Análises de Similaridade (Requerimento nº 508 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
|---|---|---|---|---|
| Requerimento nº 580 de 2025 | 25/08/2025 | 40% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 580/2025 e REQ 508/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores. Análise Comparativa dos Requerimentos1. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos tratem de melhorias na segurança viária e redução de velocidade no município de Jataí, as intervenções propostas e os locais de aplicação são distintos. 2. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
3. Semelhança Percentual entre os DocumentosAo focar na solicitação e no beneficiário, desconsiderando os autores, a semelhança percentual entre o REQ 580/2025 e o REQ 508/2025 é de [[ 40% ]]. Esta porcentagem reflete que, embora os requerimentos compartilhem o propósito geral de solicitar estudos para aprimorar a segurança no trânsito e reduzir a velocidade dos veículos em Jataí, direcionados aos mesmos órgãos executivos (Prefeito e Superintendente de Trânsito), as solicitações específicas (redutores de velocidade versus faixa elevada para pedestres) e as localidades (Avenida Jerônimo Vilela, Setor Vila Sofia versus Avenida Araxá, Setor Fabriny) são distintas. Consequentemente, os grupos de beneficiários diretos também são diferentes, atrelados a cada localidade e tipo de intervenção. A similaridade reside mais na natureza administrativa e na finalidade ampla de segurança viária do que nos detalhes concretos do pedido. |
| Requerimento nº 577 de 2025 | 24/08/2025 | 30% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos Legislativos: REQ 577/2025 e REQ 508/2025Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 577/2025 e REQ 508/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores. Análise do Conteúdo e Intenção dos PedidosREQ 577/2025
REQ 508/2025
Comparativo de Benefício e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 577/2025 solicita a implantação de uma faixa de pedestres padrão, visando a segurança e acessibilidade em um ponto específico de grande fluxo de pessoas vulneráveis. Já o REQ 508/2025 requer estudos para uma faixa elevada para travessia de pedestres, que, embora também tenha como objetivo a segurança do pedestre, constitui uma medida de engenharia de tráfego mais robusta, com a função adicional de redução de velocidade dos veículos. As localidades são completamente distintas: a Rua Mineiros, no Bairro Samuel Graham, para o primeiro, e a Avenida Araxá, no Setor Fabriny, para o segundo. Semelhança PercentualConsiderando a especificidade da solicitação (tipo de intervenção), os beneficiários (grupos específicos, embora ambos sejam pedestres) e a localidade (completamente distintas), a semelhança percentual entre os documentos é de [[ 30% ]]. Embora ambos os requerimentos abordem a temática da segurança viária para pedestres e sejam direcionados às mesmas autoridades municipais (Prefeito e Superintendência Municipal de Trânsito), as particularidades de cada pedido os tornam substancialmente diferentes em sua execução e impacto local. |
| Requerimento nº 592 de 2025 | 30/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosREQ 592/2025 e REQ 508/2025: Mesmo Benefício para a Mesma Localidade?Não, os textos não estão solicitando o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos tratem de melhorias na infraestrutura urbana voltadas para a segurança e mobilidade de pedestres, os objetos específicos dos pedidos e os locais de intervenção são distintos. Descrição Detalhada dos Pedidos
Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação específica, os beneficiários e as localidades, a semelhança entre o REQ 592/2025 e o REQ 508/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos que solicitam estudos técnicos ao Poder Executivo para melhorias na infraestrutura de pedestres em Jataí-GO, os objetos das solicitações (calçada versus faixa elevada), as descrições dos beneficiários e, principalmente, as localidades são distintas. A similaridade reside mais na natureza do instrumento legislativo e na área geral de atuação (infraestrutura urbana para pedestres) do que nos elementos centrais do pedido. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 675 de 2025 | 18/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Análise de Similaridade de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade. Comparativo de ConteúdoREQ 675/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo técnico de viabilidade para a recuperação e manutenção da estrada JTI-203. A via, também conhecida como "Estrada das 7 Placas", é descrita como uma importante interligação entre as rodovias BR-364 e BR-060. O benefício almejado é a melhoria da trafegabilidade e segurança para a população que a utiliza, incluindo moradores, trabalhadores, estudantes e produtores rurais da região de Jataí-GO. REQ 508/2025Este requerimento solicita estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na Avenida Araxá, localizada no Setor Fabriny, em Jataí-GO. O objetivo é proporcionar maior segurança aos pedestres e reduzir a velocidade dos veículos, atendendo a uma demanda específica dos moradores da região e dos frequentadores da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, situada na referida avenida. Avaliação da SimilaridadeAo examinar os elementos centrais de cada proposição, observamos distinções claras:
Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Apesar de ambos os documentos serem requerimentos legislativos da mesma câmara municipal, direcionados ao Poder Executivo para a realização de "estudos técnicos" visando melhorias na infraestrutura e segurança pública, as especificidades de cada solicitação (o que se pede, para quem e onde) são fundamentalmente diferentes. A similaridade se restringe à forma do instrumento legislativo e à natureza genérica de "estudos para infraestrutura municipal", não se estendendo ao conteúdo essencial da demanda. Considerando as diferenças substanciais nos benefícios específicos, nas localidades designadas e nos grupos de beneficiários diretos, a similaridade entre os conteúdos, sob a ótica dos critérios estabelecidos, é reduzida. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 563 de 2025 | 14/08/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 563/2025 e REQ 508/2025, com o objetivo de identificar a similaridade de seus conteúdos, focando na solicitação, nos beneficiários e nas localidades. Comparativo de Assunto e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos sejam direcionados ao Poder Executivo do município de Jataí, as solicitações e os locais específicos de intervenção são distintos. Descrição Detalhada dos PedidosREQ 563/2025O REQ 563/2025 solicita ao Poder Executivo que realize um estudo de viabilidade técnica para o asfaltamento da Rodovia Municipal JTI-101. A localidade citada é a Rodovia Municipal JTI-101, no município de Jataí. Os beneficiários diretos do pedido são os produtores rurais, moradores da região e usuários de veículos escolares que transitam por essa via, visando a melhoria da trafegabilidade e segurança. REQ 508/2025O REQ 508/2025 solicita ao Poder Executivo a realização de estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na Avenida Araxá, Setor Fabriny. A localidade específica é a Avenida Araxá, no Setor Fabriny, também em Jataí. Os beneficiários são os moradores da região e os fiéis da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres na travessia da via. Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar estritamente na solicitação e nos beneficiários, a semelhança percentual entre o REQ 563/2025 e o REQ 508/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos que solicitam "estudos técnicos" ao Poder Executivo para melhorias de infraestrutura no mesmo município (Jataí), os objetos específicos das solicitações (asfaltamento de rodovia rural versus faixa elevada em avenida urbana) e os grupos de beneficiários diretos (usuários de rodovia rural versus pedestres de avenida urbana) são completamente distintos. A similaridade reside mais na forma administrativa do pedido e no tipo de ação preliminar (estudo) do que no conteúdo substantivo da demanda. [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 652 de 2025 | 08/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em elaboração de documentos legislativos em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa entre duas proposições, denominadas REQ 652/2025 e REQ 508/2025. O objetivo é determinar a correspondência entre os pedidos formulados, os beneficiários visados e as localidades específicas dentro do município. Conteúdo das ProposiçõesREQ 652/2025Esta proposição solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um semáforo. A intervenção é requerida para a Rua Benjamin Constant, cruzamento com a Rua Tiradentes, cruzamento com a Rua JK, no Setor Aeroporto. A justificativa aponta para a necessidade de maior segurança, redução de acidentes e proteção da vida da população que transita na região, devido ao tráfego intenso e excesso de velocidade. REQ 508/2025Esta proposição solicita ao Poder Executivo a realização de estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres. A intervenção é requerida para a Avenida Araxá, no Setor Fabriny. A justificativa destaca a preocupação dos moradores da região e da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, devido ao intenso fluxo de veículos em alta velocidade, visando proporcionar maior segurança aos pedestres. Comparativo DetalhadoAo examinar os elementos centrais de cada requerimento, observa-se o seguinte:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A análise revela que as proposições apresentam solicitações de intervenções distintas, destinadas a localidades diferentes e com focos ligeiramente distintos quanto aos beneficiários diretos, apesar de ambos se inserirem no contexto da segurança viária municipal. Considerando a especificidade do benefício, da localidade e do beneficiário, a semelhança entre os documentos é reduzida. Elementos comuns se restringem à estrutura formal de um requerimento legislativo, à esfera administrativa (trânsito) e aos destinatários institucionais (Prefeito e Superintendente de Trânsito da mesma municipalidade). No entanto, o cerne da demanda é singular em cada proposição. A semelhança percentual entre REQ 652/2025 e REQ 508/2025, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de aproximadamente [[ 15% ]]. |
| Requerimento nº 598 de 2025 | 06/09/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComo especialista em produção de textos legislativos em uma câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos REQ 598/2025 e REQ 508/2025, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores conforme solicitado. Comparação de Benefício e LocalidadeOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 598/2025 solicita uma infraestrutura de lazer e convivência em uma área específica, enquanto o REQ 508/2025 demanda uma melhoria de segurança viária em outra localidade distinta. Descrição Detalhada dos PedidosREQ 598/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma praça pública. Os beneficiários diretos são a comunidade local, incluindo famílias, jovens, crianças e idosos, especificamente os moradores dos Bairros Cordeiro e Jardim América, e bairros adjacentes, na cidade de Jataí-GO. O objetivo é proporcionar um espaço de lazer, convivência social, prática de atividades físicas e descanso. REQ 508/2025Este requerimento solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres. Os beneficiários são os moradores da região e os fiéis da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, bem como os pedestres em geral, visando maior segurança na travessia. A localidade específica é a Avenida Araxá, no Setor Fabriny, em Jataí-GO. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação específica e o beneficiário direto de cada pedido, a semelhança entre o REQ 598/2025 e o REQ 508/2025 é baixa. Embora ambos sejam requerimentos para estudos de melhorias urbanas na mesma municipalidade, os objetos das solicitações (praça pública versus faixa elevada para pedestres) e os propósitos específicos para os beneficiários (lazer e convivência versus segurança viária) são distintos. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 586 de 2025 | 26/08/2025 | 10% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos RequerimentosOs textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade.
A similaridade entre os documentos é de [[ 10% ]]. |
| Requerimento nº 688 de 2025 | 28/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, como especialista em redação de documentos oficiais nesta Casa, procedo à análise comparativa dos requerimentos em questão, focando estritamente nos elementos essenciais de sua proposição. Análise do REQ 688/2025O documento identificado como REQ 688/2025 formaliza um pedido de estudo de viabilidade técnica para a construção de uma praça. Esta praça é detalhada com elementos como paisagismo, arborização, iluminação, bancos e pergolado. Adicionalmente, solicita-se a verificação de soluções jurídicas, como comodato público-privado, caso a área seja particular. A intervenção é proposta para a área situada entre a Avenida Abel de Carvalho e a Avenida Pedro Bento, no Setor José Bento. Os beneficiários implícitos são a população em geral, especialmente os moradores do Setor José Bento e os usuários da pista de caminhada e ciclismo adjacente, visando lazer, convivência e melhoria urbana. Análise do REQ 508/2025O requerimento identificado como REQ 508/2025 solicita estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada destinada à travessia de pedestres. A intervenção é especificada para a Avenida Araxá, no Setor Fabriny. Os beneficiários implícitos são os moradores da região e os frequentadores da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, com o objetivo primordial de aumentar a segurança dos pedestres. Comparativo de Benefício e LocalidadeAo examinar os conteúdos dos dois documentos, observa-se uma distinção fundamental tanto na natureza do benefício almejado quanto na área geográfica de sua aplicação. O REQ 688/2025 propõe a criação de um espaço de lazer e convivência, uma praça com infraestrutura específica, visando o embelezamento urbano e o bem-estar comunitário no Setor José Bento. Em contrapartida, o REQ 508/2025 foca na segurança viária, solicitando a instalação de uma faixa elevada para pedestres, com o intuito de mitigar riscos de acidentes e ordenar o tráfego na Avenida Araxá, Setor Fabriny. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação específica, os beneficiários diretos e as localidades designadas, a semelhança entre o REQ 688/2025 e o REQ 508/2025 é mínima. Os objetos das proposições são intrinsecamente diferentes: um busca a criação de uma área de lazer e urbanização, enquanto o outro visa a segurança no trânsito. As áreas geográficas de intervenção (Setor José Bento versus Setor Fabriny) são distintas, e os grupos de cidadãos diretamente impactados, embora ambos sejam parte da população municipal, são definidos por necessidades e contextos diferentes. Apesar de ambos serem instrumentos legislativos da mesma Câmara Municipal e endereçados ao Poder Executivo da mesma cidade, os elementos centrais para a comparação — o que se pede, para quem e onde — divergem completamente. [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 610 de 2025 | 13/09/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto da solicitação, os beneficiários diretos e a localidade específica de impacto. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 610/2025: Detalhamento da ProposiçãoEste documento formaliza a solicitação para a realização de uma Sessão Solene no âmbito da Câmara Municipal. O objetivo central é prestar homenagem ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), celebrado em 04 de outubro. Os beneficiários diretos desta proposição são os profissionais das referidas categorias que atuam no município de Jataí, com a cerimônia ocorrendo nas dependências da Câmara Municipal de Jataí. A justificativa ressalta a importância do trabalho desses agentes para a saúde pública local. REQ 508/2025: Detalhamento da ProposiçãoEste requerimento direciona-se ao Poder Executivo municipal, solicitando a realização de estudos técnicos para a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres. A localidade específica indicada para esta intervenção é a Avenida Araxá, no Setor Fabriny, em Jataí. Os beneficiários desta medida são os moradores da região e os frequentadores da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Espírito Santo, localizada na referida avenida, visando aprimorar a segurança viária no local. Comparativo e Avaliação de SimilaridadeAo confrontar o conteúdo das duas proposições, observa-se uma distinção fundamental em seus propósitos e escopos. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O REQ 610/2025 propõe um evento honorífico, uma celebração institucional para reconhecer uma categoria profissional em nível municipal, com a ação ocorrendo na própria Casa Legislativa. Por outro lado, o REQ 508/2025 solicita uma intervenção de infraestrutura urbana, um estudo para aprimorar a segurança no trânsito em uma via pública específica, beneficiando diretamente os usuários e moradores daquela área. A natureza da solicitação é intrinsecamente diferente: uma é de caráter cerimonial e reconhecimento, a outra é de caráter prático e de melhoria da infraestrutura viária. Os beneficiários também são distintos: profissionais da saúde pública em um caso, e pedestres/moradores de um bairro específico no outro. A localidade de impacto direto da ação é a Câmara Municipal para o primeiro requerimento e uma avenida específica no Setor Fabriny para o segundo. Considerando a solicitação, os beneficiários e a localidade específica, os documentos apresentam divergências substanciais em seus elementos centrais. A única similaridade reside no fato de ambos serem requerimentos legislativos emitidos pela mesma Câmara Municipal e destinados a atender demandas dentro do mesmo município de Jataí. Contudo, para a finalidade de identificar se pedem o mesmo benefício para a mesma localidade, a dissimilaridade é quase total. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |