Giuglio Cysneiros e Marques Pereira recebem títulos de cidadão jataiense
Foi realizada no auditório da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Jataí, no dia 1º de julho de 2016, uma sessão solene para entrega dos títulos de cidadão jataiense ao diretor regional do Sesc Goiás, Giuglio Settimi Cysneiros de Oliveira, e ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jataí (Sindivarejista), Marques Alves Pereira. As homenagens foram propostas pelos vereadores João Rosa e Geovaci Peres, respectivamente.
A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Jataí, Marcos Antônio, pelos vereadores Nilton César Soró (vice-presidente), Geovaci Peres, Gildenicio Santos, João Rosa, pelo prefeito de Jataí, Humberto Machado, pela primeira-dama do município e secretária de Promoção e Assistência Social, Gilvana Assis Machado, pelo presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e dos Conselhos Regionais/Sesc/Senac, José Evaristo dos Santos, pela diretora Regional do Senac, Felicidade Maria de Faria Melo, pelo vice-prefeito Reni Franco Garcia, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jataí (CDL), Lázaro Alberto Leal, pelos homenageados e suas esposas: Marise Angélica Cysneiros (mulher de Giuglio Cysneiros) e Lucilene Machado Cintra (Marques Pereira).
Giuglio Settimi Cysneiros de Oliveira , que nasceu em Carpina-PE, em 1942, foi diplomado bacharel em direito pela então Universidade Católica de Goiás (atual PUC). Foi dirigente de diversas entidades ligadas ao comércio em Goiânia e no Estado. Em janeiro de 1989 foi designado diretor administrativa e, a partir de julho do mesmo ano, direto do Departamento Regional do Sesc em Goiás, onde permanece até hoje. Foi um dos responsáveis pela construção da sede do órgão em Jataí.
Natural de Santa Helena de Goiás, Marques Alves Pereira vive em Jataí há 42 anos. Atualmente casado com Lucilene Machado Cintra, tem um filho (Marques Alves Pereira Júnior, fruto do primeiro casamento, com Iracema, da qual ficou viúvo há alguns anos), ele é representante sindical, comanda o Sindivarejista, é conselheiro do Sesc Goiás e diretor da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio). Também formado em direito, morou vários anos em Catalão-GO antes de fixar-se em Jataí, em 1974. Trabalhou intensamente para que o município passasse a contar com uma unidade do Sesc.
Abrindo a fase de pronunciamentos, o vereador Gildenicio Santos exaltou a cerimônia. "Este é um momento muito especial, por homenagear pessoas ilustres, que têm contribuído sobremaneira para com o desenvolvimento de nossa cidade", afirmou ele. "Nós vereadores temos muito cuidado ao conceder títulos de cidadania. Não é uma homenagem qualquer a que está acontecendo esta noite. A partir de hoje a responsabilidade de ambos aumentará, pois já não são apenas cidadão de fato, mas também de direito".
O vereador Nilton César Soró lembrou que as recentes homenagens prestadas pelo parlamento local foram plenas de mérito. "É uma noite especial por estarmos homenageando dois homens de tão vastos currículos", declarou. "Tenho certeza que a cidade de Jataí agradece muito ao senhor Marques por tudo que vem fazendo por nós. O mesmo digo em relação ao doutor Giuglio. Tenho orgulho por estar fazendo parte destas duas homenagens".
O presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, fez um histórico sobre sua relação com os homenageados e elogiou a população jataiense. "É gente que trabalha, como as abelhas, símbolo da cidade", disse ele. "Tenho parceria de mais de 40 anos com o Giuglio. Vocês, ao homenageá-lo, estão homenageando toda a direção do Sesc. Marques é outro baluarte do sistema, ao qual tem dado uma contribuição enorme".
Proponente do título ao diretor Regional do Sesc, o vereador João Rosa atribuiu boa parte da iniciativa ao prefeito Humberto Machado. "Doutor Giuglio, sei que mais de 50% deste título saiu da cabeça do nosso prefeito, que sugeriu que eu fizesse o projeto", revelou o parlamentar. "Quem te agradece por esta bela sede do Sesc somos nós, que ganhamos seu coração e esta bela obra".
O prefeito Humberto Machado destacou a importância da presença do órgão em Jataí. "Poucas cidades têm Sesc e Senac e muito menos uma sede como esta", relembrou. "Temos deficiência de mão de obra, e o Senac faz este trabalho de qualificação, enquanto o Sesc atua na área social. Marques está há tanto tempo entre nós que eu nem sabia que ele não era jataiense. Ser líder sindical em Jataí não é fácil, mas ele conseguiu se sobressair. Já o doutor Giuglio, no primeiro dia que o vi, soube que era uma pessoa cativante, interessante, especial demais. Ele é uma pessoa resolutiva e parece um menino, um exemplo para nós que estamos envelhecendo. Depois de conversar com ele, fico muitos dias de bem com a vida".
Para Geovaci Peres, autor do projeto de concessão da cidadania jataiense a Marques Pereira, a trajetória do presidente do Sindivarejista é exemplar. "A noite de hoje é memorável: fico honrado por participar desta homenagem ao amigo Marques, que tanto faz no anonimato em prol de nossa sociedade", relatou. "Quando chegou, montou seu comércio, mas quis fazer mais pela cidade. Conquistou lentamente seu lugar no Sesc. Sua luta foi grande, por exemplo, para que esta suntuosa sede fosse aqui construída. Por isso, quando descobri que ele não era jataiense, resolvi elaborar este projeto. Cumprimento também o doutor Giuglio, que passei a admirar muito depois de conhecê-lo pessoalmente, quando entramos juntos na luta para que esta área fosse cedida para a obra".
O presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio, defendeu a concessão de títulos quando os laureados são tão merecedores quanto os daquela noite. "Algumas pessoas falam da entrega de títulos, mas estamos entregando no limite do prazo legal deste ano e ficamos felizes por estar aqui neste magnífico auditório", garantiu. "Quem reclama são os pessimistas de plantão. A escolha não é feita por acaso. É um conjunto de qualidades. O reconhecimento é consequência de atitudes corretas. As atitudes corretas do doutor Giuglio e do Marques é que levaram-nos a receber estas honrarias, com total justiça, pois são guerreiros que não descansam. São pessoas assim que realmente fazem com que a sociedade progrida".
Marques Alves Pereira mostrou gratidão pela concessão do título e fez uma retrospectiva de sua vida, especialmente dos seus anos em Jataí. "Agradeço ao vereador Geovaci Peres pela generosidade de ter apresentado este projeto de decreto legislativo", afirmou. "O título que ora me oferecem muito me honra, porém, mais me comove. Faz-me lembrar de tantas coisas, da trajetória da minha vida. Reconheço que este título aumenta muito minha responsabilidade perante os cidadãos desta cidade. Prometo contribuir o quanto for possível para tornar estar cidade um lugar cada vez melhor. Cumprimento o prefeito, o presidente da Câmara, os doutores José Evaristo e Giuglio Cysneiros por ter possibilitado contarmos com esta sede, que valorizou toda a cidade e tornou-se uma referência".
Cysneiros destacou a importância da família em sua formação e compartilhou a homenagem com os companheiros que estiveram com ele durante sua vida profissional. "Agradeço a todos pela homenagem, agradeço também ao Marques, o maior articulador e incentivador da vinda do Sesc para Jataí", asseverou. "É muito gratificante ser reconhecido por tudo que fizemos, embora eu tente apenas trabalhar em favor dos menos favorecidos e da sociedade como um todo. Sempre tivemos muito apreço e carinho por esta cidade, suas autoridades e sua população, que sempre nos recebeu muito bem. Agora não sou mais um visitante. Posso dizer com orgulho que sou um cidadão de Jataí".