Data foi comemorada durante sessão solene realizada no dia 29 de junho de 2018. Evento foi proposto pelos vereadores Kátia Carvalho e Gildenicio Santos
Oitavo encontro da quinta região reuniu autoridades de 41 municípios no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia

Notícias
Público - 29/06/2018 - 14:50:16 - por: Francisco Privado - 29/06/2018 - 14:40:11 - por: Francisco Privado - 29/06/2018 - 14:39:16 - por: Francisco
Deputado Daniel Vilela recebe o Troféu Jatobá Maior condecoração do legislativo jataiense foi entregue por iniciativa do vereador Gildenicio Santos, aprovada por todos os parlamentares
Fotos: Hélio Domingos
Da esquerda para a direita: Vitor Gaiardo, Eduardo Naves, Kátia Carvalho, Humberto Machado, Gildenicio Santos, Daniel Vilela, Major Davi Pires, Mauro Bento Filho, Américo Nunes e Thiago Maggioni

Em sessão solene realizada no dia 28 de junho, no plenário João Justino de Oliveira, o deputado federal Daniel Vilela recebeu o Troféu Jatobá, a mais alta condecoração oferecida a cidadãos jataienses pela Câmara Municipal de Jataí. A homenagem foi proposta pelo vereador Gildenicio Santos e aprovada por todos os parlamentares, em virtude dos serviços prestados pelo deputado ao município no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Goiás.

A mesa de trabalhos foi composta pelos pelos vereadores Gildenicio Santos, José Carapô, Kátia Carvalho, Major Davi Pires, Mauro Bento Filho e Thiago Maggioni (que presidiu a sessão, por ser o vice-presidente do legislativo), pelo deputado federal Daniel Vilela, pelo ex-prefeito Humberto Machado, pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Jailton Prado Naves, que representou o prefeito Vinícius Luz, pelo deputado estadual Paulo Cézar Martins, pelo professor Américo Nunes Neto, representando a Universidade Federal de Jataí (UFJ), pelo presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vitor Gaiardo, e pelo ex-vice-prefeito de Goiânia Agenor Mariano.

Momento em que o vereador Gildenicio Santos entregou o Troféu Jatobá ao deputado Daniel Vilela

Para o vereador Gildenicio Santos, proponente da homenagem, a entrega do Troféu Jatobá é uma forma de retribuir todo o trabalho realizado por Daniel Vilela em favor de Jataí. "É para mim um grande prazer e uma grande honra estar presente nesta sessão solene em homenagem ao deputado federal Daniel Vilela, que aqui nasceu e mantém fortes raízes em nosso município. Esta é a forma de retribuir por tudo que Daniel fez em nosso benefício, entregando, com o apoio de todos os vereadores, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal. Quando precisamos da ajuda dele para conseguir benefícios para Jataí, ele foi até autoridades de Brasília, ministros e até mesmo à presidência da República para buscar apoio para nossos pleitos. Obras importantes, como o futuro aeroporto regional e o anel viário, estão andando graças a Daniel. Na área da saúde, ele tem sido fundamental para dar amparo aos jataienses. São mais de R$ 5 milhões direcionados para a área da saúde de Jataí. Receba este troféu como reconhecimento do povo jataiense pelos relevantes serviços prestados a nós", declarou o parlamentar.

O vereador Major Davi Pires, revelou que conhece o deputado desde sua chegada a Jataí, em 1996. "Quando aqui cheguei, o Daniel Vilela tinha 13 anos. Jogamos bola muitas vezes na cidade. Fiquei feliz que você tenha feito questão de estar aqui. Gostaria de parabenizar o vereador Gildenicio e demais vereadores pela homenagem ao deputado, que, em Brasília, mesmo cansado de viagens, recebeu a comitiva de Jataí com a maior atenção e presteza. Ele tem esse perfil de tratar a todos com respeito, receber a todos muito bem e atender aos pleitos levados pelos representantes do nosso município. Por isso a homenagem é justa", afirmou.

Componentes da mesa de trabalhos durante a execução do Hino Nacional Brasileiro

O vereador Mauro Bento Filho ressaltou a coragem do deputado federal ao ingressar e se manter na vida pública. "Tenho acompanhado Daniel Vilela nos últimos dez anos, desde que se candidatou a vereador em Goiânia. Sempre tivemos uma trajetória de relacionamento familiar. É uma grande honra participar desta homenagem a você, que é uma pessoa humilde, com espírito público e com capacidade de articular, convencer e se relacionar, independentemente de partidos e diferenças políticas. Hoje, para ser um homem público, é preciso coragem. Isso enaltece ainda mais sua figura e justifica a solenidade desta noite", declarou.

Segundo a vereadora Kátia Carvalho, o deputado jataiense alcançou respeito estadual e nacional devido a suas virtudes políticas e pessoais. "O deputado Daniel Vilela é um homem que veio para servir, para fazer um trabalho em prol da sociedade. Temos muito orgulho por notar que você galgou posições importantes na política nacional, por ser uma pessoa que ganhou admiração entre seus pares. É um homem sereno, humilde, sempre com os pés no chão, com a tranquilidade necessária às pessoas públicas", disse ela.

O vereador José Carapô fez uma análise da atual situação política do país e lembrou sua entrada na política. "Há três anos, quando decidi entrar na vida pública, as pessoas perguntaram o porquê, pois é um mundo tão sujo. Mas a mudança precisa partir da sociedade, que escolhe seus representantes. Decidi entrar porque espero fazer diferente. Assumi, como meus colegas, a responsabilidade por um país melhor. Fico feliz em estar homenageando você, Daniel, aqui hoje. Independentemente de projetos políticos, esta homenagem é justíssima", considerou.

Deputado federal Daniel Vilela durante seu pronunciamento

O vereador Thiago Maggioni também abordou certos aspectos da vida política. "Quando entramos na política, sempre queremos fazer o melhor. Às vezes estamos em lados opostos e ocorrem ataques levianos. Inclusive gostaria de pedir desculpas ao ex-prefeito Humberto Machado por algumas rusgas do passado. Hoje vivemos um período em que as pessoas generalizam em relação aos políticos, mas muitos são sérios e trabalham pelo povo. Você, Daniel, mostrou a nós, jataienses, algo que poucos políticos têm. Mesmo com um grupo político diferente do seu no comando do município, você nunca se negou a nos ajudar. Sentimos orgulho de ter você no Congresso Nacional, levando o nome de Jataí aos quatro cantos deste país", exaltou.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Daniel Vilela lembrou sua ligação com Jataí e enumerou os benefícios obtidos em Brasília. "Quero agradecer muito a presença de todos aqui. Me honraram intensamente nesta homenagem que o vereador Gildenicio me ofereceu. Serei eternamente grato pela iniciativa. Confesso que não gosto muito de receber homenagem, não por ser desprovido de vaidade, mas tenho a leve sensação de que, pela minha idade, estou muito longe de ser merecedor de homenagens. Mas não poderia ser indelicado e recusar o troféu oferecido pelo Gildenicio e pela Câmara. A vida política é tensa, mas quando a gente recebe um reconhecimento em sua cidade natal e ouve as palavras ditas aqui nesta noite, ganhamos um ânimo, uma força para continuar a trabalhar em favor da sociedade. Muita gente dizia que eu trabalharia por Goiânia, por ter sido vereador de lá, mas muitos sabem de minha ligação com Jataí, para onde sempre vinha quando possível, nas férias, nos finais de semana. Na Câmara dos Deputados, lutamos muito para garantir obras para nossa cidade, como o anel viário - cuja ponte deverá ser liberada neste ano, pelo menos uma delas -, os recursos para o novo aeroporto, a criação da Universidade Federal de Jataí, verbas para a saúde e muitas outras conquistas menores. Também pleiteamos a duplicação da BR-364, no trecho até Rondonópolis-MT, e recursos para a construção de um complexo esportivo na UFJ. Agradeço a todos aqui presentes e que nós jataiense continuemos orgulhosos desta cidade", disse ele.

HISTÓRICO

Daniel Elias Carvalho Vilela nasceu no dia 23 de outubro de 1983, em Jataí, mas mudou-se para Goiânia pouco tempo depois, já que naquela época seu pai, o ex-governador Luiz Alberto Maguito Vilela, exercia mandato de deputado estadual. Depois de tentar a carreira de jogador profissional de futebol, Daniel resolveu ingressar na política. Em 2008, em sua primeira eleição, tornou-se vereador por Goiânia, com 8.283 votos (o quinto mais votado).

Em 2010, ficou entre os 10 candidatos a deputado estadual mais bem votados em Goiás, com 36.382 votos. Na Assembleia Legislativa tornou-se líder do PMDB e apresentou projetos que visavam a modernização da gestão pública no Estado, assunto no qual se especializou por meio de uma pós-graduação. O parlamentar é formado em direito.

Quatro anos depois foi eleito deputado federal, ao obter 179 mil votos, o que o fez o segundo mais bem votado. Na Câmara dos Deputados integra as comissões de Constituição e Justiça, de instituição de um código comercial e de reformulação da Lei Pelé, entre outras. Daniel Vilela preside ainda a Frente Parlamentar de Convalidação dos Incentivos Fiscais e participou da COP 21, na qual foi assinado o Acordo de Paris, que visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Entre os benefícios buscados para Jataí, o deputado destaca a obtenção, junto ao Ministério dos Transportes, da garantia, inclusive financeira, de conclusão das obras do Rodoanel dos Imigrantes, o anel viário do município, e da sequência da construção do futuro aeroporto regional, além de emendas ao orçamento federal.

Continuar Lendo

Galeria de imagens

Vídeo da sessão solene