Análises de Similaridade (Requerimento nº 237 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
|---|---|---|---|---|
| Requerimento nº 643 de 2025 | 05/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará nos elementos essenciais de cada proposição: o benefício almejado, o público-alvo e a localização específica dentro do município. Análise do REQ 643/2025O Requerimento 643/2025 solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico para a implantação de um redutor de velocidade. A intervenção é direcionada à Rua 34, especificamente no trecho que conecta o Setor Colméia Park ao Jardim Paraíso. A justificativa aponta para a necessidade de maior segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam essa via de ligação entre os bairros. Análise do REQ 237/2025O Requerimento 237/2025 solicita a realização de estudos técnicos para análise de viabilidade de transformar a Rua 22 em via de mão única. A localidade específica para esta alteração é a Rua 22, no Setor Colmeia Park, em frente à Escola Irmã Scheilla. A motivação principal reside na segurança da comunidade escolar, visando organizar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de alunos. Comparativo e SimilaridadeAo confrontar os conteúdos, observamos distinções claras nos objetivos e nas localidades. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O REQ 643/2025 busca um redutor de velocidade na Rua 34, conectando dois setores. Já o REQ 237/2025 propõe a transformação em via de mão única na Rua 22, em frente a uma escola específica. Embora ambos os requerimentos solicitem "estudos técnicos" e visem aprimorar a segurança no trânsito em Jataí, com menção ao Setor Colméia Park, as intervenções propostas são de naturezas distintas e aplicadas a logradouros diferentes. A finalidade específica e o ponto de aplicação divergem substancialmente. Considerando as solicitações, os beneficiários e as localidades, a semelhança entre o REQ 643/2025 e o REQ 237/2025 é de: [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 658 de 2025 | 14/10/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e assessores, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: a solicitação formulada, os destinatários do benefício e as localidades específicas abrangidas. Análise do REQ 658/2025Este documento formaliza um pedido para que sejam tomadas providências relativas a postes de energia que obstruem a pista de rolamento. A intervenção visa o remanejamento ou a adequação da rede elétrica. O benefício direto almeja a segurança no trânsito para os moradores e usuários da Rua Leomar Ferreira de Melo, no trecho entre os bairros Cidade Jardim I e Cidade Jardim II, no município de Jataí-GO. Análise do REQ 237/2025Este requerimento solicita a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de transformar a Rua 22 em via de mão única. O objetivo principal é aprimorar a segurança no trânsito e a fluidez para a comunidade escolar da Escola Municipal Irmã Scheilla e a população em geral que utiliza a via, localizada no setor Colmeia Park, em Jataí-GO. Comparativo dos Elementos EssenciaisAo confrontar os dois documentos, observamos as seguintes distinções:
Conclusão da SimilaridadeOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os requerimentos tratarem de questões relacionadas à segurança no trânsito no mesmo município, as solicitações específicas, as localidades designadas para a intervenção e os grupos de beneficiários diretos são distintos em sua essência. Não há sobreposição nos elementos centrais que definem a identidade de cada pleito. A semelhança entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 10% ]]. Este percentual reflete apenas o contexto comum de serem proposições legislativas municipais que abordam a temática da segurança viária na mesma cidade, sem qualquer identidade nos aspectos específicos do pedido. |
| Requerimento nº 701 de 2025 | 02/11/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos LegislativosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Análise Detalhada
Semelhança PercentualA semelhança entre os documentos é baixa, pois tratam de benefícios distintos para localidades e beneficiários diferentes, apesar de ambos serem direcionados ao município de Jataí. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 689 de 2025 | 26/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente nos elementos essenciais de cada proposição: a solicitação formulada, os beneficiários visados e a localidade específica abrangida. Análise do REQ 689/2025O Requerimento 689/2025 apresenta uma solicitação direcionada ao Poder Executivo para a realização de um estudo de viabilidade técnica com o objetivo de dar continuidade à pavimentação asfáltica. A área específica para esta intervenção é a JTI-401 (Estrada da Emgopa), estendendo-se até a Escola Municipal Professora Maria Zaiden. Os beneficiários diretos desta medida seriam os alunos, professores, moradores da região, além de facilitar o transporte escolar e os serviços públicos, melhorando a segurança, o conforto e a acessibilidade no trajeto. Análise do REQ 237/2025Por sua vez, o Requerimento 237/2025 solicita à Superintendência Municipal de Trânsito a execução de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de transformar a Rua 22, no setor Colmeia Park, em frente à Escola Irmã Scheilla, em via de mão única. A proposição visa atender à comunidade escolar da Escola Municipal Irmã Scheilla, buscando maior segurança no trânsito, organização do fluxo de veículos e facilidade no embarque e desembarque de alunos, beneficiando estudantes, pais, responsáveis e a população em geral que utiliza a via. Avaliação ComparativaAo confrontar os conteúdos dos dois documentos, observamos as seguintes distinções fundamentais:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise detalhada revela que as proposições divergem substancialmente quanto ao benefício específico almejado e às localidades designadas para as intervenções. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade como critérios primordiais, e aplicando o princípio de que diferenças, mesmo que sutis, reduzem significativamente a similaridade, a correspondência entre os dois documentos é mínima. Embora ambos sejam requerimentos legislativos da mesma câmara municipal, direcionados ao Poder Executivo para melhorias em áreas urbanas e mencionando escolas como pontos de referência para as demandas, os objetos centrais das solicitações e os locais de aplicação são completamente distintos. A semelhança percentual entre o REQ 689/2025 e o REQ 237/2025, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 629 de 2025 | 28/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, com a devida atenção aos elementos essenciais de sua proposição. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação e Objeto dos DocumentosO REQ 629/2025 apresenta uma solicitação para estudo de viabilidade visando a implantação de um projeto de arborização, construção de uma pista de caminhada e instalação de bancos. A área designada para tais benfeitorias é uma área pública situada entre a Rua 07 e a Avenida João de Freitas Machado, no Bairro Cidade Jardim II, em frente à Escola Municipal Maria Theodora de Souza, no município de Jataí-GO. O propósito é transformar o espaço em um bosque urbano, promover atividades físicas e oferecer um ponto de encontro saudável para a comunidade. Por sua vez, o REQ 237/2025 requer a realização de estudos técnicos para analisar a viabilidade de transformar a Rua 22, localizada no setor Colmeia Park, em frente à Escola Irmã Scheilla, em via de mão única. A justificativa para esta proposição reside na preocupação com a segurança no trânsito e a fluidez do fluxo de veículos e pedestres, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos, buscando reduzir riscos de acidentes e facilitar a mobilidade. Comparativo de Benefício, Beneficiário e LocalidadeAo examinar os pontos cruciais para esta avaliação, observamos as seguintes distinções:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não A análise do conteúdo, com foco na solicitação, no beneficiário e na localidade, demonstra que os documentos apresentam demandas e alvos geográficos distintos. A natureza das intervenções propostas é fundamentalmente diferente, assim como os endereços específicos dentro do município. A similaridade se restringe ao formato de requerimento legislativo e ao propósito genérico de melhoria para a coletividade, características inerentes a este tipo de proposição. Semelhança percentual entre os documentos: [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 606 de 2025 | 11/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos destinatários do benefício e nas localidades específicas envolvidas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 606/2025: Detalhamento da SolicitaçãoEste documento formaliza um pedido direcionado à Secretaria Municipal de Educação. A solicitação central é a aquisição de três aparelhos de TV. O benefício visa atender às necessidades da comunidade escolar do CMEI Professor José Carlos de Sousa, que é a localidade específica mencionada. A justificativa aponta para a ausência de equipamentos devido a furto e a falta de autonomia financeira da instituição para a reposição, destacando a importância dos televisores para atividades pedagógicas e recreativas. REQ 237/2025: Detalhamento da SolicitaçãoEste requerimento, por sua vez, é endereçado ao Prefeito Municipal e à Superintendência Municipal de Trânsito. O objeto da solicitação é a realização de estudos técnicos para análise de viabilidade de transformar a Rua 22, no setor Colmeia Park, em frente à Escola Irmã Scheilla, em via de mão única. O benefício, portanto, é a potencial melhoria na segurança e fluidez do trânsito. Os beneficiários diretos são a comunidade escolar da Escola Municipal Irmã Sheilla e a população em geral que utiliza a via. A localidade específica é a Rua 22, no setor Colmeia Park, em frente à Escola Irmã Scheilla. A justificativa ressalta a preocupação com a segurança no trânsito em horários de pico, o grande fluxo de veículos e o risco de acidentes. Comparativo DiretoOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Avaliação da Similaridade ConteudísticaAo desconsiderar os proponentes e concentrar a análise na essência das solicitações, nos beneficiários e nas localidades, observa-se uma divergência fundamental entre os dois documentos. O REQ 606/2025 busca a aquisição de bens materiais (televisores) para uma instituição de ensino específica (CMEI Professor José Carlos de Sousa). Já o REQ 237/2025 solicita a realização de estudos técnicos para uma alteração viária (mão única) em uma rua específica (Rua 22, setor Colmeia Park), visando a segurança no trânsito para outra comunidade escolar (Escola Irmã Scheilla) e a população adjacente. Os objetos dos pedidos são distintos: um é a provisão de equipamentos, o outro é a análise para uma intervenção urbanística. As localidades são diferentes instituições e logradouros, e os grupos beneficiados, embora ambos envolvam "comunidade escolar", referem-se a unidades de ensino distintas. Dessa forma, a similaridade entre os conteúdos essenciais dos requerimentos é mínima, restringindo-se apenas ao fato de serem ambos instrumentos legislativos formais de solicitação dentro do mesmo contexto municipal. [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 621 de 2025 | 20/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 621/2025 e REQ 237/2025, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade, conforme a metodologia estabelecida. Análise do REQ 621/2025Este documento formaliza um pedido ao Poder Executivo para a realização de recapeamento asfáltico. A intervenção é especificamente direcionada à Rua 107 e à Rua Albanir Peres, ambas situadas no Bairro Jardim Rio Claro. Adicionalmente, solicita-se uma avaliação técnica nas demais ruas do mesmo bairro para identificar outras necessidades de recapeamento. O benefício visa a melhoria da trafegabilidade, segurança e bem-estar dos moradores e usuários dessas vias. Análise do REQ 237/2025Este requerimento solicita a realização de estudos técnicos para análise de viabilidade de transformar a Rua 22 em via de mão única. A localidade específica para esta intervenção é a Rua 22, no setor Colmeia Park, com destaque para a área em frente à Escola Irmã Scheilla. O objetivo principal é aprimorar a segurança no trânsito e a fluidez do fluxo de veículos e pedestres, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos. Comparativo e ConclusãoAo confrontar os conteúdos dos dois requerimentos, observamos as seguintes distinções:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise detalhada revela que as solicitações são fundamentalmente diferentes, tanto no tipo de benefício quanto nas localidades específicas que seriam impactadas. A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é mínima, uma vez que os elementos centrais de cada requerimento são distintos. A única similaridade reside no fato de serem ambos requerimentos legislativos endereçados ao Poder Executivo da mesma municipalidade, buscando melhorias urbanas. No entanto, para os critérios específicos de comparação, as diferenças são substanciais. [[ 5% ]] |