Dados do Parlamentar

Nome Parlamentar

Filogônio Garcia de Freitas

Ativo na Casa?

Não

Nome Completo

Filogônio Garcia de Freitas

E-mail

Telefone

Biografia

Em 31 de janeiro de 1955, a sessão de abertura da primeira Legislatura, realizada pela Câmara de Vereadores de Jataí, foi presidida pelo Vereador Filogônio Garcia de Freitas por ser o mais velho na ocasião. Procedida a eleição para a Mesa Diretora, Filó foi confirmado no cargo, tendo como seu vice Irineu Carvalho e Epaminondas Cunha na primeira Secretaria. Seu mandato se estendeu até dezembro de 55.

No dia 06 de abril, os vereadores Filogônio Garcia de Freitas e Antônio Soares Gedda assinaram requerimento propondo a mudança do nome do distrito de Nuputira para Serranópolis. Na sessão seguinte - dia 9 - o requerimento foi retirado da pauta com a alegação de que a iniciativa precisava de melhor estudo ou consulta.

A propósito de um Congresso de Vereadores realizado na vizinha cidade de Rio Verde, em agosto de 56, o Vereador Filogônio Garcia fez comentários sobre o evento e lembrou que lá estava presente o Professor Basileu Toledo França, o qual falou sobre o tema Reflorestamento e Fauna do Estado, quando sugeriu a criação de um Parque Nacional de Proteção aos Animais, na região do Rio Corrente e Formoso, neste município. Segundo se comentou, trata-se de uma região devoluta e completamente desabitada, indicada para sediar um projeto daquela natureza e grandeza, já que na área havia uma fauna e flora bastante numerosa e diversificada. A ideia de Basileu não parou naquele evento. O projeto de um parque de preservação ambiental continuou a se desenvolver e ganhar vida.

Para materializar o ambicioso plano, em 05 de outubro de 1957, Filogônio Garcia de Freitas apresentou requerimento ao Presidente da Câmara, Antônio Soares Gedda, nos seguintes termos:

O vereador infra-assinado requer se digne V. Excia., depois de ouvido o Plenário, seja enviado ao Exmº. Sr. Governador deste Estado um telegrama solicitando de sua Excelência a sanção imediata da lei aprovada pela Assembleia Legislativa goiana que cria a Parque Nacional de Formoso, de autoria do Deputado Cyllenêo França.

 

A ideia teve aprovação unânime e logo em seguida a Câmara preparou a mensagem solicitada, através de telegrama, e a enviou ao Governador José Ludovico de Almeida:

 

Câmara de encarece necessidade criação Parque Nacional Formoso, área goiana limítrofe Mato Grosso, Minas e São Paulo com flora e fauna ainda não dizimada. Sanção projeto Deputado Cyllenêo França e seu cumprimento virá beneficiar altamente vasta região Brasil Central.

 

O projeto do Rio Formoso imaginado por Basileu França e estimulado por Filogônio Garcia de Freitas se tornou realidade e até mudou a geografia daquela região. O principal curso d'água que corta o município de Bonito, localizado nas proximidades daquela área, pode ser considerado um dos rios de maior beleza cênica do mundo, em razão de suas águas cristalinas e fauna aquática exuberante.

Filogônio Garcia de Freitas, um dos grande nomes da pecuária goiana, faleceu em Jataí em 16 de fevereiro de 1982.