Próximo
Via foi danificada principalmente devido ao período chuvoso
Anterior
300 famílias vivem no local sem acesso a eletricidade e água potável
Notícias
Publicado em 24 de abril de 2023
Público - 24 de Abril de 2023 às 15:57 - por:
Francisco Cabral
Público - 24 de Abril de 2023 às 15:57 - por:
Francisco Cabral
Público - 24 de Abril de 2023 às 15:57 - por:
Francisco Cabral
Privado - 24 de Abril de 2023 às 15:57 - por:
Francisco Cabral
Privado - 24 de Abril de 2023 às 15:57 - por:
Francisco Cabral
Privado - 24 de Abril de 2023 às 15:56 - por:
Francisco Cabral
Privado - 24 de Abril de 2023 às 15:56 - por:
Francisco Cabral
Adilson apresenta moção devido a morte de ex-vereador
Pedro Ottoni de Carvalho, o "Pedro Russo", morreu em 16 de abril de 2023
A Câmara aprovou moção de pesar apresentada pelo vereador Adilson Carvalho devido à morte do ex-vereador Pedro Ottoni de Carvalho, também conhecido como “Pedro Russo”, ocorrida no dia 16 de abril deste ano. O jataiense Pedro Ottoni de Carvalho teve papel importante na vida empresarial, no esporte, como jogador de futebol do time principal de sua época, e na política local. Mas foi nesse último quesito, a política, que Pedro Ottoni se destacou. Ainda rapaz, com invejável poder de comunicação e carisma, decidiu candidatar-se a uma vaga na Câmara de Vereadores.
Sua passagem por esta Casa, em três legislaturas, deixou registrados episódios memoráveis em diversas áreas da vida jataiense. Sua estreia como vereador se deu em 1951 e logo de início, sabedor através de rádio, da intenção do governo da República de instalar 600 agências do Banco do Brasil pelo interior do país, deu entrada em requerimento, em caráter de urgência, solicitando ao prefeito Cyllenêo França que enviasse um emissário ao Rio de Janeiro a fim de acelerar os trabalhos referentes à obtenção de uma agência para Jataí e essa tarefa coube a José Feliciano Ferreira. Na sua segunda legislatura, iniciada em janeiro de 1967, agora sob a legenda da antiga Arena, durante esse período, a prefeitura pegou dinheiro emprestado de agiota e comprou arroz beneficiado para ser comercializado a preço mais barato, junto à população carente, a exemplo de administrações passadas. Pedro não foi autor do projeto, mas apoiou a iniciativa do prefeito César de Almeida Melo.
Essa legislatura terminou e veio a terceira, iniciada em janeiro de 1971, ainda pela Arena, ocasião em que a Câmara deu posse ao prefeito Dorival de Carvalho. Essa terceira e última legislatura da qual Pedro Ottoni de Carvalho participou pode ser considerada uma das mais tumultuadas da Câmara de Jataí. Como acontece em todo início de legislatura, na primeira sessão houve a eleição para formação da Mesa Diretora, disputa travada entre os vereadores Geraldo Venério de Carvalho, MDB — o mais votado no pleito — e Antônio Soares Gedda, da Arena. Encerrados os trabalhos, constatou-se que o professor Geraldo Venário havia vencido o pleito por um voto e foi considerado empossado no cargo de presidente da Câmara. Na sessão seguinte, ao serem abertos os trabalhos pelo presidente Geraldo Venério, teve início um fato inédito na história da Câmara de Jataí. O vereador Antônio Soares Gedda, líder da Arena naquela ocasião, apresentou requerimento propondo a realização de nova eleição para a Mesa por não concordar com o pleito da sessão anterior, alegando fraude no processo. O presidente Geraldo Venério, sem ouvir o plenário sobre a pretensão de Gedda, “considerou inoportuna a representação, tendo em vista que a Mesa fora eleita e empossada em sessão pública, sem nenhuma restrição por parte dos vereadores presentes”. Em vista da negativa do presidente em acolher o pedido do vereador Gedda, este se retirou do recinto levando consigo os vereadores Carlos de Alencar Arraes, Sebastião Lourenço de Assis, Oscar Fleck, Daniel Lima Souza e Pedro Ottoni de Carvalho. Em seguida Venério declarou encerrada a sessão. Nem a ata desse dia foi assinada. A história teve sequência no mesmo dia. O grupo de parlamentares descontentes, liderados pelo vereador Antônio Soares Gedda, se reuniu em outro local para nova sessão com a participação dos seis membros do grupo dos rebelados. Nessa reunião, organizou-se nova eleição para a Mesa Diretora e o vereador Antônio Gedda teve seu nome sufragado como presidente. Estavam, assim, configuradas as duas mesas diretoras da Câmara, trabalhando ambas normalmente sem tomar conhecimento do que a outra fazia. Como se vê, 11 era o número de vereadores que compunham a 7º legislatura. Do lado de Gedda havia seis parlamentares e do Geraldo Venério, apenas cinco. O prefeito Dorival de Carvalho, para enfrentar a duplicidade de Mesa Diretora, decidiu optar pelo grupo de Antônio Soares Gedda e desconhecer a outra, sobretudo porque a primeira tinha quórum para as sessões, ao passo que a de Venério nem as atas eram aprovadas por falta de número de membros nas sessões. Esse estado de beligerância durou menos de um ano. Passados seis meses da eleição, cada Mesa Diretora começou a cassar vereador da outra por não comparecimento às sessões, como prevê a legislação e tudo isso era comunicado às autoridades.
“Pessoa bastante conhecida por sua relevante atuação em nosso município, notadamente como membro do parlamento municipal por três legislaturas, deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos que lamentam a sua perda. Aos seus familiares, apresentamos nossas sinceras condolências e manifestamos nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que o senhor Pedro Ottoni de Carvalho descanse em paz”, afirmou o autor da moção.
Matéria Legislativa
MOC 5/2023 - Moção
Protocolo: 278/2023 | Data de Apresentação: 17 de Abril de 2023 Autoria: Adilson de Carvalho “Solicito o envio de moção de pesar aos familiares de Pedro Ottoni de Carvalho (Pedro Russo).” Localização Atual: Departamento Legislativo - DL Status: Proposição aprovada Ultima Ação: Proposição Aprovada em votação única. Data da última Tramitação: 20 de Abril de 2023 Foi a plenário em: 20 de Abril de 2023 - Aprovado - |