Análises de Similaridade (Requerimento nº 532 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 654 de 2025 | 10/10/2025 | 25% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal brasileira, procedo à análise comparativa dos requerimentos "REQ 654/2025" e "REQ 532/2025", com o objetivo de identificar a similaridade de suas proposições. A avaliação se concentra no objeto do pedido, nos beneficiários e na localidade específica, desconsiderando os autores para a presente análise. Conteúdo do REQ 654/2025Este documento formaliza a solicitação para a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no município de Jataí. O benefício visa atender às famílias enlutadas e aprimorar o sistema de vigilância epidemiológica local, que atualmente sofre com a ausência desse serviço, exigindo o deslocamento de casos para municípios vizinhos. A localidade específica para a qual o serviço é requerido é o município de Jataí, Estado de Goiás. Conteúdo do REQ 532/2025Este requerimento propõe a criação de uma linha de crédito popular, com valor de até R$ 5.000,00. O benefício é direcionado a microempreendedores, autônomos e trabalhadores informais, com o intuito de fomentar a economia local e incentivar a formalização de negócios. A localidade específica para a qual a linha de crédito é solicitada é o município de Jataí. Comparativo das ProposiçõesAo confrontar os elementos centrais de cada requerimento, observamos o seguinte:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os requerimentos serem endereçados à mesma localidade (Jataí), os benefícios solicitados e os grupos de beneficiários diretos são intrinsecamente diferentes. Um trata de infraestrutura de saúde e dignidade no luto, e o outro de apoio econômico e empreendedorismo. A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de aproximadamente [[ 25% ]]. Este percentual reflete a identidade da localidade de aplicação das proposições e o formato documental comum, mas ressalta a divergência substancial quanto ao objeto e ao público-alvo das solicitações. |
Requerimento nº 605 de 2025 | 11/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta respeitável Câmara Municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará na essência das proposições: o que está sendo solicitado, quem será o destinatário direto do benefício e qual a localidade específica dentro do município que será impactada. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosDetalhamento dos PleitosPara uma compreensão clara, desconsideramos os proponentes e focamos exclusivamente no conteúdo das solicitações. REQ 605/2025Este requerimento formaliza um pedido à Mesa Diretora para que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo municipal. * Solicitação Principal: A atualização do mapeamento da cidade de Jataí, com ênfase na plataforma Google Maps. O objetivo é corrigir falhas, rotas incorretas e trajetos inexistentes decorrentes de um mapeamento desatualizado. * Beneficiários Diretos: A população jataiense em geral, com destaque para motoristas de aplicativo, trabalhadores do transporte e cidadãos que dependem da ferramenta para mobilidade urbana. * Localidade Abrangida: A cidade de Jataí/GO como um todo. REQ 532/2025Este documento também se dirige à Presidência da Casa para que, após apreciação, seja encaminhado ao Chefe do Poder Executivo. * Solicitação Principal: A criação de uma linha de crédito popular, no valor de até R$ 5.000,00, com condições facilitadas (carência, parcelamento, juros reduzidos), a ser implementada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. * Beneficiários Diretos: Microempreendedores, autônomos e trabalhadores informais do município, visando fomentar seus negócios, adquirir insumos e promover a formalização. * Localidade Abrangida: O município de Jataí. Comparativo de ConteúdoAo confrontar os elementos centrais de cada proposição, observamos as seguintes distinções e convergências: Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não.Semelhança PercentualA análise da similaridade entre o REQ 605/2025 e o REQ 532/2025, focando na solicitação, nos beneficiários e na localidade, revela uma baixa sobreposição. Embora ambos os requerimentos sejam instrumentos legislativos da mesma Câmara Municipal e visem melhorias para a mesma localidade – o município de Jataí –, as naturezas das demandas são fundamentalmente distintas. O REQ 605/2025 pleiteia uma melhoria na infraestrutura de informação e mobilidade urbana através da atualização de um sistema de mapeamento digital. Por outro lado, o REQ 532/2025 propõe uma medida de fomento econômico e social, a criação de uma linha de crédito para um grupo específico de trabalhadores. Os beneficiários diretos, embora ambos sejam cidadãos de Jataí, representam segmentos populacionais com necessidades e desafios distintos. A única convergência plena reside na localidade geográfica de aplicação das medidas. Contudo, a essência do que é solicitado e os grupos primariamente atendidos divergem substancialmente. Assim, a similaridade entre os documentos, considerando os critérios estabelecidos, é reduzida. [[ 15% ]] |
Requerimento nº 550 de 2025 | 10/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade. Descrição sucinta dos pedidos:
Similaridade Percentual: A similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de aproximadamente [[ 10% ]]. A similaridade se dá pelo fato de ambos os documentos serem direcionados para a mesma cidade, Jataí/GO. |
Requerimento nº 565 de 2025 | 14/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 565/2025 e REQ 532/2025. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 565/2025 e REQ 532/2025A presente análise tem por objetivo comparar o conteúdo e a intenção de dois requerimentos apresentados à Câmara Municipal de Jataí, a fim de determinar se tratam do mesmo assunto, focando no benefício solicitado, nos beneficiários e na localidade. Comparativo de Conteúdo e IntençãoOs textos em questão, REQ 565/2025 e REQ 532/2025, não estão solicitando o mesmo benefício, embora ambos se destinem à mesma localidade, o município de Jataí. Enquanto o REQ 565/2025 foca na questão habitacional, o REQ 532/2025 aborda o fomento econômico por meio de crédito. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança PercentualConsiderando a natureza da solicitação e os grupos de beneficiários, a similaridade entre o REQ 565/2025 e o REQ 532/2025 é baixa. Embora ambos sejam instrumentos legislativos que visam a melhoria das condições sociais e econômicas da população no mesmo município, os objetos centrais dos pedidos (habitação versus crédito) e os públicos-alvo específicos (famílias de baixa renda versus empreendedores/trabalhadores informais) são distintos. A similaridade se restringe ao fato de serem requerimentos ao Poder Executivo para ações de desenvolvimento social/econômico na mesma cidade. [[ 10% ]] |
Requerimento nº 348 de 2025 | 08/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos "REQ 348/2025" e "REQ 532/2025". O foco desta análise reside no conteúdo e na intenção dos pedidos, identificando o que está sendo solicitado, quem será o beneficiário e para qual localidade o pedido é feito, desconsiderando os autores para a comparação requerida. Análise do REQ 348/2025O "REQ 348/2025" apresenta uma solicitação de ajuda humanitária para custear tratamento de saúde. Este pedido visa cobrir despesas com cirurgias reparadoras, terapias e acompanhamento médico especializado. O beneficiário direto e específico desta solicitação é o infante João Tiago Nogueira Chaves, que, conforme descrito, possui severas limitações físicas como ausência do céu da boca e lábios leporinos. A localidade para a qual o pedido é direcionado e onde o beneficiário reside é o Município de Jataí, Estado de Goiás. A intenção subjacente é garantir o direito à saúde e dignidade a uma criança em situação de vulnerabilidade. Análise do REQ 532/2025Em contrapartida, o "REQ 532/2025" requer a criação de uma linha de crédito popular, com um valor máximo de R$ 5.000,00, e condições facilitadas de carência, parcelamento e taxas de juros reduzidas. Os beneficiários desta proposta são os microempreendedores, autônomos e trabalhadores informais do município. A localidade abrangida por este pedido é, igualmente, o Município de Jataí, Estado de Goiás. A justificativa para esta solicitação é o fomento da economia local, o incentivo à formalização e a promoção da autonomia financeira desses cidadãos. Comparativo de Benefícios e LocalidadesAo comparar os dois textos, verifica-se que eles não estão pedindo o mesmo benefício. O "REQ 348/2025" solicita um auxílio de saúde individualizado, enquanto o "REQ 532/2025" propõe uma política pública de crédito para um grupo econômico. Contudo, ambos os requerimentos estão direcionados para a mesma localidade, o Município de Jataí. Semelhança PercentualFocando na solicitação e nos beneficiários, a similaridade entre o "REQ 348/2025" e o "REQ 532/2025" é bastante limitada. As naturezas dos pedidos são fundamentalmente distintas: um é de caráter assistencial e de saúde para um indivíduo específico, e o outro é de fomento econômico para uma categoria ampla de trabalhadores. Os grupos de beneficiários são completamente diferentes. A única convergência substancial entre os documentos reside na localidade de aplicação dos pedidos. Considerando a distinção primordial no "o quê" e no "para quem", a semelhança percentual entre os documentos é de [[ 10% ]]. |
Requerimento nº 643 de 2025 | 05/10/2025 | 5% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Avaliação da SimilaridadeA análise comparativa entre o REQ 643/2025 e o REQ 532/2025 revela diferenças significativas em seus conteúdos, apesar de ambos serem requerimentos legislativos direcionados ao município de Jataí.
Semelhança PercentualConsiderando as diferenças nos objetos de solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, a similaridade entre os documentos é estimada em [[ 5% ]]. |
Requerimento nº 548 de 2025 | 06/08/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades envolvidas. Análise Comparativa de RequerimentosIdentificação do Assunto e BenefícioAo analisar o conteúdo do REQ 548/2025 e do REQ 532/2025, é evidente que os textos não estão pedindo o mesmo benefício. O REQ 548/2025 solicita uma intervenção de infraestrutura de trânsito, enquanto o REQ 532/2025 propõe uma medida de fomento econômico. Embora ambos os requerimentos sejam direcionados ao Poder Executivo Municipal de Jataí, a natureza das solicitações e os grupos de beneficiários são distintos. Descrição Detalhada dos PedidosO REQ 548/2025 solicita a implantação de um sinaleiro (semáforo) no cruzamento da Rua Miguel de Assis com a Rua Almeida, localizado na Vila Progresso. O benefício visado é a segurança viária e a fluidez do trânsito para os moradores, trabalhadores, estudantes e pais com crianças pequenas que utilizam diariamente essa área, bem como para as famílias humildes, idosos e pessoas com deficiência residentes na região. A localidade específica do pedido é o mencionado cruzamento na Vila Progresso, dentro do município de Jataí, Estado de Goiás. Por sua vez, o REQ 532/2025 requer a criação de uma linha de crédito popular, com valor de até R$ 5.000,00. O benefício principal é o acesso a capital para investimento e formalização de negócios. Os beneficiários diretos deste pedido são os microempreendedores, autônomos e trabalhadores informais do município. A localidade abrangida pelo pedido é o município de Jataí como um todo, visando o desenvolvimento econômico local. Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação e o beneficiário como critérios primordiais, e desconsiderando os autores, a semelhança entre o REQ 548/2025 e o REQ 532/2025 é mínima. Os objetos dos pedidos são fundamentalmente diferentes: um trata de infraestrutura de trânsito e segurança pública em um ponto específico, e o outro de fomento econômico e inclusão financeira para um grupo social específico em todo o município. A única similaridade reside no fato de ambos serem requerimentos formais endereçados ao mesmo Poder Executivo Municipal na mesma cidade. Com base na análise do conteúdo da solicitação e dos beneficiários, a semelhança percentual entre os documentos é de [[ 5% ]]. |
Requerimento nº 623 de 2025 | 25/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades designadas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos Elementos EssenciaisAo examinar o conteúdo de ambos os documentos, desconsiderando os proponentes, identificamos os seguintes pontos cruciais:
Avaliação da ConvergênciaA comparação dos elementos essenciais revela distinções fundamentais entre os dois requerimentos. O primeiro documento busca uma intervenção física e estrutural em um local determinado para um grupo específico de residentes. O segundo, por sua vez, propõe uma política de fomento econômico, de natureza financeira, direcionada a uma categoria profissional ampla em toda a área municipal. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Grau de SemelhançaConsiderando a natureza dos pedidos, os grupos de pessoas ou entidades a serem beneficiadas e as especificidades geográficas, as solicitações apresentam propósitos e alcances distintos. As ações propostas são de naturezas completamente diferentes: uma é uma obra de infraestrutura e a outra é uma política de crédito. Os públicos-alvo são dessemelhantes, e as localidades, embora ambas no mesmo município, são tratadas com níveis de especificidade que as tornam distintas para fins de comparação de "mesma localidade específica". Semelhança percentual entre REQ 623/2025 e REQ 532/2025: [[ 5% ]] |