Sessão homenageia Mauro Bento nos 10 anos de sua morte
Foi realizada no último dia 5 de dezembro, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para marcar a passagem dos 10 anos da morte do ex-prefeito Mauro Antônio Bento. Proposto pelo presidente da Câmara Municipal, Adilson Carvalho, o evento contou com a presença de parentes, amigos e antigos eleitores do político que administrou Jataí em dois mandatos (1977-1983 e 1989-1993).
Fizeram parte da mesa diretiva os vereadores Adilson Carvalho, Mauro Bento Filho, Vinícius Luz, Geovaci Peres, Gildenício Santos, Marcos Antônio e Nilton César Soró, além da viúva de Mauro, Eula Corina de Lima Bento, da representante da prefeitura, a procuradora do município Heloísa Brandão, do empresário Adelino Gameiro das Neves (Lions Clube) e do representante da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Jataí, o jornalista Itamar Cordeiro.
Durante seu pronunciamento, o presidente Adilson Carvalho relembrou seu trabalho ao lado do então prefeito Mauro Bento, em 1992, por ocasião da entrega dos lotes do bairro Jacutinga. “Ali, pude constatar o amor que a população sentia por ele”, revelou. Adilson recordou ainda seu início na política e de momentos de confraternização entre as famílias e com amigos em comum.
Heloísa Brandão, procuradora do município, fez um emocionante relato sobre o ex-prefeito Mauro Bento. Filha de Manoel Brandão, que foi um grande amigo de Mauro, ela não conseguiu concluir sua fala.
Ex-colaborador do homenageado, Itamar Cordeiro destacou a bravura e a dedicação com que Mauro Bento construiu o Pronto Socorro Municipal em seu primeiro mandato. A cidade não contava com um hospital de emergência e ele construiu em pouco tempo o prédio que hoje abriga o Centro Cultural Basileu Toledo França.
O empresário Adelino Gameiro das Neves revelou detalhes sobre a vinda da Universidade Federal de Goiás. “Lembro-me o quanto ele queria trazer uma faculdade para Jataí. Então surgiu a oportunidade de termos um câmpus da UFG aqui. Fomos juntos para Goiânia e ouvimos a proposta da universidade. Mauro Bento conseguiu junto ao ISG o desmembramento da área da escola para a instalação do câmpus”, informou.
Para o vereador Gildenício Santos, a realização da sessão solene foi plenamente justificada. “É muito gratificante e justa esta homenagem, pois Mauro Bento era um cristão e um homem preocupado com as causas sociais”, declarou o parlamentar.
O vereador Vinícius Luz ressaltou a importância da história de Mauro Bento, por ter sido o homem que foi e por ter trazido tantos benefícios para o município. “Para mim, ele também foi um dos maiores oradores da nossa história, tanto que me dá saudade de ouvi-lo falar”, relatou.
Segundo o vereador Marcos Antônio, Mauro Bento foi uma figura pública importante e interessante, lembrada por todos, o que seria um sinal de que deixou um legado. “Fiquei impressionado, quando criança, ao acompanhar a velocidade com que foi construído o Tatuzão (primeiro ginásio coberto do interior goiano), o que demonstra a determinação que ele possuía”, contou.
O vereador Nilton César Soró recordou a antiga relação com o ex-prefeito. “Lembro quando nós, da categoria dos mototaxistas, apoiamos a candidatura de Mauro Bento e participamos de sua campanha, pois era um político muito voltado para a comunidade”.
Filho do homenageado, o vereador Mauro Bento Filho agradeceu ao presidente Adilson Carvalho pela iniciativa e a todos pela presença na sessão. “Isto é de extrema relevância por tudo que Mauro Bento foi nesta cidade”, disse ele. “Como pai, foi amoroso e nos tratava como joias. Como político, deixou um legado importante para o município e para o Estado. É difícil para mim, mesmo 10 anos depois, falar sobre meu pai, mas mesmo assim estou feliz por ter a oportunidade de estar participando desta homenagem, por ter a chance de resgatar tudo o que ele fez”.
O parlamentar anunciou ainda que o também ex-deputado estadual e ex-presidente da Metais de Goiás (Metago) deverá ter sua história preservada em um espaço público. “Já solicitei ao prefeito Humberto Machado um local no Centro Cultural Basileu Toledo França para colocar um material para preservar a história e relembrar a trajetória do ex-prefeito Mauro Bento”, explicou.
O vereador Geovaci Peres afirmou ter feito questão de participar da solenidade por ter lembranças muito fortes de Mauro Bento e pela gratidão ao antigo chefe. “Com ele comecei minha vida pública, ao começar como apontador dos garis e depois chefe do pessoal da limpeza urbana. Ele era uma pessoa que sabia valorizar o ser humano”, disse. “Até hoje ele não caiu no esquecimento devido ao trabalho em favor dos menos favorecidos”.
Fechando os pronunciamentos, a empresária Eula Bento agradeceu ao presidente Adilson Carvalho pela homenagem ao marido. “Muito obrigada por esta sessão solene em lembrança ao amor de minha vida”, disse ela, que revelou fatos da vida de Mauro Bento quando estudante e do início de sua carreira política.
Advogado e empresário, Mauro Antônio Bento foi o mais jovem prefeito da história de Jataí. Assumiu o executivo aos 28 anos, em 1977. Nascido em 3 de outubro de 1948, no município de Jataí, morreu em 4 de dezembro 2004, vítima de um acidente de trabalho em um de seus garimpos, em Diamantina, Estado de Minas Gerais.