Análises de Similaridade (Requerimento nº 134 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
|---|---|---|---|---|
| Requerimento nº 737 de 2025 | 15/11/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e assessores, Como especialista em produção de textos legislativos, procedi à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme as diretrizes estabelecidas. Análise do Conteúdo dos RequerimentosREQ 737/2025Este documento formaliza um pedido para a elaboração urgente de um projeto de pavimentação asfáltica, que inclui uma pista exclusiva para ciclistas. A localidade designada para esta intervenção é o trecho entre o Sítio Alvorada e a GO 184, passando pelo Assentamento Guadalupe, com uma extensão de 8,65 km. O objetivo primordial é viabilizar a inclusão desta obra no orçamento federal para o exercício de 2026, visando a melhoria da mobilidade, segurança e escoamento da produção agrícola na região. REQ 134/2025Este requerimento solicita a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ECOPONTO. A área específica para esta instalação é nos Setores Cidade Jardim I e II. A justificativa principal reside na necessidade de oferecer uma solução adequada para o descarte de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida dos moradores locais. Comparativo de Benefício e LocalidadeAo confrontar os elementos centrais de cada requerimento, observa-se o seguinte:
É importante notar que, na justificativa do REQ 134/2025, há um parágrafo que menciona: "Essa via desempenha um papel crucial no escoamento da produção dos pequenos e médios agricultores que residem no Assentamento Guadalupe. No entanto, as recentes chuvas causaram danos significativos à sua infraestrutura, colocando em risco a segurança de todos que transitam pela região." Este trecho, embora presente no documento, descreve uma situação e uma localidade que são o cerne do REQ 737/2025, e não o objeto principal do pedido do REQ 134/2025, que é o Ecoponto nos Setores Cidade Jardim. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar da presença de um segmento textual na justificativa do REQ 134/2025 que se alinha com o tema e a localidade do REQ 737/2025, o objeto principal da solicitação (ementa e corpo do requerimento) e as localidades primariamente visadas são distintos em cada documento. Considerando a solicitação principal, o beneficiário direto e a localidade específica de cada pedido, a semelhança é mínima. No entanto, a inclusão de um parágrafo na justificativa do REQ 134/2025 que descreve uma situação idêntica àquela que fundamenta o REQ 737/2025 introduz uma similaridade textual pontual. Avaliando o conteúdo integral e a relevância desse trecho em relação ao todo, a semelhança percentual entre os documentos é de aproximadamente: [[ 20% ]]. |
| Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 586/2025 e REQ 134/2025: Mesmo Benefício para a Mesma Localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 586/2025 solicita um estudo de viabilidade para recapeamento asfáltico, enquanto o REQ 134/2025 solicita um estudo de viabilidade para a implantação de um Ecoponto. As localidades também são distintas: o primeiro refere-se à Rua Dois, no Bairro Santo Antônio, e o segundo aos Setores Cidade Jardim I e II. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação e o beneficiário, desconsiderando os autores, a semelhança entre o REQ 586/2025 e o REQ 134/2025 é baixa. Embora ambos solicitem um "estudo de viabilidade" e se destinem a beneficiar "a população" de Jataí, os objetos específicos dos estudos (recapeamento asfáltico versus implantação de ecoponto) e as localidades exatas são completamente distintos. A natureza do problema a ser resolvido e a solução proposta são fundamentalmente diferentes. A semelhança percentual entre os documentos é de [[ 15% ]]. |
| Requerimento nº 563 de 2025 | 14/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 563/2025 e REQ 134/2025: Tratam do Mesmo Assunto?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos sejam requerimentos direcionados ao Poder Executivo do município de Jataí, solicitando um estudo de viabilidade técnica, os objetos específicos dos pedidos, os beneficiários diretos e as localidades citadas são distintos. Descrição dos Pedidos, Beneficiários e LocalidadesREQ 563/2025 Este requerimento solicita ao Poder Executivo que realize um estudo de viabilidade técnica para o asfaltamento da Rodovia Municipal JTI-101. * Beneficiários: Produtores rurais, moradores da região e usuários de veículos escolares que utilizam a via diariamente, visando a melhoria da segurança, mobilidade e o desenvolvimento econômico local. * Localidade: Rodovia Municipal JTI-101, no município de Jataí, Estado de Goiás. REQ 134/2025 Este requerimento solicita ao Poder Executivo que realize um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ECOPONTO. * Beneficiários: A população dos Setores Cidade Jardim I e II, com o objetivo de oferecer uma solução adequada para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental, a qualidade de vida e a saúde pública. * Localidade: Setores Cidade Jardim I e II, no município de Jataí, Estado de Goiás. Semelhança Percentual entre os DocumentosA semelhança entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário e desconsiderando os autores, reside principalmente na estrutura formal do requerimento e na natureza da ação solicitada (um estudo de viabilidade técnica ao Poder Executivo municipal). Contudo, o conteúdo central da solicitação (asfaltamento versus ecoponto), as localidades específicas e os grupos de beneficiários diretos são fundamentalmente diferentes. Considerando a distinção substancial dos objetos dos pedidos e das localidades e beneficiários específicos, a similaridade de conteúdo e intenção é baixa. A similaridade se restringe mais ao formato administrativo e ao tipo de ação preliminar solicitada. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 550 de 2025 | 09/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores conforme solicitado. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosA presente análise visa determinar a similaridade de conteúdo e propósito entre o REQ 550/2025 e o REQ 134/2025, com base nos critérios estabelecidos. Identificação do Assunto e BenefícioAo comparar o REQ 550/2025 e o REQ 134/2025, é evidente que os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. As solicitações são distintas em sua natureza e os locais de aplicação são diferentes.
Descrição Sucinta dos Pedidos
Cálculo de Similaridade PercentualAo desconsiderar os autores e focar estritamente na solicitação e no beneficiário, a semelhança entre o REQ 550/2025 e o REQ 134/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos formais da Câmara Municipal de Jataí/GO, endereçados ao Poder Executivo para melhorias na cidade, os objetos específicos das solicitações (praça versus ecoponto) e as localidades beneficiadas (Bairro Brisas 2 versus Setores Cidade Jardim I e II) são completamente distintos. A similaridade reside mais na estrutura formal do documento e no contexto institucional de proposição de melhorias urbanas dentro do mesmo município, do que no conteúdo intrínseco e específico dos pedidos. Considerando a natureza da solicitação e os beneficiários diretos, a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 555 de 2025 | 12/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, com experiência em redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos MunicipaisA presente análise visa identificar a similaridade de conteúdo e intenção entre o REQ 555/2025 e o REQ 134/2025, focando no que está sendo solicitado, quem será o beneficiário e a localidade envolvida, desconsiderando os autores. Descrição Sucinta dos Pedidos
Comparativo de Conteúdo e IntençãoOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 555/2025 solicita uma infraestrutura esportiva e educacional para uma área rural específica, enquanto o REQ 134/2025 requer uma infraestrutura de gestão de resíduos para setores urbanos distintos. As intenções e os problemas que cada requerimento busca solucionar são intrinsecamente diferentes: um foca na valorização da educação e bem-estar físico em ambiente escolar rural, e o outro na gestão ambiental e saúde pública em áreas urbanas. Semelhança PercentualA semelhança entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é baixa. Embora ambos os requerimentos compartilhem a estrutura formal de um pedido legislativo e a solicitação de um estudo de viabilidade técnica ao Poder Executivo, os objetos centrais dos pedidos são intrinsecamente distintos: uma quadra poliesportiva versus um ecoponto. Consequentemente, os beneficiários diretos e as localidades designadas para cada intervenção são completamente diferentes. A similaridade se restringe, portanto, ao formato do instrumento legislativo e ao tipo de ação preliminar solicitada, e não ao conteúdo material ou ao assunto principal tratado. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 574 de 2025 | 21/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 574/2025 e REQ 134/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação do Assunto e LocalidadeOs textos REQ 574/2025 e REQ 134/2025 não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 574/2025 solicita a construção de uma praça em um bairro específico, enquanto o REQ 134/2025 requer um estudo de viabilidade para a implantação de um ecoponto em outros setores da cidade. As naturezas dos pedidos e as áreas geográficas de impacto são distintas. Descrição Detalhada dos PedidosREQ 574/2025O REQ 574/2025 solicita ao Poder Executivo a Construção de uma Praça em Área Institucional. O benefício visa proporcionar um espaço de lazer, convivência e prática de atividades físicas. Os beneficiários diretos são os moradores do Bairro Portal do Sol, em Jataí/GO, com foco em crianças, jovens e adultos da comunidade local. A localidade citada é o Bairro Portal do Sol, no município de Jataí/GO. REQ 134/2025O REQ 134/2025 solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ECOPONTO. O benefício proposto é oferecer uma solução adequada para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida. Os beneficiários são a população local dos Setores Cidade Jardim I e II, em Jataí/GO, visando a gestão sustentável de resíduos e a saúde da comunidade. As localidades citadas são os Setores Cidade Jardim I e II, no município de Jataí/GO. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica e os beneficiários diretos, a semelhança entre o REQ 574/2025 e o REQ 134/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos formais ao Poder Executivo para melhorias na infraestrutura municipal e qualidade de vida da população, os objetos dos pedidos (praça versus ecoponto) e as localidades atendidas (Bairro Portal do Sol versus Setores Cidade Jardim I e II) são completamente distintos. A similaridade se restringe à estrutura formal do documento legislativo e ao propósito geral de solicitar uma intervenção pública em benefício da comunidade. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 643 de 2025 | 04/10/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em redação de documentos oficiais no âmbito de uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente nos elementos essenciais da solicitação: o objeto do pedido, os destinatários do benefício e a área geográfica específica. Análise do REQ 643/2025O documento denominado "REQ 643/2025" formaliza um pedido ao Poder Executivo municipal. A essência da solicitação reside na realização de um estudo técnico para a implantação de um redutor de velocidade. A localidade designada para esta intervenção é a Rua 34, no trecho que interliga o Setor Colméia Park ao Jardim Paraíso. O benefício almejado é a segurança viária, direcionado a pedestres, ciclistas, motoristas e, por extensão, aos moradores das regiões adjacentes à via. Análise do REQ 134/2025Por sua vez, o documento identificado como "REQ 134/2025" também se dirige ao Poder Executivo, solicitando um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ECOPONTO. A área específica para esta instalação são os Setores Cidade Jardim I e II. O propósito é oferecer uma solução para o descarte adequado de resíduos, visando a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população residente nesses setores. Avaliação ComparativaAo confrontar os conteúdos dos dois requerimentos, observamos distinções fundamentais nos aspectos centrais da solicitação. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O "REQ 643/2025" busca uma medida de controle de tráfego (redutor de velocidade) em uma rua específica que conecta dois bairros, enquanto o "REQ 134/2025" propõe uma infraestrutura de gestão de resíduos (Ecoponto) em outros setores distintos do município. As naturezas dos benefícios são intrinsecamente diferentes, e as localidades designadas para cada intervenção não coincidem. Apesar de ambos os documentos serem requerimentos direcionados ao Poder Executivo da mesma municipalidade para a realização de estudos técnicos, a substância de cada pedido, o tipo de melhoria proposta e as áreas beneficiadas são completamente distintas. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade como os pilares da comparação, a semelhança entre o "REQ 643/2025" e o "REQ 134/2025" é mínima. As demandas são de naturezas diversas, destinadas a pontos geográficos distintos e com objetivos específicos que não se sobrepõem. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 658 de 2025 | 14/10/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados, como especialista em redação de documentos oficiais nesta câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosA presente avaliação visa discernir a similaridade entre dois expedientes legislativos, focando na natureza da solicitação, nos destinatários do benefício e na delimitação geográfica da intervenção. Identificação dos ExpedientesO primeiro documento, doravante denominado REQ 658/2025, apresenta como objeto a solicitação de providências para a questão de postes de energia que avançam sobre a pista de rolamento em uma via específica. O segundo documento, identificado como REQ 134/2025, versa sobre a requisição de um estudo de viabilidade técnica para a instalação de um Ecoponto em determinadas áreas do município. Exame Detalhado dos ConteúdosPara uma comparação precisa, desconsideramos os proponentes e nos concentramos nos elementos essenciais de cada pleito: REQ 658/2025
REQ 134/2025
Conclusão da Análise ComparativaAo confrontar os elementos essenciais de ambos os requerimentos, observam-se distinções significativas. O REQ 658/2025 aborda uma questão de infraestrutura viária e segurança no trânsito, com foco em um ponto específico de uma rua. Por outro lado, o REQ 134/2025 trata de gestão de resíduos e meio ambiente, propondo uma solução de caráter mais abrangente para uma área maior. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A natureza dos benefícios pleiteados é fundamentalmente distinta: um busca a correção de um risco viário causado por postes, enquanto o outro propõe a criação de uma estrutura para descarte de resíduos. Embora ambos os documentos mencionem "Cidade Jardim I e II", a delimitação da localidade não é idêntica. O REQ 658/2025 especifica uma rua dentro ou entre esses bairros, conferindo-lhe uma precisão geográfica que o REQ 134/2025, ao referir-se aos "Setores" de forma mais genérica, não possui. Portanto, não se trata da mesma localidade específica para a intervenção. Considerando as diferenças substanciais na natureza dos benefícios solicitados e a distinção, ainda que sutil, na especificação das localidades, a similaridade entre os documentos é mínima. A única sobreposição reside na menção do nome genérico dos bairros/setores. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 605 de 2025 | 11/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos nesta câmara municipal, com vasta experiência na redação de documentos oficiais, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados. A avaliação se concentrará nos elementos essenciais de cada proposição: o benefício solicitado, os beneficiários diretos e a localidade específica a ser atendida. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 605/2025: Atualização de MapeamentoO REQ 605/2025 apresenta como solicitação principal a atualização do mapeamento da cidade de Jataí, com ênfase particular na plataforma Google Maps. O benefício almejado é a melhoria da segurança, eficiência e confiabilidade na mobilidade urbana do município. Os beneficiários diretos desta medida seriam a população jataiense em geral, destacando-se motoristas de aplicativo, trabalhadores do transporte e cidadãos que utilizam a ferramenta para navegação. A localidade abrangida pelo pedido é a cidade de Jataí como um todo, visando aprimorar um serviço de abrangência municipal. REQ 134/2025: Implantação de EcopontoPor sua vez, o REQ 134/2025 solicita um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um Ecoponto. O benefício central desta proposição é oferecer uma solução adequada para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida. Os beneficiários específicos seriam os moradores dos Setores Cidade Jardim I e II. A localidade designada para a intervenção é precisamente os Setores Cidade Jardim I e II, áreas específicas dentro do município de Jataí. Comparativo dos Elementos CentraisAo confrontar os dois requerimentos, observa-se uma distinção fundamental nos objetivos e nas áreas de atuação. O REQ 605/2025 foca em uma melhoria de serviço digital e de informação que impacta a mobilidade em toda a cidade, enquanto o REQ 134/2025 propõe uma infraestrutura física para gestão de resíduos em bairros específicos. Os benefícios são intrinsecamente diferentes: um trata de dados geográficos e o outro de saneamento e descarte. Da mesma forma, os beneficiários, embora ambos sejam cidadãos de Jataí, são grupos distintos ou subconjuntos da população geral, e as localidades, embora ambas no mesmo município, são de escopo e natureza diferentes (um serviço geral para a cidade versus uma infraestrutura localizada em bairros específicos). Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise detalhada da solicitação, dos beneficiários e das localidades revela que os requerimentos abordam temas e áreas de intervenção completamente distintas. Não há sobreposição nos benefícios pleiteados nem nas localidades específicas que seriam diretamente impactadas pelas ações propostas. A única similaridade reside no fato de serem ambos requerimentos legislativos endereçados ao Poder Executivo do mesmo município. A semelhança percentual entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 5% ]]. |
| Requerimento nº 562 de 2025 | 18/08/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 562/2025O REQ 562/2025 solicita a realização de estudo de viabilidade e, posteriormente, providências para a instalação de uma placa com identificação do nome da praça pública do setor Brisas 1, constando "Praça Manoel Abrão" e uma mini biografia em QR-Code.
REQ 134/2025O REQ 134/2025 solicita ao Poder Executivo que faça um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um ECOPONTO.
Comparativo de Conteúdo e IntençãoOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 562/2025 busca uma melhoria cultural e histórica através da identificação de uma praça específica no Setor Brisas 1, enquanto o REQ 134/2025 visa uma solução ambiental e de saúde pública com a implantação de um Ecoponto em outros setores, Cidade Jardim I e II. Apesar de ambos serem requerimentos formais direcionados ao Poder Executivo Municipal de Jataí para a realização de um "estudo de viabilidade" e posterior "providências" ou "implantação" de uma benfeitoria urbana, os objetos centrais das solicitações, seus propósitos específicos e as localidades beneficiadas são completamente distintos. A similaridade se restringe à natureza procedimental do pedido e ao âmbito municipal. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação e no beneficiário, é de [[ 5% ]]. |