Transferência se deve ao período de férias do prefeito Vinícius Luz e de sua vice, Simone Oliveira Gomes
Maior condecoração do legislativo jataiense foi entregue por iniciativa do vereador Gildenicio Santos, aprovada por todos os parlamentares
Público - 02/07/2018 - 14:15:52 - por: Francisco Privado - 02/07/2018 - 13:51:31 - por: Francisco Privado - 02/07/2018 - 13:45:09 - por: Francisco
Câmara celebra a passagem do Dia do Pastor Data foi comemorada durante sessão solene realizada no dia 29 de junho de 2018. Evento foi proposto pelos vereadores Kátia Carvalho e Gildenicio Santos
Fotos: Hélio Domingos

Em sessão solene realizada no dia 29 de junho, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí celebrou o Dia do Pastor, comemorado anualmente no segundo domingo de junho. Proposto pelos vereadores Kátia Carvalho e Gildenicio Santos e aprovado por todos os parlamentares, o evento homenageou 18 pastores que atuam em Jataí, como forma de representar os todos os líderes evangélicos do município.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, Adilson Carvalho, pelos vereadores Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", Gildenicio Santos, Kátia Carvalho, Major Davi Pires e Mauro Bento Filho e pelo presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Jataí, Sonlismar José Pereira. 

A pastora Luzia Elane da Silva Nunes ministrou um momento de ação de graças e, logo depois, a cantora Josanne Ramos fez uma apresentação musical.

Receberam títulos de honra ao mérito os seguintes pastores: Adejair Macedo de Carvalho, Caleb Pereira de Carvalho, César José Santos Teles, Eliane Bernardino de Melo, Ivaldir Ferreira de Carvalho, Ivo Lopes Correia, Juvenal Fernandes Ferreira, Luiz Carlos Cabral dos Anjos, Marcos Corrêa, Marcos Ribeiro Ferreira, Mauro Rodrigues de Oliveira, Paulo Roberto Mendonça Garcia, Sirley Rosa Cabral dos Anjos, Sonlismar José Pereira, Valdecy Alves da Silva, Valmir Ferreira da Silva, Vicente Ferreira Rezende e Washington Rodrigues de Oliveira.

Abrindo o espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador Gildenicio Santos, um dos proponentes da homenagem, discorreu sobre a função de pastor. "Estou muito feliz nesta noite por homenagear pessoas tão ilustres, merecedoras da honraria concedida nesta sessão. Nestes dias terríveis não há um trabalho tão ingrato como o de um pastor, mas sua vocação e sua fé fazem com que ele pisoteie seu ego e continue seu trabalho, que continue em sua trilha. Mesmo que não seja recompensado na Terra, ele terá sua retribuição no futuro. A todos pastores e pastoras, o meu reconhecimento. Parabéns pelo que fazem à sociedade, pelo trabalho social e espiritual que realizam", disse ele.

A vereadora Kátia Carvalho, também proponente da matéria, exaltou o papel dos pastores e a própria religião evangélica. "Nossa Câmara hoje está recebendo bênçãos de todos os lados. Vocês estão aqui como missionários do Senhor. Vocês têm um papel público como nós, vereadores, que vivemos para servir a comunidade. São vocês que levam a palavra a todos que necessitam. Por isso têm a gratidão do fundo do meu coração, por não medir esforços para estar com o povo nos momentos de dificuldade, para levar conforto aos que se encontram em situação difícil", afirmou.

O vereador Mauro Bento Filho destacou a importância do trabalho pastoral na atualidade. "Quão árdua é a função e a responsabilidade de um pastor. Mas sei que Deus fortalece. Vivemos um momento em que cada vez mais a sociedade precisa de Deus. A inversão de valores leva a situações que outrora não nos afligiam. É enorme a violência, a desordem nos dias atuais, mas confiamos que podemos passar por isso com a ajuda de Deus. E o trabalho de vocês, pastores, é fundamental para que possamos superar esta situação", garantiu.

Segundo o vereador Carvalhinho, há semelhanças entre o trabalho parlamentar e o dos líderes evangélicos. "É motivo de muito orgulho estar presente aqui nesta noite, com um plenário cheio, com uma energia tão boa. A gente sabe o valor de cada pastor e cada pastora dentro de seu ministério em favor da sociedade, do bem-estar das famílias. A vontade de lutar para ajudar o próximo, assim como nós trabalhamos para ajudar as pessoas, faz com que nossos ofícios se aproximem, como disse a vereadora Kátia Carvalho", declarou.

O vereador Major Davi Pires rememorou trabalhos realizados em conjunto com pastores. "Fiz questão de estar presente nesta noite, por ser esta uma data tão importante. Vim prestigiar todos os pastores e parabenizar os vereadores proponentes. Em um momento de dificuldade, quando comandava a PM em Aragarças, tive a ajuda do pastor José Fernandes, que abraçou nossa causa e aceitou realizar uma corrida pela paz, fazendo a divulgação do evento, que se tornou notícia nacional. Na época ninguém queria estar ao lado da PM, pois as pessoas se recusam a ficar ao lado de quem está em situação ruim, exatamente o contrário do que a igreja faz. Eu vejo a doação que vocês fazem pela sociedade, inclusive atuando no tratamento de dependentes químicos, trabalho que a PM de Jataí apoiou quando estive no comando", revelou.

O presidente Adilson Carvalho enalteceu o serviço de evangelização e também a preocupação com dependentes químicos, por parte das igrejas evangélicas. "Reconheço o brilhante trabalho de evangelização dos pastores de Jataí e também no combate às drogas, algo que pude constatar pessoalmente, pois passei por esse problema em minha família e tive a ajuda de uma clínica evangélica. Nós que somos vereadores e vocês pastores e pastoras estamos juntos trabalhando em favor da sociedade. Que todos os pastores se sintam homenageados por esta solenidade. Parabéns a todos vocês. É motivo de muita alegria e satisfação estar presidindo esta sessão solene", assegurou.

Falando em nome dos homenageados, o pastor Sonlismar José Pereira, presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Jataí (Copeja), abordou a vocação para o trabalho pastoral. "Agradeço aos vereadores pela homenagem desta noite. O principal papel do pastor é, pela graça de Deus, tornar salvas as pessoas. Os pastores abdicam dos confortos de suas casas para visitar suas ovelhas, atender os enfermos nos hospitais e socorrer a todos os necessitados. O pastor às vezes sacrifica sua própria família para atender o rebanho do Senhor. Nenhuma outra vocação na Terra é tão excelente quanto ser um pastor, segundo as escrituras. Aos amados pastores desta cidade está se dando honra, merecida honra, que é a importância de se reconhecer nossa vocação e nosso trabalho. Que as ricas bênçãos do Senhor estejam sobre os vereadores e suas famílias por honrar os profetas de Deus", declarou o religioso.

Continuar Lendo

Vídeo da sessão solene