Data foi comemorada em sessão solene realizada no dia 28 de março de 2018. A proposta do vereador Carvalhinho foi aprovada por todos os parlamentares
Clube de serviços foi fundado no município no dia 22 de março de 1968. Homenagem foi proposta pelo vereador João Rosa

Público - 28/03/2018 - 10:54:46 - por: Francisco Privado - 28/03/2018 - 10:41:17 - por: Francisco Privado - 28/03/2018 - 10:40:11 - por: Francisco
Comerciante recebe o título de cidadão jataiense Kassem Mohamad Fares, libanês naturalizado brasileiro, vive em Jataí desde 1989. A iniciativa foi da vereadora Kátia Carvalho
Fotos: Hélio Domingos

Foi realizada no dia 27 de março de 2018, no plenário da Câmara Municipal de Jataí, uma sessão solene para entrega do título de cidadão jataiense ao comerciante Kassem Mohamad Fares. O projeto de concessão do título foi proposto pela vereadora Kátia Carvalho e aprovado por todos os parlamentares. Nascido no Líbano, Fares é naturalizado brasileiro e vive em Jataí desde 1989.

A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Kátia Carvalho (que presidiu a sessão) e Mauro Bento Filho, pelo representante do vereador Gildenício Santos, o assessor parlamentar Luiz Carlos Nunes, pelo representante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, o oficial do Exército Evander Neil da Costa, pelo homenageado e por sua mulher, Sabah Yassine Fares.

Depois da leitura do decreto e das assinaturas, a vereadora Kátia Carvalho entregou a Kassem Mohamad Fares o título de cidadão jataiense. Já o vereador Mauro Bento Filho entregou flores à esposa do comerciante.

Em seu pronunciamento, o vereador Mauro Bento Filho relembrou a amizade com o homenageado. "Quero falar da minha alegria pessoal, como representante do povo de Jataí, em poder participar desta homenagem ao amigo Kassem, que é justíssima, pelo amigo que é, pela pessoa que é. A população jataiense o reconhece como cidadão deste município. Esta também é uma homenagem aos libaneses, aos árabes que vieram para cá e passaram por tantas dificuldades depois de chegar ao Brasil", declarou o parlamentar.

Proponente da solenidade, a vereadora Kátia Carvalho enalteceu o serviço religioso de Fares, realizado de forma filantrópica. "Nosso amigo Kassem tem feito o bem a todos, por meio da benzeção, que já é uma prática complementar reconhecida pelo Ministério da Saúde. Considero que faço parte da família, que conheço há tantos anos. Sei que você faz tudo por amor, usando o dom que recebeu de Deus para fazer o bem, muitas vezes deixando de lado seu trabalho para ajudar quem o procura em busca de auxílio", afirmou ela.

Kassem Mohamad Fares, em sua fala na tribuna, foi rápido e objetivo. "Agradeço a presença de todos", disse ele, dirigindo-se ao público e aos componentes da mesa. "E que o Grande Arquiteto do Universo nos dê luz, saúde, paz, calor e harmonia para todos, cada vez mais. Em nome de Deus, amém".

HISTÓRICO

O líbanês Kassem Mohamad Faress chegou ao Brasil em 1961. Morou em outras cidades do país e, em 1989, escolheu Jataí como residência definitiva. É casado com Sabah Yassine Fares e tem sete filhos: Fátima, Mohamad, Fádia, Munir, Nizan, Nader e Nassim, todos formados ou ainda estudando.

"Em razão de seu carisma, afabilidade e cordialidade, conquistou a amizade e a confiança de muitos, principalmente na região onde mora e exerce sua atividade comercial", escreveu a vereadora Kátia Carvalho, ao justificar a homenagem. "Desde que chegou a Jataí presta relevante serviço de caridade, como benzedor, a todas as pessoas que o procuram, levando esperança e fé onde há dor e desalento".