Escola Municipal de Música é revitalizada
Depois da cobertura das quadras poliesportivas e do terminal rodoviário foi a vez da população receber a reforma estrutural completa da Escola de Música Nestor Garcia. Esta é mais uma obra que integra o calendário de inaugurações da prefeitura de Jataí, em seu 118° aniversário. A cerimônia de inauguração ocorreu na noite do último dia 29 de maio.
A reforma consistiu em uma completa restauração do local que é um dos prédios mais antigos e importantes do município, onde anteriormente já funcionou a Biblioteca Municipal e também a primeira prefeitura de Jataí. Foram investidos na restauração mais de R$ 90 mil em recursos próprios.
Em seu discurso o prefeito Humberto de Freitas Machado lembrou que a cultura sempre deve ser valorizada em uma administração pública que leve a sério as origens de uma cidade, as raízes de um povo e acima de tudo a arte que é produzida pela comunidade. O prefeito grifou que a prefeitura vem trabalhando para que cada vez mais a arte tenha espaço em Jataí e busca sempre nas programações que integram as festividades do aniversário da cidade valorizar essa vertente da nossa cultura.
Depois dos museus, centros culturais, memoriais, biblioteca foi a vez de a música dar um salto em qualidade e amplitude em Jataí com benfeitorias realizadas no conservatório. O local conta hoje com sete professores especializados, além de uma zeladora e uma secretária.
Em sua fala o secretário de Cultura de Jataí, Marco Antônio Gomes de Carvalho, conhecido como Marquinho, agradeceu a preocupação que o prefeito Humberto Machado sempre demonstrou com a cultura e arte prata da casa e salientou a relevância deste espaço para conservar a história jataiense. Marquinho, que também é historiador, admirou o processo de restauração feito no antigo prédio e valorizou ainda o nome do secretário de Obras do município, Tales Augusto Machado, que vem se empenhando cada vez mais para que as obras do município sejam referência em qualidade e agilidade.
A homenagem a Nestor Garcia
Ao ostentar o nome de Nestor Garcia de Assis como patrono da instituição, a Escola Municipal de Musica de Jataí, em conjunto com a prefeitura e a Secretaria de Cultura, homenageiam o jataiense e músico cuja vida foi marcada pela retidão de caráter, honradez, dedicação à família e amor a música.
Nestor Garcia de Assis nasceu na região da Campeira, no município de Jataí. Filho de Miguel de Assis e Olympia Feliciana Trindade, manifestou desde muito cedo, gosto pela música. Tão logo se mudou do campo para a cidade, tornou-se aluno do professor Maromba. Estudante aplicado dedicou-se com afinco a música, tornando-se exímio flautista. Nesse tempo cursava também o Colégio professor Novaes (hoje Museu Histórico de Jatai-Francisco Honório de Campos).
Foi professor e promotor público por 18 anos, e titular do cartório de órfãos. Herdou a vocação política do pai e se tornou vereador a partir de 1919. Foi um dos fundadores do PSD no município, partido esse que o elegeu em duas legislaturas.
A grande respeitabilidade que sempre desfrutou na comunidade, e junto às lideranças políticas, deve-se a honradez, capacidade de fazer amigos, desprendimento e nobreza de caráter. Na música, Nestor Garcia de Assis notabilizou-se como grande flautista, porém também tocava clarineta com maestria.
Musico e compositor, era de presença indispensável nos saraus e eventos festivos da cidade. Muitas de suas composições musicais eram executadas pela banda de Santa Cecília (a 1° banda constituída em Jataí e que teve fama e reconhecimento na região).
A escolha do nome Nestor Garcia de Assis para a Escola Municipal de Música proporcionou aos jataienses a sensação de justiça feita, perante aquele que ajudou a construir a história do município e que deu de uma forma ou de outra o melhor de seu trabalho e de sua vida a comunidade jataiense.
Conhecendo a Escola Municipal de Música Nestor Garcia
A escola atendia 150 alunos em 2012, mas com a melhoria na estrutura e aquisição de novos equipamentos e instrumentos houve um aumento de 49.33% no número de estudantes, somando no início de 2013, exatos 224 alunos matriculados. A Escola de Música Nestor Garcia é monitorada por nove funcionários, sendo sete professores, uma zeladora e uma secretária.
A escola que é dirigida pelo professor de canto Marcos Jardim, abriu processo seletivo este ano disponibilizando 92 vagas para o segundo semestre de 2013, fazendo com que as vagas sejam elevadas para 316. Vale salientar que a qualidade do ensino vem aumentando, atrelada com o quantitativo de alunos. A filosofia da Escola Municipal de Música Nestor Garcia é lecionar música sempre com ensino de qualidade. A meta é para que já em 2014 o conservatório possa beneficiar 400 estudantes.
Relação de funcionários e papéis na instituição
Fabrizia Rodrigues _______________ Teclado
Celimar Oliveira _________________ Viola Caipira E Violão
Ronivaldo Jacó __________________ Sax, Flauta E Trompete
Itibiriçá Rodrigues _______________ Violão
Cleiber _________________________ Violão E Guitarra
Marcos Jardim ___________________ Canto e Direção da Escola
Paulo Ricardo ____________________ Bateria
Raulira Maria _____________________ Zeladora
Núbia Alves ______________________ Secretaria
Cursos oferecidos
• Flauta transversal
• Violão popular
• Viola caipira
• Teclado
• Guitarra
• Bateria
• Sax alto
• Sax tenor
• Clarineta
• Trompete
• Trombone
• Canto
Texto: Rogério Rodrigues (Assessoria de Imprensa da prefeitura de Jataí)