O secretário estadual do Meio Ambiente, Leonardo Vilela, afirmou, durante audiência pública realizada no dia 7 de dezembro, que a licença para o reinício da obra de construção do anel viário de Jataí deverá ser emitida em 7 de janeiro, quando acontecerá uma reunião com representantes do Dnit, prefeitura, Câmara e segmentos organizados da cidade
O plenário da Câmara Municipal vai sediar, no dia 7 de dezembro, às 9 horas, uma audiência pública para debater a paralisação das obras de construção do Rodoanel dos Imigrantes, o anel viário de Jataí. O objetivo é esclarecer quais são os entraves que impedem a continuidade dos trabalhos

Notícias

Reunião consolida vinda do Sesi/Senai para Jataí

Empresários indicaram, aos representantes do Sesi/Senai de Goiás, em que áreas o município está mais carente de pessoal capacitado. Os cursos a serem oferecidos pelo órgão serão direcionados para esses setores. Prefeitura vai doar terreno de 22 mil metros quadrados para a instalação da entidade do sistema S
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Empresários indicaram, aos representantes do Sesi/Senai de Goiás, em que áreas o município está mais carente de pessoal capacitado. Os cursos a serem oferecidos pelo órgão serão direcionados para esses setores. Prefeitura vai doar terreno de 22 mil metros quadrados para a instalação da entidade do sistema S
Hélio Domingos

Em reunião realizada no último dia 6 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jataí (Acij), os representantes do Sesi/Senai/IEL-GO (Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Instituto Evaldo Lodi) ouviram das autoridades políticas, sociedade organizada e empresários presentes quais são as áreas mais carentes de cursos de especialização, capacitação e aperfeiçoamento no município.

Antes da reunião, os representantes do Sesi/Senai/IEL visitaram as futuras instalações do órgão, onde funcionaram o CSU e a faculdade de educação física do Câmpus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás (CAJ-UFG). Acompanhados pelo vereador Mauro Bento Filho, que trabalhou pela vinda das entidades para a cidade durante todo o seu mandato, eles também vistoriaram o ginásio Vilelão, que faz parte da área – de 22 mil metros quadrados – que pertencia ao Estado e foi doada ao município, que a repassará ao Sesi/Senai/IEL de Goiás.

A mesa diretiva e a tribuna de honra da reunião contou com a presença do presidente da Acij, Lázaro Elandi, do prefeito Humberto Machado, do presidente da Câmara Municipal, Geovaci Peres, do coordenador de Projetos Especiais do Senai, Walmir Telles, do gerente do Sebrae em Jataí, Geovani Carvalho, da presidente eleita da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Jataí, Simone Oliveira Gomes, do representante do Lions Clube, Adelino Gameiro, do vereador proponente da reunião, Mauro Bento Filho, do vice-prefeito Reni Franco Garcia, dos vereadores Gênio Eurípedes, Adilson Carvalho, Marcos Antônio e João Rosa Leal, do vereador eleito Gildenício Santos, do presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Lázaro Leal, de Nilton Antônio Faleiro, coordenador de Atividades Fins do Sesi, de Marcelo de Souza Mello, gerente de Relações com o Mercado do IEL, de José Gonzaga Ribeiro, assessor técnico do Senai, de Ítalo de Lima Machado, gerente de Educação Profissional do Senai, de Ângela Maria Ferreira, gerente de Educação Básica do Sesi, de Antônio Duarte Teodoro, assessor técnico do Senai, do secretário da Fazenda de Jataí, Valter Pedro Cardoso, do superintendente Municipal de Trânsito, Lucimar Cardoso Nogueira, do secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Queiroz, do representante do Sindicato Rural, Messias Veloso, do membro da Acij Francis Barros e da assessora especial do governo do Estado Cilene Guimarães.

Ao abrir a reunião, o presidente da Acij, Lázaro Elandi, exaltou o fato de Jataí passar a contar com quase todo o sistema S, pois o município já conta com o Senac, tem o Sesc em construção, o Sebrae e agora terá o Sesi/Senai. Ele também fez um histórico sobre a cidade, além de dar detalhes sobre os aspectos geográficos e econômicos de Jataí.

Para o coordenador de Projetos Especiais do Senai (e que representou o diretor Regional do órgão, Paulo Vargas), Walmir Telles, foi removido o último entrave para para instalação do Sesi/Senai/IEL no município. “Não temos mais motivos para postergação, pois a área já foi garantida”, declarou ele. “Mas precisamos de subsídios para vir para cá. Por isso queremos colher esses subsidios das pessoas que vivem e trabalham aqui”.

Segundo o prefeito Humberto Machado, trata-se da concretização de um sonho. “O ponto fundamental desta reunião é escolher os cursos a serem oferecidos em Jataí, pois temos demanda na área industrial de frangos, graneleiros e pequenas empresas, que geram mais empregos que as grandes”, afirmou. “Os funcionários precisam ser mais capacitados, a concorrência é grande. A prefeitura e várias empresas serão parceiras na adequação do prédio. Esta é uma tarde histórica, especial para Jataí”.

O presidente da Câmara, Geovaci Peres, considera viável a instalação do Sesi/Senai, devido à grande carência em algumas funções no setor industrial, oficinas e outros segmentos. “A Câmara é parceira da prefeitura nessa empreitada, prontamente ofereceremos apoio a essa iniciativa. Acredito que essa parceria, somada ao apoio federal e estadual, vai dar certo”.

Em seu pronunciamento, o vereador Mauro Bento Filho lembrou os quatro anos de luta para trazer o Senai, as várias reuniões com o diretor Regional, Paulo Vargas, os contatos com o governo estadual e a prefeitura de Jataí, para resolver a situação do terreno e do prédio e outros detalhes. Durante meses, o vereador, juntamente com a Associação Comercial, arregimentou indústrias e empresas da cidade que serão parceiras desse projeto, especialmente disponibilizando equipamentos para as aulas práticas.

Aberta a participação ao público, empresários de diversos setores deram sugestões de cursos a serem ministrados na cidade. As áreas mais citadas foram metalurgia, eletroeletrônica, veicular, eletro-hidráulica, construção civil e operação de máquinas. Algumas empresas também informaram que cederão instalações para a realização de cursos, enquanto o diretor do Instituto Federal de Goiás (IFG-Jataí), Paulo Henrique de Souza, garantiu que no segundo semestre de 2013 terá algumas salas de aula disponíveis para o Senai.

Ao final da reunião, Walmir Telles pediu que a Acij seja a interlocutora do Senai para colher as reivindicações da empresas jataienses. A missão foi imediatamente aceita por Lázaro Elandi. “Nossa diretoria não vai medir esforços para consolidar essa iniciativa”, disse o presidente da entidade. “Caminharemos junto com os poderes executivo e legislativo e com a CDL”.