Análises de Similaridade (Requerimento nº 325 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 577 de 2025 | 24/08/2025 | 40% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 577/2025 e REQ 325/2025: Mesmo Benefício para a Mesma Localidade?Ao examinar o conteúdo de ambos os requerimentos, constata-se que não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os pedidos se insiram no contexto da segurança viária para pedestres, as especificidades de cada solicitação e os locais designados são distintos. O REQ 577/2025 solicita a implantação de uma faixa de pedestres de natureza não especificada (presumivelmente padrão), enquanto o REQ 325/2025 requer um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A diferença entre a implantação direta de uma faixa e a solicitação de um estudo para uma faixa elevada específica (que possui características adicionais de redução de velocidade) configura benefícios distintos em termos de intervenção e tipo de infraestrutura. Adicionalmente, as localidades são inequivocamente diferentes: o REQ 577/2025 aponta para a Rua Mineiros, nº 2016, Bairro Samuel Graham, em frente a uma clínica específica, enquanto o REQ 325/2025 direciona-se às proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar estritamente na solicitação e nos beneficiários, a semelhança entre o REQ 577/2025 e o REQ 325/2025 é avaliada. Ambos os requerimentos abordam a necessidade de infraestrutura para travessia de pedestres ("faixa de pedestres") e visam beneficiar "pedestres". Contudo, as especificidades da solicitação (implantação de faixa padrão versus estudo para faixa elevada) e o foco dos beneficiários (grupo vulnerável específico versus pedestres em geral) apresentam distinções significativas. A natureza da intervenção e o público-alvo, embora relacionados, não são idênticos. Considerando a presença do termo "faixa de pedestres" e "pedestres" como elementos comuns, mas as diferenças substanciais no tipo de intervenção solicitada (implantação direta vs. estudo de viabilidade para tipo específico) e na particularidade dos beneficiários, a similaridade é moderada. A semelhança percentual entre os documentos é de [[ 40% ]]. |
Requerimento nº 605 de 2025 | 10/09/2025 | 35% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise do REQ 605/2025O REQ 605/2025, datado de 09 de setembro de 2025, solicita um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um redutor de velocidade, faixa elevada de pedestre ou semáforo. A localidade designada para esta intervenção é o cruzamento da Rua Benjamim Constant com a Avenida Dom Emanuel, no Setor Santa Maria. O propósito é garantir maior segurança a motoristas, pedestres e moradores daquela região, devido ao fluxo intenso de veículos em alta velocidade e ao risco de acidentes. Análise do REQ 325/2025O REQ 325/2025, datado de 24 de abril de 2025, requer um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A intervenção é solicitada para as proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. A justificativa aponta para a necessidade de redução da velocidade dos veículos e melhoria da travessia de pedestres, em virtude do alto fluxo de veículos e da alta velocidade, que comprometem a segurança dos cidadãos. Comparativo de ConteúdoAo confrontar os dois documentos, observamos os seguintes pontos:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Qual semelhança percentual entre REQ 605/2025 e REQ 325/2025? Considerando a análise focada na solicitação, no beneficiário e na localidade, e ponderando que as localidades são completamente distintas e os benefícios, embora relacionados, não são idênticos em sua especificidade, a semelhança percentual entre os documentos é de [[ 35% ]]. Esta avaliação reflete a alta similaridade nas justificativas e no tipo de ação solicitada (estudo de viabilidade para segurança no trânsito), mas atribui peso significativo às diferenças nas localidades e na exatidão das medidas propostas. |
Requerimento nº 626 de 2025 | 25/09/2025 | 30% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o ambiente camarário, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, seus beneficiários e as localidades específicas. Análise Comparativa dos RequerimentosPara esta avaliação, consideraremos o conteúdo do REQ 626/2025 e do REQ 325/2025. REQ 626/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de redutores de velocidade. O local indicado para esta intervenção é a Rua 34, nas proximidades da Base de Apoio às Forças de Segurança, no Residencial Mauro Bento. O benefício almejado é a segurança da população que reside e transita por essa via, visando a diminuição de acidentes decorrentes do excesso de velocidade. REQ 325/2025Por sua vez, este requerimento solicita um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A localidade específica para a intervenção é nas proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. O objetivo é aprimorar a segurança dos pedestres e reduzir a velocidade dos veículos nessas avenidas de intenso fluxo. Comparativo DetalhadoAo confrontar os dois documentos, observamos que ambos se enquadram na categoria de requerimentos que solicitam estudos de viabilidade técnica ao Poder Executivo para medidas de segurança no trânsito. Contudo, as especificidades de cada pedido divergem em pontos cruciais. Em relação ao benefício solicitado, o REQ 626/2025 propõe a implantação de "redutores de velocidade", uma categoria mais ampla de dispositivos. Já o REQ 325/2025 especifica a "construção de uma faixa de pedestre elevada", que, embora seja um tipo de redutor de velocidade, possui a função adicional e primária de travessia segura para pedestres, sendo uma medida mais particularizada. Portanto, o objeto direto da solicitação, embora com propósito similar de controle de velocidade e segurança, não é idêntico em sua descrição. Quanto à localidade, os endereços são completamente distintos. O REQ 626/2025 aponta para a Rua 34, no Residencial Mauro Bento, enquanto o REQ 325/2025 direciona-se ao cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. A ausência de sobreposição geográfica é um fator determinante. Os beneficiários, em ambos os casos, são os cidadãos que utilizam as vias, buscando maior segurança. No entanto, a população beneficiada é intrinsecamente ligada às localidades específicas, sendo, portanto, grupos distintos de moradores e transeuntes. Conclusão da SimilaridadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando as diferenças na especificação do benefício e, principalmente, a total distinção das localidades propostas para as intervenções, a similaridade entre os documentos, no que tange ao cerne da solicitação, é limitada. Embora compartilhem a natureza de requerimento para estudo de viabilidade técnica em segurança viária, os elementos essenciais que definem a unicidade de um pedido legislativo – o que se pede e onde se pede – são distintos. A semelhança percentual entre o REQ 626/2025 e o REQ 325/2025, desconsiderando autores e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 30% ]] |
Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 20% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa de Textos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade, embora ambos se refiram à cidade de Jataí-GO. Descrição sucinta dos pedidos:
Semelhança percentual entre os documentos: Considerando que ambos os documentos solicitam estudos de viabilidade para melhorias urbanas em Jataí-GO, mas para diferentes locais e com objetivos distintos (recapeamento asfáltico versus faixa de pedestre elevada), a similaridade entre os documentos é de aproximadamente [[ 20% ]]. |
Requerimento nº 598 de 2025 | 06/09/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 598/2025 e REQ 325/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores para esta avaliação. Análise Comparativa dos Requerimentos1. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 598/2025 solicita a implantação de uma praça pública para lazer e convivência, enquanto o REQ 325/2025 solicita a construção de uma faixa de pedestre elevada para segurança no trânsito. As localidades também são distintas: o primeiro refere-se às proximidades dos Bairros Cordeiro e Jardim América, e o segundo ao cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. 2. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
3. Semelhança Percentual entre os DocumentosAo focar na solicitação e no beneficiário, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem um estudo de viabilidade técnica ao mesmo Poder Executivo Municipal na mesma cidade (Jataí-GO), o objeto específico da solicitação e os beneficiários diretos são fundamentalmente distintos. O REQ 598/2025 visa um espaço de lazer e convivência para moradores, enquanto o REQ 325/2025 busca uma melhoria na segurança viária para pedestres. A similaridade reside mais na estrutura formal e no tipo de ação administrativa solicitada (um estudo técnico para uma melhoria urbana) do que no conteúdo substantivo do pedido. Considerando a especificidade do que está sendo pedido (praça versus faixa elevada) e os grupos de beneficiários (moradores para lazer versus pedestres para segurança), a semelhança no conteúdo e na intenção dos pedidos é baixa. A semelhança percentual entre REQ 598/2025 e REQ 325/2025 é de [[ 20% ]]. |
Requerimento nº 567 de 2025 | 19/08/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de RequerimentosA presente análise visa determinar se o conteúdo do REQ 567/2025 e do REQ 325/2025 versa sobre o mesmo assunto, considerando o que está sendo solicitado, quem será o beneficiário do pedido e para qual localidade está sendo feito tal pedido. Identificação do Assunto e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos sejam direcionados ao Poder Executivo Municipal de Jataí-GO e solicitem um estudo de viabilidade, os objetos das solicitações e as localidades específicas são distintos. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosAo focar na solicitação e no beneficiário, desconsiderando os autores, observa-se que, embora ambos os documentos solicitem um "estudo de viabilidade" ao Poder Executivo de Jataí para melhorias urbanas, os objetos específicos desses estudos e as localidades atendidas são fundamentalmente diferentes. Um trata da reforma de uma praça em um bairro, e o outro, da construção de uma faixa elevada em um cruzamento de avenidas. Portanto, a similaridade no conteúdo específico da solicitação e dos beneficiários diretos é baixa. Considerando que a natureza da intervenção urbana e a localização são distintas, a semelhança percentual entre o REQ 567/2025 e o REQ 325/2025, no que tange à solicitação e ao beneficiário específico, é de aproximadamente [[ 20% ]]. Esta porcentagem reflete a similaridade no tipo de ação administrativa (estudo de viabilidade) e o âmbito municipal geral, mas ressalta a diferença substancial nos projetos e nas localidades atendidas. |
Requerimento nº 675 de 2025 | 18/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos e com a experiência acumulada na redação de documentos oficiais em nossa câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Para esta avaliação, desconsidero os autores, concentrando-me estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise do REQ 675/2025O REQ 675/2025 formaliza um pedido de estudo técnico de viabilidade para a recuperação e manutenção da estrada JTI-203. A localidade específica é a estrada JTI-203, também conhecida como "Estrada das 7 Placas", que interliga as rodovias BR-364 e BR-060. Os beneficiários diretos são a população que utiliza essa via, incluindo moradores, trabalhadores, estudantes e produtores rurais, que dependem dela para transporte diário, escoamento de produção e acesso a serviços essenciais. O município de referência é Jataí-GO. Análise do REQ 325/2025Por sua vez, o REQ 325/2025 solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A localidade específica indicada é o cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. Os beneficiários primários desta intervenção são os pedestres, abrangendo crianças, adultos e idosos, que necessitam de maior segurança ao atravessar as vias mencionadas. O município de referência é Jataí-GO. Comparativo e Identificação de SimilaridadeAo confrontar os conteúdos, observa-se que, embora ambos os documentos sejam requerimentos legislativos direcionados ao Poder Executivo de Jataí-GO e solicitem um "estudo de viabilidade técnica", os objetos centrais das solicitações, as localidades específicas e os grupos de beneficiários são distintos.
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando a solicitação específica, o beneficiário direto e a localidade exata, elementos cruciais para a avaliação de similaridade, as diferenças são substanciais. A similaridade se restringe ao formato do documento (requerimento), ao tipo de ação inicial (estudo de viabilidade) e ao município de atuação. Contudo, o cerne da demanda é completamente distinto em sua natureza e aplicação. A semelhança percentual entre os documentos, desconsiderando autores e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de [[ 15% ]]. |
Requerimento nº 643 de 2025 | 04/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade, conforme a prática em câmaras municipais. Análise Detalhada dos RequerimentosREQ 643/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo técnico para a implantação de um redutor de velocidade na Rua 34, especificamente no trecho que conecta o Setor Colméia Park ao Jardim Paraíso. O objetivo é aprimorar a segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas que transitam por essa via, conforme detalhado na justificativa que aponta para o tráfego intenso e a ausência de dispositivos de redução de velocidade. REQ 325/2025Por sua vez, este requerimento solicita um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada nas proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. A finalidade é a redução da velocidade dos veículos e a melhoria da travessia para pedestres na área indicada, com a justificativa de alto fluxo de veículos e a necessidade de segurança para os cidadãos que utilizam as avenidas. Comparativo dos Elementos Chave
Conclusão da Análise
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Requerimento nº 608 de 2025 | 12/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise do REQ 608/2025O REQ 608/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, por intermédio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ponto de ônibus. A localidade designada para esta intervenção é a Rua 105, defronte ao Colégio João Roberto Moreira. Os beneficiários diretos da medida são a comunidade local, com ênfase nos moradores idosos e estudantes que dependem do transporte coletivo. Análise do REQ 325/2025Por sua vez, o REQ 325/2025 requer ao Poder Executivo, especificamente ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras, um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A área indicada para esta melhoria é nas proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. O público-alvo desta solicitação são os pedestres em geral, incluindo crianças, adultos e idosos, visando a segurança na travessia. Comparativo e ConclusãoAo confrontar os elementos essenciais de ambos os documentos, observa-se que, embora ambos sejam requerimentos que solicitam estudos de viabilidade técnica ao Poder Executivo para melhorias na infraestrutura de mobilidade urbana no mesmo município, os objetos das solicitações e as localidades são distintos.
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de compartilharem a natureza de um pedido legislativo para um estudo técnico sobre mobilidade urbana na mesma cidade, as especificidades do que é solicitado (ponto de ônibus versus faixa elevada) e onde (Rua 105 versus cruzamento de avenidas) são fundamentalmente diferentes. As populações beneficiadas, embora ambas relacionadas à segurança e conforto no trânsito, também são distintas em sua especificidade (usuários de transporte coletivo versus pedestres em geral). Considerando que a solicitação, o beneficiário e a localidade são os pilares para determinar a similaridade, e havendo distinções claras nesses três aspectos, a semelhança entre os documentos é bastante reduzida. A semelhança percentual entre REQ 608/2025 e REQ 325/2025 é de: [[ 15% ]] |
Requerimento nº 652 de 2025 | 08/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, procedo à avaliação da substância de dois requerimentos, REQ 652/2025 e REQ 325/2025, com o objetivo de determinar a correspondência entre suas solicitações, beneficiários e localidades. A análise se concentra no conteúdo intrínseco dos pedidos, desconsiderando os proponentes. REQ 652/2025: Detalhamento da SolicitaçãoO primeiro documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para a realização de um estudo de viabilidade técnica visando a implantação de um semáforo. A área específica designada para esta intervenção é o cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua JK, no Setor Aeroporto. A justificativa aponta para a necessidade de aprimorar a segurança viária e reduzir acidentes para os moradores e comerciantes daquela região. REQ 325/2025: Detalhamento da SolicitaçãoO segundo documento, por sua vez, solicita ao Poder Executivo a execução de um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma faixa de pedestre elevada. A localização indicada para esta medida é nas proximidades do cruzamento da Avenida Said Abdala com a Avenida Deputado Manoel Costa Lima. A fundamentação ressalta a importância da faixa elevada para a diminuição da velocidade dos veículos e a segurança dos pedestres que transitam por essas avenidas. Comparativo de ConteúdoAo confrontar os elementos essenciais de ambos os expedientes, observam-se as seguintes distinções:
Resposta às QuestõesOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A semelhança percentual entre os documentos, desconsiderando os proponentes e focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de [[ 15% ]]. |