avenida Jerônimo Vilela, no Setor Vila Sofia, em Jataí-GO. As localidades específicas para a implantação são as esquinas próximas ao Supermercado Cristo Rei e a uma farmácia. Os beneficiários diretos deste pedido são os moradores, comerciantes locais, motoristas, pedestres e clientes dos estabelecimentos que circulam na referida avenida, visando a segurança viária e a redução de acidentes. REQ 553/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico de viabilidade para a recuperação de uma ponte sobre o Córrego Turvo, em Jataí-GO. A localidade específica é a Região do Tamarindo, em uma estrada vicinal que liga a GO-180 a GO-178. Os beneficiários são a população local, produtores rurais, transportadores e demais usuários que dependem da via para escoamento de produção agrícola, transporte escolar e deslocamentos cotidianos, buscando garantir a segurança e a mobilidade. Análise Comparativa de Benefício e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 580/2025 foca na segurança viária urbana, solicitando a implantação de redutores de velocidade em uma avenida específica (Avenida Jerônimo Vilela, Setor Vila Sofia). Por outro lado, o REQ 553/2025 trata da recuperação de uma estrutura de infraestrutura rural, uma ponte sobre o Córrego Turvo, na Região do Tamarindo, essencial para a mobilidade e o escoamento da produção agrícola. As naturezas dos pedidos e as áreas geográficas de impacto são, portanto, distintas. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação e o beneficiário como elementos centrais para a comparação, a similaridade entre o REQ 580/2025 e o REQ 553/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo para melhorias na infraestrutura municipal em Jataí-GO, os objetos específicos dos pedidos (implantação de redutores de velocidade versus recuperação de ponte) e os grupos de beneficiários diretamente impactados por essas intervenções (população de uma avenida urbana versus usuários de uma ponte rural) são completamente distintos. A similaridade se restringe à natureza genérica de serem pedidos de melhoria pública. [[ 10% ]] |
Requerimento nº 605 de 2025 | 10/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos DocumentosPara esta avaliação, consideraremos o REQ 605/2025 e o REQ 553/2025. Ambos são instrumentos formais de solicitação direcionados ao Poder Executivo municipal, originados no âmbito desta Casa Legislativa. Conteúdo da SolicitaçãoO REQ 605/2025 apresenta uma solicitação para que o Poder Executivo promova a atualização do mapeamento da cidade de Jataí, com ênfase na plataforma Google Maps. A justificativa detalha que a iniciativa visa aprimorar a segurança, a eficiência e a confiabilidade da mobilidade urbana, uma vez que o mapeamento atual se encontra desatualizado, gerando falhas e rotas incorretas que prejudicam a população jataiense, especialmente motoristas de aplicativo e trabalhadores do transporte. Por sua vez, o REQ 553/2025 solicita um estudo técnico de viabilidade para a recuperação de uma ponte específica, localizada sobre o Córrego Turvo. A argumentação ressalta que a estrutura se encontra em condições precárias, oferecendo riscos à segurança dos moradores da Região do Tamarindo, produtores rurais e demais usuários que dependem da via para escoamento de produção agrícola, transporte escolar e deslocamentos cotidianos. Benefício e LocalidadeNo REQ 605/2025, o benefício almejado é a melhoria da informação geográfica e da navegação para a totalidade da cidade de Jataí, impactando a população jataiense de forma ampla e generalizada. No REQ 553/2025, o benefício é a segurança e a mobilidade em uma localidade específica e delimitada: a ponte sobre o Córrego Turvo, na Região do Tamarindo, em uma estrada vicinal que conecta a GO-180 à GO-178. Os beneficiários diretos são os moradores e usuários daquela área rural. Conclusão da ComparaçãoOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise demonstra que os objetos das solicitações são fundamentalmente distintos. Enquanto o REQ 605/2025 busca aprimorar uma infraestrutura digital de informação para todo o município, o REQ 553/2025 visa a recuperação de uma infraestrutura física de transporte em uma área rural específica. As demandas atendem a necessidades diferentes e impactam grupos de cidadãos em contextos geográficos distintos dentro da mesma municipalidade. Grau de SemelhançaConsiderando a natureza da solicitação, os beneficiários diretos e as localidades específicas abordadas em cada documento, a semelhança entre o REQ 605/2025 e o REQ 553/2025 é mínima. As proposições tratam de assuntos completamente diversos, direcionados a problemas e soluções distintas. Semelhança percentual: [[ 5% ]] |
Requerimento nº 617 de 2025 | 16/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIntroduçãoA presente avaliação examina a substância de dois documentos legislativos, REQ 617/2025 e REQ 553/2025, com o propósito de determinar a correspondência entre suas solicitações, os destinatários dos benefícios e as áreas geográficas específicas dentro do município de Jataí. A análise se concentra nos elementos essenciais do pedido, desconsiderando os proponentes. Conteúdo do REQ 617/2025O documento REQ 617/2025 formaliza um pedido de revitalização da Praça Duque de Caxias. A intervenção detalhada inclui manutenção, restauração e aprimoramentos paisagísticos, com a expressa condição de preservar os componentes originais. A justificativa ressalta o valor histórico e cultural do local, além de sua importância para o convívio social e a dinâmica urbana, atendendo a anseios da população que frequenta o espaço. O benefício é direcionado aos frequentadores e à comunidade em geral que utiliza a praça, localizada na cidade de Jataí. Conteúdo do REQ 553/2025Por sua vez, o REQ 553/2025 solicita a recuperação de uma ponte sobre o Córrego Turvo. O texto enfatiza a necessidade de intervenção devido às condições precárias da estrutura, que comprometem a segurança e a mobilidade de moradores, produtores rurais e transportadores. A área beneficiada é a Região do Tamarindo, em uma estrada vicinal que conecta as rodovias GO-180 e GO-178, também no município de Jataí. Comparativo de Solicitações e LocalidadesOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não.A análise revela que as solicitações apresentadas nos dois documentos são fundamentalmente distintas. O REQ 617/2025 foca na melhoria de um espaço público urbano de lazer e convivência (a Praça Duque de Caxias), enquanto o REQ 553/2025 aborda a recuperação de uma infraestrutura de transporte essencial (uma ponte sobre o Córrego Turvo). As áreas geográficas de intervenção também são completamente diferentes: uma praça central versus uma ponte em uma região rural/vicinal. Consequentemente, os grupos de cidadãos diretamente beneficiados por cada intervenção, embora ambos sejam parte da população de Jataí, são distintos em suas necessidades e localização. Grau de SemelhançaConsiderando a natureza das solicitações, os beneficiários diretos e as localidades específicas, a correspondência entre os dois documentos é mínima. Embora ambos sejam instrumentos formais de solicitação legislativa dentro do mesmo contexto municipal e direcionados a autoridades executivas similares, os objetos de suas demandas são intrinsecamente diferentes. A intervenção em uma praça e a recuperação de uma ponte representam tipos de obras e finalidades distintas. [[ 5% ]] |
Requerimento nº 618 de 2025 | 17/09/2025 | 5% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Comparativo Detalhado
Avaliação da SimilaridadeA análise revela que os requerimentos abordam questões distintas e beneficiam localidades diferentes dentro do município de Jataí. O REQ 618/2025 foca na limpeza pública em nível municipal, enquanto o REQ 553/2025 concentra-se na infraestrutura de uma área rural específica. A semelhança percentual entre os documentos é de [[ 5% ]]. |
Requerimento nº 623 de 2025 | 22/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais da solicitação: o benefício pleiteado, o beneficiário direto e a localidade específica a ser atendida. REQ 623/2025: Reforma e Ampliação do Condomínio Vila VidaEste documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade técnica visando a reforma completa e ampliação do Condomínio Vila Vida. A justificativa detalha a necessidade de intervenções estruturais, como reparos em telhados, modernização das instalações elétricas e hidráulicas, revitalização de áreas comuns, reforço da segurança e, notavelmente, a ampliação do número de unidades habitacionais e melhorias nos espaços de lazer. O público-alvo principal são os moradores do Condomínio Vila Vida, em especial pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade social. A localidade específica é o próprio Condomínio Vila Vida, situado neste município. REQ 553/2025: Recuperação de Ponte sobre o Córrego TurvoO segundo requerimento solicita ao Poder Executivo um estudo técnico de viabilidade para a recuperação de uma ponte sobre o Córrego Turvo. A argumentação ressalta as condições precárias da estrutura, os riscos à segurança e os prejuízos à mobilidade de moradores, produtores rurais e transportadores. A intervenção visa garantir o direito de ir e vir e colaborar com o desenvolvimento econômico e social da região. A localidade específica é a ponte sobre o Córrego Turvo, situada na Região do Tamarindo, em uma estrada vicinal que conecta a GO-180 à GO-178. Comparativo e ConclusãoAo examinar os elementos centrais de cada proposição, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem um "estudo de viabilidade técnica" ao Poder Executivo municipal, os objetos desses estudos são fundamentalmente distintos. O REQ 623/2025 foca na melhoria de uma edificação residencial e de convivência, o Condomínio Vila Vida, para seus moradores. Já o REQ 553/2025 direciona-se à recuperação de uma infraestrutura viária, uma ponte, para os usuários de uma via específica.
A solicitação de um estudo de viabilidade é o único ponto de contato em termos de tipo de ação inicial. Contudo, o benefício final (reforma e ampliação de condomínio versus recuperação de ponte), a localidade específica (Condomínio Vila Vida versus Ponte sobre o Córrego Turvo) e os beneficiários diretos (moradores do condomínio versus usuários da ponte na região) são completamente diferentes. As justificativas e os detalhes das intervenções propostas em cada documento reforçam essa distinção substancial. Considerando a ausência de sobreposição nos aspectos cruciais da solicitação, do beneficiário e da localidade, a similaridade entre os conteúdos é mínima. Qual semelhança percentual entre REQ 623/2025 e REQ 553/2025? [[ 5% ]] |
Requerimento nº 629 de 2025 | 28/09/2025 | 5% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosAnálise da Similaridade entre os Requerimentos
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Requerimento nº 653 de 2025 | 09/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o benefício almejado, a localidade específica e os beneficiários diretos. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosPara uma avaliação precisa, desconsideramos os proponentes, concentrando-nos exclusivamente no conteúdo material das solicitações. Identificação dos Elementos Essenciais
Confronto dos PedidosAo confrontar os elementos identificados, observa-se uma distinção clara entre as proposições:
Avaliação da Similaridade
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Requerimento nº 538 de 2025 | 11/08/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 553/2025 e REQ 538/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades citadas, desconsiderando os autores. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 553/2025 e REQ 538/2025: Mesmo Benefício para a Mesma Localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 553/2025 solicita a recuperação de uma ponte, enquanto o REQ 538/2025 solicita a implantação de iluminação pública. As localidades também são distintas: o primeiro refere-se ao Córrego Turvo, na Região do Tamarindo, e o segundo à via que liga a cidade ao complexo turístico do Lago Bonsucesso, do Parque de Exposições até a entrada do Polo Turístico. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo focar estritamente na solicitação e no beneficiário, a semelhança percentual entre o REQ 553/2025 e o REQ 538/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos formais que solicitam estudos para melhorias de infraestrutura pública no município de Jataí, a natureza específica do benefício solicitado (recuperação de ponte versus implantação de iluminação pública) e os grupos de beneficiários primários (usuários de estrada vicinal rural versus frequentadores de área turística/urbana) são completamente distintos. Considerando a especificidade do que está sendo pedido e para quem, a semelhança de conteúdo é baixa. A similaridade reside mais na estrutura formal do documento e no processo de solicitação de estudos ao executivo municipal. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 5% ]]. |