Está prevista para os dias 7 e 8 de outubro a realização de sessões ordinárias para a votação de três projetos
Estão marcadas sessões ordinárias para os dia 1º, 2 e 3, às 14 horas, no plenário João Justino de Oliveira

Notícias

Público - 2 de Outubro de 2019 às 10:17 - por: Francisco Privado - 2 de Outubro de 2019 às 10:04 - por: Francisco Privado - 2 de Outubro de 2019 às 10:02 - por: Francisco

Major Antônio Martins Filho torna-se cidadão jataiense

Oficial da Polícia Militar recebeu o título em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Jataí WhatsApp
Oficial da Polícia Militar recebeu o título em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Jataí
Fotos: Vânia Santana

Em sessão solene realizada no dia 30 de setembro de 2019, o major da Polícia Militar Antônio Francisco Martins Filho recebeu o título de cidadão jataiense. A homenagem foi proposta pelo vereador Major Davi Pires e aprovada por todos os vereadores.

A mesa de trabalhos foi composta pela presidente da Câmara Municipal de Jataí, Kátia Carvalho, pelos vereadores Major Davi Pires, Maria Aparecida, a “Cida”, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, e Pastor Luiz Carlos, pelo secretário Municipal de Governo, Nelson Antônio da Silva, representante do prefeito Vinícius Luz, pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre dos Santos Silva, pelo controlador Geral do Município de Jataí, Gerson Santana Arrais, pelo comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Rodoviária, Héber de Souza Bastos, pelo homenageado e por sua esposa, Ana Cláudia Vilela Silva.

Abrindo o espaço reservado aos pronunciamentos, a vereadora Cida destacou a importância da solenidade e o mérito do homenaeado. “Gostaria de parabenizar o senhor pelo título de cidadão jataiense. Sabemos dos trabalhos realizados pelo senhor como membro das forças de segurança do nosso município, onde cumpriu sua obrigação com amor e afinco”, declarou a parlamentar.

O vereador Carvalhinho também atestou a justiça na realização do evento. “Temos que parabenizar também o proponente, pois é uma honraria mais que merecida. Tive você como cliente quando fui empresário. Um título merecido pelo que você fez por Jataí, por nossa população. É uma honra estar numa situação tão importante desta, participar desta solenidade em sua homenagem”, garantiu.

Major Filho recebeu o título das mãos do proponente da homenagem, vereador Major Davi Pires
Major Filho recebeu o título das mãos do proponente da homenagem, vereador Major Davi Pires

O vereador Pastor Luiz Carlos elogiou o histórico apresentado pelo proponente da matéria em seu projeto. “Muito nos honra tê-lo como cidadão jataiense, pela importância do seu trabalho em favor de nossa sociedade. Trata-se de uma pessoa de grande valor para o nosso município, merecedora do título que o povo lhe concede por meio dos vereadores”, afirmou.

Proponente da homenagem, o vereador Major Davi Pires elencou os méritos do colega de corporação. “O homenageado é realmente merecedor deste título. Esta homenagem não é mais do que o reconhecimento de uma trajetória de vida digna do mais novo cidadão jataiense. Major Filho enfrentou todos os percalços da vida sem se acovardar, encarou seus desafios e cumpriu sua missão. Meu amigo formou-se ainda em direito, possui vários cursos e condecorações na carreira e serviu em várias cidades, com garra e dedicação. Mesmo quando se transferir para a reserva, continuará lutando para tornar nossa cidade e nosso país lugares mais dignos para os jataienses e para os brasileiros. Muito me estima ter sido o autor desta homenagem. São pessoas como você que nossa cidade precisa. Parabéns pelo bom exemplo e agradeço pela oportunidade de o homenagear”, disse ele.

A presidente Kátia Carvalho relembrou a carreira do militar. “Major Filho é um homem de lisura e trabalho que acompanhamos há muito tempo. Depois de tudo o que fez em favor da nossa cidade, hoje o senhor tem o retorno merecido, com este título. O senhor sempre buscou crescimento, com profissionalismo, em toda a sua carreira. Quero ressaltar nossa honra em homenagear este homem, este cidadão de grande valor, que ainda tem grande papel a cumprir em nossa comunidade”, assegurou.

Major Antônio Filho durante seu pronunciamento
Major Antônio Filho durante seu pronunciamento

O major Antônio Martins Filho emocionou-se ao ocupar a tribuna. “Este é um dia muito importante. Este título muito me honra, reforçando ainda mais a gratidão e o compromisso que tenho para com esta cidade. Muitas memórias me vieram à tona, desde 1989, quando decidi fazer minha carreira em Jataí, que sempre esteve presente em minha vida, para a qual sempre retorno, pois é meu porto seguro. Fico feliz pela proposta ser do meu ex-comandante Major Davi Pires. Já me preparo com certo saudosismo para ingressar na reserva, mas na certeza de que fiz meu melhor na profissão com a qual sempre sonhei, um verdadeiro sacerdócio. Jataí proporcionou ser o que sou, onde me formei, me casei e tive meus filhos, onde cresci profissionalmente e cultivei muitos amigos. Nasci em Quirinópolis, fui adotado por Cachoeira Alta e, a partir deste momento, sou oficialmente cidadão jataiense”, proclamou.

HISTÓRICO

Antônio Francisco Martins Filho nasceu em 13 de setembro de 1971, em Quirinópolis. Ingressou na Polícia Militar em 1º de maio de 1989. Com cursos de formação e habilitação de oficiais auxiliares, chegou ao posto de capitão. Veio para Jataí ainda em 1989, onde atualmente reside, depois de passar por outros municípios. 

Esposa do homenageado, Ana Cláudia Vilela Silva recebeu lembrança das mãos da presidente Kátia Carvalho
Esposa do homenageado, Ana Cláudia Vilela Silva recebeu lembrança das mãos da presidente Kátia Carvalho

“Em tempos de dificuldades, por falta de mais recursos materiais e humanos, esteve com garbo e operacionalidade, em prol da segurança pública de nossa sociedade, sem que houvesse, em suas incursões, quaisquer soluções de continuidade para a consecução de suas missões”, afirmou o vereador Major Davi Pires.

Durante o período em que serviu a comunidade jataiense, Antônio Filho formou-se em direito

pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut). Concluiu inúmeros cursos dentro e fora da PM, além de possuir mais de 60 elogios da corporação, elogio da Polícia Federal (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF - Superintendência do Distrito Federal) e uma promoção por ato de bravura ao posto de capitão em 2014, por participação em operações conjuntas entre o COD (Comando de Operações de Divisas) e a Polícia Federal.


Galeria de imagens

Vídeo completo da sessão solene