Nome Parlamentar

Walkírio Carneiro Barros

Ativo na Casa?

Não

Nome Completo

Walkirio Carneiro Barros
Total de Matérias com a seleção atual
 
Distribuição Mensal de Matérias
 

Participações em Mesas Diretoras

  • Presidente - 01/1954 a 01/1955
  • Presidente - 12/1952 a 01/1954
  • Presidente - 12/1951 a 12/1952
  • Presidente - 02/1951 a 12/1951
  • Presidente - 02/1951 a 12/1951
  • Presidente - 12/1949 a 12/1950
  • Presidente - 02/1949 a 12/1949
  • Presidente - 02/1949 a 12/1949
  • Presidente - 12/1947 a 12/1948

Biografia do Parlamentar

O eleitor jataiense que elegeu Walkírio Carneiro Barros para vereador, na eleição de 23 de novembro de 1947, parece já sabia das qualidades deste cidadão para tornar-se homem público. Por ser conhecedor das carências de sua cidade, não foi difícil ostentar no peito o galardão de presidente Legislativo de Jataí. Tanto isto é verdade que Dr. Walkírio exerceu a Presidência da Mesa Diretora durante sete vezes consecutivas em duas Legislaturas. O calor dos debates de assuntos entre o PSD e a UDN (partidos já extintos), que aconteciam com muita frequência, eram dosados pelos seus argumentos sempre pronunciados da cadeira de Presidente. Dr. Walkírio era um moderador por excelência.

Walkírio Barros iniciou sua vida pública ao eleger-se vereador para a primeira Legislatura iniciada em 02 de dezembro de 1947. O livro de atas que registrou o acontecimento não diz nada sobre a eleição da primeira Mesa Diretora, mas cita-o como presidente da Casa.

Walkírio foi eleito presidente da Câmara sete vezes consecutiva, na primeira e segunda Legislaturas.

Infelizmente, nos arquivos do Departamento de História da Câmara não há documentos que registram as atividades parlamentares deste Vereador. Todos os atos conhecidos fazem parte dos textos das atas correspondentes àquele período.

A condição de Presidente da Câmara eventualmente o conduzia ao cargo de prefeito interinamente, quando do afastamento do titular da Prefeitura. De forma definitiva foi investido no cargo de Prefeito, quando o titular Cyllenêo França renunciou ao mandato para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Numa oportunidade dessas, na condição de prefeito, sancionou lei doando à União terreno no centro da Praça Diomar Menezes para construção da sede dos Correios e Telégrafos. Essa doação foi oficialmente comunicada ao Ministério da Fazenda que providenciou decreto assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, autorizando o Patrimônio da União receber tal doação.  

Embora formado em Odontologia em Uberaba, Walkírio tinha sempre em mente a melhoria do ensino em Jataí. No final dos anos de 1930, providenciou a elaboração de projeto para construção de um estabelecimento educacional em Jataí. O plano, depois de conhecido por membros da sociedade, foi considerado utópico por algumas pessoas, em virtude da grandeza da planta baixa apresentada. Mesmo assim, depois de consultas aqui e ali, uma quadra na atual Rua Miranda de Carvalho foi disponibilizada para a execução do grande projeto que contou com a participação do Bispo da época, Dom Germano, Executivo Municipal e a comunidade. Foi aí que surgiu o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, inicialmente dirigido pelas Irmãs Agostinianas.