Análises de Similaridade (Requerimento nº 296 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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Requerimento nº 555 de 2025 | 12/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComparativo de Conteúdo e IntençãoAo analisar o conteúdo e a intenção dos pedidos contidos no REQ 555/2025 e no REQ 296/2025, verifica-se que os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os documentos abordem a infraestrutura escolar, as solicitações específicas, os beneficiários diretos e as localidades citadas são distintos. Descrição Detalhada dos PedidosO REQ 555/2025 solicita um estudo técnico de viabilidade para a construção de uma quadra poliesportiva coberta. O pedido visa beneficiar pais, professores e alunos da Escola Municipal Rio Paraíso III, que está localizada no Assentamento Rio Paraíso, Zona Rural. A intenção é proporcionar melhores condições para a prática de atividades físicas e esportivas, promovendo saúde, bem-estar e integração social. Por sua vez, o REQ 296/2025 solicita uma reforma geral da Escola Municipal Professor Luziano Dias de Freitas. As demandas específicas incluem a conclusão da pintura, reparos no telhado para evitar goteiras e infiltrações, reforma dos banheiros (troca de portas, espelhos, revestimentos e melhorias no sistema de descarga), construção de um banheiro infantil com pia, a cobertura da quadra esportiva e a construção de um refeitório adequado. Os beneficiários diretos deste requerimento são os alunos e servidores da referida escola, situada no Conjunto Estrela Dalva. Avaliação de Similaridade PercentualConsiderando a solicitação e o beneficiário, e desconsiderando os autores, a semelhança entre o REQ 555/2025 e o REQ 296/2025 é baixa. Embora o REQ 296/2025 inclua a "cobertura da quadra esportiva" como um dos itens de uma reforma mais ampla, o REQ 555/2025 foca exclusivamente em um estudo de viabilidade para a construção de uma quadra coberta. As escolas e as localidades são completamente diferentes. A similaridade reside apenas na menção de uma "quadra esportiva coberta" como um tipo de infraestrutura desejada, mas o escopo da solicitação e os locais de aplicação são distintos. A semelhança percentual entre o REQ 555/2025 e o REQ 296/2025, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 15% ]]. |
Requerimento nº 592 de 2025 | 31/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa de Textos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não, os textos não solicitam o mesmo benefício para a mesma localidade. Descrição sucinta dos pedidos, beneficiários e localidades:
Similaridade percentual entre os documentos: A similaridade entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 10% ]]. A similaridade se dá apenas pelo fato de ambos os requerimentos serem para a mesma cidade e para o mesmo bairro. |
Requerimento nº 620 de 2025 | 21/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Proposições LegislativasNa qualidade de especialista em redação de documentos legislativos em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa de duas proposições, focando nos elementos essenciais de cada solicitação: o objeto do pedido, os destinatários diretos do benefício e a área geográfica específica a ser impactada. Exame do REQ 620/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para que se realize um estudo de viabilidade com vistas à inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. O benefício almejado, portanto, é a potencial introdução de um novo componente curricular. Os beneficiários diretos seriam os alunos e a comunidade escolar de todas as unidades de ensino da rede municipal de Jataí, Goiás, abrangendo o sistema educacional como um todo, sem delimitação a uma única instituição ou bairro. Exame do REQ 296/2025Por sua vez, esta proposição solicita a reforma da Escola Municipal Professor Luziano Dias de Freitas, detalhando intervenções específicas como conclusão de pintura, reparos no telhado, reforma de banheiros, construção de banheiro infantil, cobertura de quadra esportiva e construção de refeitório. O benefício é a melhoria da infraestrutura física. Os beneficiários são os alunos e servidores de uma instituição de ensino específica, a Escola Municipal Professor Luziano Dias de Freitas, localizada no Conjunto Estrela Dalva, dentro do município de Jataí. Avaliação ComparativaAo confrontar os conteúdos, observa-se que as naturezas das solicitações são intrinsecamente distintas. O REQ 620/2025 versa sobre uma alteração pedagógica e curricular de caráter abrangente, enquanto o REQ 296/2025 foca em melhorias estruturais e físicas de uma unidade escolar pontual. As localidades e os beneficiários diretos também se diferenciam substancialmente: um abarca a totalidade da rede municipal de ensino, o outro se restringe a uma escola específica em um bairro determinado. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não.Semelhança ConteudísticaConsiderando a divergência fundamental quanto ao objeto da solicitação, aos beneficiários diretos e às localidades específicas de impacto, a similaridade entre os documentos, para além de sua natureza formal como requerimentos de uma mesma casa legislativa, é mínima. A essência de cada pedido é singular e não se sobrepõe. [[ 5% ]] |