Ex-diretor do IFG recebe título de cidadão jataiense
Em sessão solene realizada no último dia 8 de agosto, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí entregou o título de cidadão jataiense ao professor Adenones Agostinho de Freitas. Proposta pelo vereador Vinícius Luz, a homenagem deveu-se aos serviços prestados pelo ex-diretor do Cefet (atual Instituto Federal de Goiás) à educação no município.
Além do homenageado e do parlamentar proponente, fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos os vereadores Gênio Eurípedes, Gildenício Santos e Nilton César Soró, o representante da prefeitura, Matazo Luiz da Silva, o diretor executivo do Instituto Federal de Goiás (IFG) em Jataí, Paulo Henrique de Souza, a diretora do IFG/Jataí, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, a presidenta da OAB local, Simone Oliveira Gomes, o representante da Diocese da igreja católica jataiense, padre Cristiano Faria dos Santos, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), Gerson de Almeida Taguatinga, o representante do Lions Clube, Adelino Gameiro das Neves, e a mulher de Adenones de Freitas, Maria Alairde do Vale de Freitas.
Nascido em Caçu em 1952, formado em física e engenharia civil pela antiga Universidade Católica de Goiás (hoje PUC), Adenones Agostinho de Freitas chegou a Jataí em 1989. Foi eleito duas vezes diretor do Cefet, de 1994 a 2001 e de 2002 a 2005. Atuou ainda como presidente da Fundação Educacional de Jataí (FEJ) e do JataíPrevi, além de dar aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG) como professor convidado. Do casamento com Maria Alairde tem quatro filhos.
Em seu pronunciamento, a presidenta da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Jataí, Simone Oliveira Gomes, lembrou que há 25 anos o professor Adenones de Freitas veio para Jataí com sua família, “não apenas para mudar sua própria vida, mas a de inúmeras pessoas que passaram pelos antigos Escola Técnica Federal de Goiás e Cefet”.
Já o empresário Adelino Gameiro das Neves, representante do Lions Clube, fez um histórico do trabalho do homenageado em Jataí, sempre com “honradez, responsabilidade e amizade com todos os alunos da instituição”.
Para o presidente do Crea de Goiás, Gerson Taguatinga, “estamos diante de um ser humano dotado de grandes qualidades morais. Por trás desta simplicidade, desta humildade toda, Adenones tem honrado o nome do Crea”.
O vereador Gênio Eurípedes destacou a ligação do professor com o setor educacional. “Adenones é realmente identificado com a educação”, afirmou. “Fez um trabalho sensacional não só no Cefet, mas também na Fundação Educacional, nas batalhas para trazer novos cursos superiores para a cidade”.
De acordo com o vereador Nilton César Soró, “não foi à toa que o senhor Adenones foi eleito duas vezes para a diretoria do Cefet, ele que tanto contribuiu para o desenvolvimento da educação em nosso município”.
O vereador Gildenício Santos considera a figura do homenageado como um paradigma. “O professor Adenones é um exemplo para todos nós, um orgulho para os jataienses”, disse ele. “Reconhecemos a história do senhor como um homem que fez sua parte em prol da história da nossa cidade”.
Segundo a diretora do IFG de Jataí, professora Mara Rúbia, “a cidade de Jataí tem uma dívida muito grande com a cidade de Caçu, que nos emprestou o senhor, alguém que consegue ser simples sem deixar de ser rigoroso, ser solidário sem deixar de ser prático”.
Representando a prefeitura de Jataí, Matazo Luiz da Silva afirmou que o município “só tem a agradecer a uma pessoa do quilate de Adenones”. E lembrou alguns fatos da vida pessoal envolvendo a ambos. “Quando fui convidado para comandar a Secretaria de Administração, busquei orientação justamente com ele”.
Proponente da homenagem e presidente da mesa diretiva, o vereador Vinícius Luz ressaltou vários aspectos da personalidade do mais novo cidadão jataiense. “Queria eu ter a serenidade que o senhor tem para lidar com todos os desafios - e a sua humildade também. É uma honra poder conviver com o senhor, com essa família tão linda. O senhor merece todas e mais outras homenagens que vierem. Parabéns e muito obrigado por tudo o que o senhor fez”.
Admitindo ser “chorão”, Adenones de Freitas fez um discurso emocionado. “Hoje é um dia de muita alegria. Tenho observado muitas homenagens e visto que os homenageados são grandes empresários e políticos. Por isso, sinto-me muito honrado por receber esta honraria, que significa também reconhecimento à importância da educação”, declarou. “Agradeço aos meus pais, meus irmãos, que sempre fizeram com que eu tivesse responsabilidade, meu cunhado, meus filhos e, em especial, minha esposa”.