Atividades em plenário e de gabinetes estão suspensas até o dia 31 de julho
Antônio Viana e Sandoval Ferreira tornaram-se cidadãos jataienses; IPSG e Giuliano Vilela receberam moções de aplausos

Notícias

Público - 29 de Junho de 2024 às 17:52 - por: Francisco Cabral Público - 29 de Junho de 2024 às 17:52 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Junho de 2024 às 17:28 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Junho de 2024 às 17:27 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Junho de 2024 às 17:27 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Junho de 2024 às 17:27 - por: Francisco Cabral

Câmara presta homenagem a profissionais de saúde

Médicos e fisioterapeuta recebem títulos de cidadania e moções de aplausos
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Texto: Francisco Cabral
Médicos e fisioterapeuta recebem títulos de cidadania e moções de aplausos
Fotos: Kivilla Lorrayne

Em sessão solene realizada no dia 28 de junho de 2024, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí prestou homenagem a nove médicos e um fisioterapeuta radicados no município. Sete dos homenageados receberam títulos de cidadão jataiense, enquanto os outros três foram contemplados com moções de aplausos.

A vereadora Alessandra Oliveira apresentou os projetos de concessão do título de cidadania a Adenauer Amaral Andrade, Elmair Caiado Fleury e Valdir Sebastião Alves. A mesma parlamentar, ao lado dos vereadores Adilson Carvalho, Genilson Santos, Marina Silveira e Vicente Mantelli, propôs o título a José Baldo, Michelle Pagung, Mário Sérgio Franco Barros Fornari Júnior e Luiz Carlos Bandeira Santos Júnior.

As moções de aplausos para Claudinei Aparecido Benetti, Genaldo de Lima Martins e Lisias Arantes também foram apresentadas pela vereadora Alessandra Oliveira. “São esses médicos, conjuntamente com as demais forças de defesa do Estado, quem se colocam à frente das situações de emergência”, disse ela, relembrando casos como o da pandemia de Covid-19. “Além disso, contribuem em muito com o bem-estar de uma comunidade, ao dar esperança e segurança para as inúmeras pessoas e famílias em situações de vulnerabilidade”.

Nascido no dia 20 de fevereiro de 1957, na cidade de Ituiutaba-MG, filho de Oscar Paranaíba de Andrade e Maria de Lourdes Amaral Andrade, Adenauer Amaral Andrade viveu e estudou em Monte Aprazível-SP, e completou o ensino médio em Uberaba-MG. 

Formou-se em medicina pela Universidade de Vassouras-RJ e voltou para seu Estado natal. Pouco tempo depois do casamento com a jataiense Zelma Aparecida Cabral de Assis Andrade, em 1983, mudou-se para o Distrito Federal e, mais tarde, para Goiás. 

Viveu e trabalhou como pediatra e clínico geral nos municípios de Planaltina-DF, Planaltina de Goiás, Alto Paraíso e Serranópolis. Nesta última cidade, fundou um hospital do qual foi proprietário por alguns anos.

Na década de 1990, o doutor Amaral (como é mais conhecido) mudou-se em definitivo para Jataí, onde continuou exercendo seu ofício nas redes municipal e estadual de saúde, além de também atender pacientes em seu consultório particular.

Ao longo de sua exitosa carreira, exerceu várias outras atividades, entre elas a de produtor rural e presidente da Unimed de Jataí. Com sua esposa Zelma teve três filhos: Simone (“in memoriam”), Victor e Joyce. Tem ainda uma neta, Lavínia. Cidadão honrado, sempre trabalhando em prol de sua família e da comunidade, com competência e dedicação, fazendo jus a esta homenagem.

Elmair Caiado Fleury nasceu no dia 16 de setembro de 1955, em Quirinópolis-GO. Filho de Anésio Caiado Fleury e Mênica Cândida Rosa, viúvo de Luciola Márcia de Araújo Barra, com quem constituiu família e teve dois filhos: Rafael Barra Caiado Fleury e Rodrigo Barra Caiado Fleury e dois netos: Bernardo e Ana Lívia.

Ingressou no curso de medicina na Faculdade de Medicina de Barbacena. Em seguida fez residência médica em ortopedia e traumatologia na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, além de pós-graduação em perícia médica na Universidade Gama Filho, no Rio de janeiro.
Elmair veio para Jataí em 1988, onde começou sua carreira como médico ortopedista e traumatologista. Trabalhou em vários lugares: Hospital São Marcos, Pronto Socorro Municipal, hospital municipal Centro Médico e postinhos de saúde do município. Hoje atua como ortopedista e traumatologista no Hospital Unimed, na Clínica Ortopedia de Jataí e no Detran, além de exercer a perícia.

Valdir Sebastião Alves, nascido em 23 de julho de 1946, é de Estrela do Sul-RS. Casou-se com Sandra Carvalho Alves, com quem teve os trigêmeos: Rodolfo Carvalho Alves, Bruno Carvalho Alves e Lucas Carvalho Alves. Na juventude, na cidade de Araguari-MG, serviu a nossa no Tiro de Guerra TG 58. Viveu também em Uberlândia-MG.

Concluiu o seu curso primário em Jataí, nas escolas Marcondes de Godoy e Serafim de Carvalho. Quanto ao ginásio, estudou sua primeira parte no Colégio Estadual Nestório Ribeiro e o concluiu no Colégio Estadual Liceu de Goiânia e no Colégio Universitário da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia.

Graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo feito seus estágios de conclusão em ginecologia e obstetrícia no Hospital Maternidade São Paulo e no Hospital São Cristóvão, ambos no Estado de São Paulo.

Também fez curso de formação em medicina do trabalho na Funda Centro, no estado de São Paulo. Em Goiás já trabalhou na Samec-Goiânia, na prefeitura de Jataí (onde já está aposentado) e na Metra (medicina do trabalho). Tendo também atuado no Hospital Regional e na Unimed. Atualmente é agropecuarista em nossa cidade.

José Baldo nasceu em 16 de setembro de 1952, na cidade de Santa Bárbara do Sul-RS. Aos 11 anos foi para um seminário em Passo Fundo-RS para se tornar padre, mas não era essa a sua vocação. Aos 18 anos serviu o Exército por um ano, e ainda estudava para o vestibular.

Aos 19 anos, passou no vestibular para medicina na cidade de Rio Grande-RS. Cursou medicina e se apaixonou pela pediatria. Mudou-se para Jataí com a intenção de exercer a medicina, mas aqui encontrou Valéria Oliveira Baldo e se casou. Tem três filhas (Marília, Letícia e Elisa), três netos e duas netas.

Já trabalhou em vários lugares: Hospital Regional de Jataí, Hospital São Marcos, Osego, creche João XXIII, em vários postinhos da cidade e em clínica particular por muitos anos.

Nesse tempo de trabalho, com muitos plantões e dedicação incondicional à medicina, conseguiu comprar uma terra e se aventurou na agricultura. Começou tudo do zero e com muito esforço. Na vida política, conseguiu eleger-se vereador por Jataí.

Michelle Pagung, natural do Espírito Santo, estudou em escola pública até os 14 anos. Nessa idade se mudou para Vitória-ES, onde fez o segundo grau e cursou medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em 1997 foi para São Paulo-SP fazer residência de clínica médica por dois anos e em seguida de dermatologia por mais dois anos, ambas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Quando terminou a residência, recebeu um convite da senhora Ruth Moura e da senhora Marina Maciel para trabalhar em Jataí. Após conhecer a cidade, mudou-se. Michelle adotou Jataí como seu lar há 22 anos e muitos jataienses se tornaram seus pacientes e alguns, sua família.

Mario Sérgio Franco de Barros Fornari Júnior nasceu em Campinas-SP, no dia 5 de setembro de 1982. Criado em Araçatuba-SP, casou-se com Danila Paula Pereira Fornari em 25 de julho de 2010. Com ela constituiu família e tiveram um filho, Enzo, nascido em 18 de julho de 2012 na cidade de
Jataí.

Estudou fisioterapia em Santa Fé do Sul-SP, de julho de 2001 a julho de 2005. Mudou-se para Jataí em outubro de 2005, trabalhou no Hospital Ana Isabel de Carvalho com atendimentos de fisioterapia até 2007.

Em 2006 foi contratado pela prefeitura de Jataí, onde trabalhou com atendimentos nas UBSs e com o programa dos grupos de caminhada e, em 2007, no Centro de Reabilitação, em que atuou até dezembro de 2009.

De 2009 até hoje atua na área clínica com fisioterapia ortopédica e desde 2022 vem atuando na área como fisioterapeuta osteopata na Clínica Ortopédica de Jataí.

O médico Luiz Carlos Bandeira Santos Júnior veio do Espírito Santo, filho de Luiz Carlos Bandeira Santos e Maria da Silva Santos. Médico graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1992, é ortopedista e traumatologista pós-graduado pelo serviço de Residência Médica da FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), é professor do Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut). Também foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí, e bacharel em direito pelo Cesut, com ênfase em medicina legal. Pós-graduado em direito médico pelo Centro Brasileiro de Pós-Graduações Cenbrap-Goiânia.

Mestre em ciências da saúde do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), da Universidade Federal de Goiás, então Campus Jataí, participante e pesquisador do Grupo de Estudos em Exercício Físico Aplicado às Ciências da Saúde (GEEFACS), da Universidade Federal de Goiás.

Foi ainda diretor técnico do Hospital Padre Tiago, secretário Municipal de Saúde e gestor do Fundo Municipal de Saúde de Jataí, além de coordenador do curso de medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ), de 2021 a 2023.


Galeria de imagens

Vídeo completo da solenidade