Estão marcadas reuniões plenárias para os dias 21, 22 e 23 deste mês, com início previsto para as 14 horas
Reuniões plenárias estão previstas para os dias 14 e 15 deste mês, a partir das 14 horas

Público - 13/05/2019 - 10:27:56 - por: Francisco Privado - 13/05/2019 - 10:18:05 - por: Francisco Privado - 13/05/2019 - 10:17:22 - por: Francisco

Dia das Mães é celebrado em sessão solene

Mulheres escolhidas para representar todas as mães jataienses foram homenageadas WhatsApp
Fotos: Vânia Santana

Foi realizada no dia 10 de maio de 2019, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene com o objetivo de celebrar a passagem do Dia das Mães. Os parlamentares, conforme determina o requerimento de autoria da vereadora Kátia Carvalho, aprovado por unanimidade em outubro de 2018, indicaram nomes de mulheres residentes no município como forma de homenagear todas as mães de Jataí.

A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Kátia Carvalho (presidente), Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Major Davi Pires, Maria Aparecida, a “Cida”, e Pastor Luiz Carlos. O momento de ação de graças foi ministrado por Maides Abadia Nogueira Rodrigues, uma das mães que seriam homenageadas logo a seguir.

Receberam títulos de honra ao mérito as seguintes mães: Camila Assis Carvalho dos Santos, Christiane Rodrigues de Oliveira Freitas, Dalvanira Soares de Araújo Rezende, Delice Assis Peres, Eli Rodrigues Teixeira, Fanny Silva do Nascimento, Gleumar Rezende da Silva Lima, Helena Aparecida de Jesus Leite, Iolanda Maria Durco Corrêa, Isaltina Oliveira de Lima, Jerusa Soares de Moraes, Leida Silva de Jesus, Maides Abadia Nogueira Rodrigues, Miraceny Rosa de Almeida e Souza, Regiane Carla do Prado Franco, Roseli Barbosa, Terezinha Severina de Leles e Wélia de Oliveira Maia.

Em seu pronunciamento, o vereador Pastor Luiz Carlos exaltou o papel maternal no ambiente familiar. "Todo carinho e atenção que são oferecidos às mães neste dia deveriam ser oferecidos todos os dias a estas pessoas que desempenham um papel sem igual no seio da família. Elas abrem mão de suas vidas profissionais e da satisfação de suas vontades em favor de seus filhos, de sua família. Não há como retribuir toda a doação realizada por uma mãe", considerou.

O vereador Major Davi Pires adotou a mesma linha de pensamento e completou, depois de citar cada uma das mulheres escolhidas por ele para participar da solenidade: "Vocês são o alicerce de nossas famílias. Amamos e admiramos vocês por tudo o que vocês representam. Recebam esta homenagem não só dos vereadores, mas de toda a sociedade jataiense. A vocês devemos nossa vida. Por isso, são merecedoras de todo o nosso afeto", disse ele.

Para o vereador Carvalhinho, todas as mães são dignas de homenagens. "É um prazer muito grande estar nesta solenidade. Falar de mãe é muito gostoso. Mãe é amizade, mãe é carinho, mãe é tudo. Estendo a homenagem não só às mulheres escolhidas por mim, mas a todas as presentes nesta tarde e a todas as mães do município, do Estado, do país e do mundo", concluiu.

Professora Fanny Nascimento falou em nome das homenageadas

A vereadora Cida discorreu sobre o que é ser mãe. "Quero dar meus parabéns a todas as mães presentes. Este é um dia muito especial. Mãe sente, mãe vê, mãe é capaz de entender o filho sem que ele precise dizer qualquer palavra. Ela é capaz de dar a vida pelo filho. Por isso um feliz Dia das Mães a todas vocês", conclamou a parlamentar.

Proponente da homenagem, a vereadora Kátia Carvalho não conteve a emoção. "Quero falar como mulher, como mãe e avó que sou. Fui muito criticada por deixar realizar este evento, mas a presença de vocês me mostrou que valeu a pena fazer esta sessão solene. Quero pedir a Deus que interceda por cada uma de vocês e que a comunidade possa ver que ninguém estaria aqui se não fosse nossas mães. Que nossa cidade e nossas mães possam receber este abraço fraterno. Mesmo minha mãe, que não está mais entre nós. Agradeço a todos vocês e a Deus por permitir estar vivendo este momento", declarou.

A professora Fanny Silva do Nascimento falou em nome das homenageadas. "Normalmente as coisas simples são criticáveis mesmo”, disse ela, defendendo a iniciativa de Kátia Carvalho. “Mas eu gostaria de cumprimentar a presidente, que propôs este evento, e todas aqui presentes, pois ser mãe é uma tarefa muito árdua. Não gera sofrimento, é bom, mas é uma tarefa árdua. É um amor tão grande, tão maravilhoso e profundo que nos abraça a todos, quem é mãe ou quem é filho. A gente não precisa esperar perder o que temos de bom para reconhecer e agradecer por tudo o que nossas mães fizeram".

Vídeo completo da sessão solene