Análises de Similaridade (Requerimento nº 318 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 605 de 2025 | 10/09/2025 | 42% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, com experiência na redação de documentos oficiais em câmaras municipais brasileiras, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Avaliação da Correspondência de DemandasAo examinar o conteúdo do REQ 605/2025 e do REQ 318/2025, a análise se concentra na natureza da solicitação, nos destinatários da intervenção e nos pontos geográficos específicos apontados. O REQ 605/2025 propõe um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um redutor de velocidade, faixa elevada de pedestre ou semáforo no cruzamento da Rua Benjamim Constant com a Avenida Dom Emanuel, no Setor Santa Maria. A justificativa ressalta a necessidade de garantir maior segurança aos motoristas, pedestres e moradores daquela área. Por sua vez, o REQ 318/2025 solicita um estudo técnico para a implantação de um semáforo no cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. A fundamentação também aborda a segurança de pedestres e motoristas, além de moradores e comerciantes da localidade. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Grau de Similaridade entre os DocumentosA avaliação da proximidade entre os requerimentos, desconsiderando os proponentes, foca na essência da demanda, nos beneficiários e nos pontos geográficos indicados. A solicitação principal em ambos os documentos é a realização de um estudo técnico para controle de tráfego. Embora o REQ 605/2025 apresente opções mais amplas (redutor, faixa elevada ou semáforo), a instalação de um semáforo é uma possibilidade contemplada em ambos, conferindo uma alta correspondência no tipo de intervenção desejada. Os beneficiários diretos das ações propostas são consistentemente os mesmos: a população local, incluindo motoristas e pedestres, que buscam maior segurança no trânsito. Contudo, a localidade específica de cada pedido é completamente distinta. O REQ 605/2025 aponta para o cruzamento da Rua Benjamim Constant com a Avenida Dom Emanuel, no Setor Santa Maria, enquanto o REQ 318/2025 direciona a atenção para o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. A ausência de coincidência nos endereços é um fator determinante na individualidade de cada demanda legislativa. Considerando a natureza específica das demandas legislativas, onde a localização é um elemento central e individualizador de cada solicitação, a ausência de correspondência nos endereços reduz significativamente a proximidade geral entre os documentos, apesar das semelhanças no tipo de intervenção e nos grupos beneficiados. [[ 42% ]] |
Requerimento nº 577 de 2025 | 24/08/2025 | 30% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 577/2025 e REQ 318/2025: Mesma Solicitação para a Mesma Localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos abordem a temática da segurança viária e a mobilidade de pedestres no município de Jataí, as solicitações específicas, os beneficiários primários e as localidades indicadas são distintas. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar exclusivamente na solicitação e nos beneficiários, observa-se que, embora ambos os requerimentos visem a melhoria da segurança viária para pedestres, as soluções propostas (faixa de pedestres versus semáforo), os grupos de beneficiários primários (crianças com necessidades especiais e seus acompanhantes versus moradores e comerciantes em geral) e as localidades são distintas. A similaridade reside na categoria geral do problema abordado (segurança no trânsito para pedestres) e na autoridade a quem o pedido é direcionado. Contudo, os elementos específicos do pedido são diferentes. Considerando a distinção clara entre o tipo de intervenção solicitada, os beneficiários diretos e as localidades, a semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 30% ]]. |
Requerimento nº 592 de 2025 | 30/08/2025 | 25% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 592/2025 e REQ 318/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 592/2025 trata de um estudo para a construção de calçada em uma rua específica, enquanto o REQ 318/2025 solicita um estudo para a implantação de um semáforo em um cruzamento distinto. As naturezas dos benefícios e as localidades são intrinsecamente diferentes. Descrição dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar na solicitação e no beneficiário, observa-se que ambos os requerimentos solicitam um "estudo técnico" ao Poder Executivo para uma melhoria na infraestrutura urbana de Jataí-GO, visando o bem-estar da população. Contudo, a natureza específica da solicitação (calçada versus semáforo) e as localidades exatas são completamente distintas. Embora o tipo de ação (solicitar um estudo) e o objetivo geral (beneficiar a população) apresentem pontos de contato, os objetos centrais dos pedidos e os locais de intervenção são singulares. Considerando a distinção fundamental nos benefícios específicos e nas localidades, a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 25% ]]. |
Requerimento nº 564 de 2025 | 16/08/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para a presente análise. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 564/2025O requerimento REQ 564/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a implantação de uma faixa elevada de pedestres. O objetivo primordial é garantir maior segurança no trânsito e acessibilidade para os alunos da Escola Caminho da Luz, bem como para pais, responsáveis e profissionais da educação que frequentam a unidade. A localidade específica para esta intervenção é em frente à Escola Caminho da Luz, situada na Rua Miranda de Carvalho, Centro, em Jataí. A justificativa ressalta a urgência devido ao risco de acidentes em horários de pico escolar. REQ 318/2025Por sua vez, o requerimento REQ 318/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, também por intermédio da Superintendência Municipal de Trânsito, a realização de um estudo técnico para a implantação de um semáforo. A finalidade é proporcionar mais segurança tanto para pedestres quanto para motoristas que transitam na área, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes. A localidade designada para esta solicitação é o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia, em Jataí. A justificativa aponta o intenso tráfego de veículos e a carência de sinalização eficiente no local. Resposta às QuestõesMesmos Benefício e Localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 564/2025 solicita a implantação de uma faixa elevada de pedestres, enquanto o REQ 318/2025 pede um estudo técnico para implantação de um semáforo. Embora ambos visem à segurança no trânsito, os dispositivos solicitados são distintos em sua natureza e função. As localidades também são completamente diferentes: o primeiro se refere à Rua Miranda de Carvalho, Centro, em frente a uma escola, e o segundo ao cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. Descrição Sucinta dos Pedidos
Semelhança PercentualConsiderando a especificidade da solicitação (tipo de intervenção) e dos beneficiários diretos, bem como as localidades distintas, a semelhança entre os documentos é baixa. Embora ambos tratem de segurança no trânsito no município de Jataí, os elementos centrais do pedido são diferentes. [[ 20% ]] |
Requerimento nº 626 de 2025 | 25/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o ambiente camarário, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de sua proposição. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosDetalhamento das SolicitaçõesREQ 626/2025 Este documento formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de, pelo menos, dois redutores de velocidade. O local específico indicado para esta intervenção é a Rua 34, em frente à Base de Apoio às Forças de Segurança, no Residencial Mauro Bento. O benefício almejado é a segurança dos moradores e da população que transita pela via, mitigando riscos de acidentes decorrentes do excesso de velocidade. REQ 318/2025 Este requerimento, por sua vez, solicita um estudo técnico para a implantação de um semáforo. A localidade designada para esta medida é o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. A finalidade é proporcionar maior segurança tanto para pedestres quanto para motoristas que circulam na área, dada a intensidade do tráfego e a carência de sinalização eficaz. Comparativo de ConteúdoAo examinar os dois requerimentos, observa-se que ambos se inserem na categoria de solicitações ao Poder Executivo Municipal de Jataí, direcionadas ao Prefeito e ao Superintendente de Trânsito, para a realização de estudos técnicos visando aprimorar a segurança viária. Contudo, as especificidades de cada pedido divergem substancialmente. O REQ 626/2025 foca na instalação de redutores de velocidade, um tipo de dispositivo que visa diminuir a velocidade dos veículos em um trecho específico. A localidade é uma rua singular dentro de um residencial. Já o REQ 318/2025 propõe a instalação de um semáforo, um equipamento de controle de fluxo que regula o tráfego em cruzamentos. A localidade é um cruzamento de duas ruas em um setor distinto do município. As naturezas dos dispositivos de controle de tráfego são diferentes, e as localidades são geograficamente distintas, atendendo a grupos de cidadãos em bairros diversos. Resposta DiretaOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Grau de SemelhançaConsiderando que os benefícios específicos solicitados (redutores de velocidade versus semáforo) e as localidades exatas (Rua 34 no Residencial Mauro Bento versus cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com Miguel Gonçalves da Silva no Setor Vila Sofia) são completamente distintos, o grau de semelhança entre os documentos, no que tange à solicitação, ao beneficiário e à localidade, é baixo. A similaridade reside apenas na natureza formal do documento (requerimento legislativo), no órgão destinatário (Poder Executivo Municipal) e na finalidade genérica (segurança no trânsito). [[ 15% ]] |
Requerimento nº 619 de 2025 | 22/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o ambiente camarário, procedo à análise comparativa dos documentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto da solicitação, os destinatários do benefício e a área geográfica específica dentro do município. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 619/2025Este requerimento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade técnica. O objetivo é a construção de uma Praça que inclua Arborização, Paisagismo, Quadra Poliesportiva, Academia ao ar Livre e Playground. A localização designada para esta intervenção é uma área pública disponível entre as Avenidas C e Enedino Peres, na Vila Sofia. O benefício visa proporcionar lazer e qualidade de vida aos moradores da Vila Sofia e bairros adjacentes. REQ 318/2025Por sua vez, este documento solicita um estudo técnico para a implantação de um semáforo. A intervenção é proposta para o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. A finalidade é aumentar a segurança no trânsito para pedestres e motoristas, atendendo a uma demanda de moradores e comerciantes daquela região. Avaliação da Solicitação e LocalidadeAo confrontar os conteúdos, observamos que as naturezas das solicitações são fundamentalmente distintas. Enquanto o REQ 619/2025 propõe a criação de uma infraestrutura de lazer e convívio social, o REQ 318/2025 foca na melhoria da segurança viária. Quanto à localidade, ambos os requerimentos mencionam a "Vila Sofia" ou "Setor Vila Sofia" como o bairro de abrangência. Contudo, as coordenadas geográficas específicas para cada intervenção são diferentes: uma área entre avenidas para a praça e um cruzamento de ruas para o semáforo. A precisão da localização é um fator determinante na avaliação de similaridade para este tipo de proposição. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Cálculo de SimilaridadeConsiderando a divergência nos benefícios solicitados e nas localizações específicas, mesmo que ambos se refiram ao mesmo bairro de forma genérica, a similaridade entre os dois documentos é bastante reduzida. A essência de cada pedido, o que se pretende construir ou implantar, e o ponto exato de intervenção são distintos. A única sobreposição reside no fato de serem requerimentos legislativos da mesma câmara municipal e de abordarem necessidades em um mesmo bairro (Vila Sofia), embora em pontos diferentes. [[ 15% ]] |
Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Textos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade. Descrição sucinta dos pedidos, beneficiários e localidades:
Similaridade Percentual: A similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 10% ]]. Ambos os documentos são requerimentos solicitando estudos técnicos para melhorias urbanas em Jataí-GO, porém, os benefícios (recapeamento asfáltico versus semáforo) e as localidades específicas são distintos. |
Requerimento nº 598 de 2025 | 06/09/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos "REQ 598/2025" e "REQ 318/2025", focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores. Comparação de Benefício e LocalidadeOs textos não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. O "REQ 598/2025" pleiteia a implantação de uma praça pública, enquanto o "REQ 318/2025" solicita a instalação de um semáforo. As localidades também são distintas: o primeiro se refere às proximidades dos Bairros Cordeiro e Jardim América, e o segundo ao cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. Descrição Detalhada dos PedidosEm REQ 598/2025, o pedido consiste na realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma praça pública. Os beneficiários diretos são a comunidade local, incluindo famílias, jovens, crianças e idosos, especificamente os moradores dos Bairros Cordeiro, Jardim América e adjacentes, visando oferecer um espaço de lazer, convivência e bem-estar. A localidade citada é nas proximidades dos Bairros Cordeiro e Jardim América, em Jataí-GO. No REQ 318/2025, a solicitação é para a realização de um estudo técnico com vistas à implantação de um semáforo. Os beneficiários são os moradores, comerciantes, pedestres e motoristas que transitam na região, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito. A localidade específica é o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia, em Jataí. Cálculo de Similaridade PercentualAo desconsiderar os autores e focar estritamente na solicitação principal e nos beneficiários específicos, a semelhança entre os documentos é baixa. Embora ambos sejam requerimentos que solicitam um estudo ao Poder Executivo Municipal de Jataí para uma melhoria na infraestrutura urbana, o objeto da solicitação (praça pública versus semáforo) e os grupos de beneficiários com suas respectivas necessidades (lazer e convivência versus segurança no trânsito) são fundamentalmente distintos. A similaridade reside mais na forma do documento e no órgão destinatário do que no conteúdo essencial do pedido. A semelhança percentual entre "REQ 598/2025" e "REQ 318/2025" é de [[ 10% ]]. |
Requerimento nº 629 de 2025 | 28/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em redação de documentos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade. Análise Comparativa dos RequerimentosA avaliação da similaridade entre o REQ 629/2025 e o REQ 318/2025 exige uma dissecação de seus conteúdos substantivos. REQ 629/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade para a implantação de um projeto de arborização e a construção de uma pista de caminhada. As benfeitorias detalhadas incluem o plantio de árvores nativas e ornamentais, a edificação de uma pista para atividades físicas e a instalação de bancos. A localidade específica para estas intervenções é uma área pública situada entre a Rua 07 e a Avenida João de Freitas Machado, em frente à Escola Municipal Maria Theodora de Souza, no Bairro Cidade Jardim II. Os beneficiários diretos são os moradores do Bairro Cidade Jardim II e adjacências, bem como a comunidade escolar. REQ 318/2025Por sua vez, este requerimento solicita um estudo técnico para a implantação de um semáforo. A intervenção visa aprimorar a segurança viária. A localidade precisa para esta instalação é o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia. Os beneficiários são os pedestres e motoristas que utilizam o local, além dos moradores e comerciantes daquela região. Conclusão da AnáliseA comparação direta dos elementos centrais revela distinções marcantes entre os dois documentos. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O REQ 629/2025 busca melhorias urbanísticas e de lazer, como arborização e pista de caminhada, em uma área específica do Bairro Cidade Jardim II. Em contraste, o REQ 318/2025 foca na segurança do trânsito, solicitando um semáforo em um cruzamento específico no Setor Vila Sofia. Os benefícios são intrinsecamente diferentes, e as localidades designadas para cada intervenção são bairros distintos dentro do município. Semelhança PercentualConsiderando as solicitações, os beneficiários e as localidades, a semelhança entre o REQ 629/2025 e o REQ 318/2025 é mínima. Embora ambos sejam requerimentos legislativos emitidos pela mesma Câmara Municipal e direcionados ao Poder Executivo para a realização de "estudos", a substância de seus pedidos é completamente divergente. As demandas atendem a necessidades distintas de diferentes comunidades. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |
Requerimento nº 574 de 2025 | 21/08/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 574/2025 e REQ 318/2025. O foco da análise recai sobre o conteúdo, a intenção dos pedidos, os beneficiários e as localidades envolvidas, desconsiderando os autores para a comparação requerida. Comparação de Conteúdo e IntençãoREQ 574/2025 e REQ 318/2025: Mesmos Benefícios e Localidades?Após a análise do conteúdo de ambos os documentos, constata-se que os textos não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 574/2025 versa sobre a criação de um espaço de lazer e convivência, enquanto o REQ 318/2025 trata de uma intervenção para segurança viária. As localidades citadas são distintas, abrangendo diferentes áreas geográficas do município. Descrição Detalhada dos PedidosNo REQ 574/2025, o pedido central é a construção de uma praça em área institucional no Bairro Portal do Sol. Os beneficiários diretos desta solicitação são os moradores do Bairro Portal do Sol, com o objetivo de proporcionar um espaço de lazer, convivência, prática de atividades físicas e valorização do bairro. A localidade específica para a intervenção é o Bairro Portal do Sol, no município de Jataí/GO. Por sua vez, o REQ 318/2025 solicita um estudo técnico para implantação de um semáforo no cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva no Setor Vila Sofia. Os beneficiários deste pedido são os pedestres e motoristas que transitam pelo local, bem como os moradores e comerciantes da região, visando aumentar a segurança no trânsito e facilitar a travessia de pedestres. A localidade específica para a intervenção é o cruzamento das ruas Jerônimo Vilela com a Miguel Gonçalves da Silva, no Setor Vila Sofia, também em Jataí. Cálculo de Similaridade PercentualConsiderando a solicitação e o beneficiário como critérios primordiais, a semelhança entre o REQ 574/2025 e o REQ 318/2025 é mínima. As naturezas dos pedidos são fundamentalmente diferentes (infraestrutura de lazer versus infraestrutura de trânsito), assim como os grupos de beneficiários e as localidades específicas. Embora ambos sejam requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo municipal para melhorias na cidade, a substância de suas demandas é distinta. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de: [[ 5% ]] |