Análises de Similaridade (Requerimento nº 165 de 2025)
| Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
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| Requerimento nº 652 de 2025 | 09/10/2025 | 40% | gemini-2.5-flash |
Prezados membros da Mesa Diretora e demais pares, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais para a deliberação: a solicitação, os beneficiários e a localidade específica. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 652/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de semáforo. A localidade específica indicada para esta intervenção é a Rua Benjamin Constant, no cruzamento com a Rua Tiradentes e a Rua JK, situada no Setor Aeroporto. O benefício almejado é a melhoria da segurança viária e a proteção da vida dos moradores e comerciantes que transitam por essa região, visando diminuir os riscos de acidentes. REQ 165/2025Este requerimento também solicita um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um semáforo. Contudo, a localidade apontada para a intervenção é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. O objetivo é preservar a integridade física dos pedestres e prevenir colisões automotivas, controlando o fluxo intenso de trânsito e evitando acidentes na área mencionada. Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Embora ambos os requerimentos solicitem o mesmo tipo de ação – um estudo de viabilidade para a implantação de um semáforo – e visem um benefício similar em sua natureza (segurança no trânsito), as localidades específicas para as quais essas intervenções são pleiteadas são distintas. O REQ 652/2025 foca em um conjunto de cruzamentos no Setor Aeroporto, enquanto o REQ 165/2025 direciona-se a um cruzamento específico entre a Rua Deputado Costa Lima e a Avenida Said Abdala. A diferença nas localidades implica que os beneficiários diretos, embora genericamente a população, são grupos distintos de cidadãos que utilizam vias diferentes. Semelhança PercentualConsiderando a solicitação da ação, o tipo de benefício e a localidade específica, a semelhança percentual entre o REQ 652/2025 e o REQ 165/2025 é de: [[ 40% ]] A similaridade reside na natureza da solicitação (estudo para implantação de semáforo) e na justificativa genérica de segurança no trânsito. No entanto, a divergência completa nas localidades específicas e, consequentemente, nos grupos de beneficiários diretos, reduz significativamente a similaridade global dos documentos como peças legislativas que demandam ações concretas em pontos distintos do município. |
| Requerimento nº 598 de 2025 | 07/09/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedo à análise comparativa dos requerimentos "REQ 598/2025" e "REQ 165/2025", focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades, desconsiderando os autores conforme solicitado. Análise Comparativa dos Requerimentos1. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O "REQ 598/2025" solicita a implantação de uma praça pública em uma área específica, enquanto o "REQ 165/2025" requer a instalação de um semáforo em um cruzamento distinto. As naturezas dos benefícios e as localidades designadas são intrinsecamente diferentes. 2. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
3. Semelhança Percentual entre os DocumentosAo desconsiderar os autores e focar na solicitação e no beneficiário, observa-se que, embora ambos os requerimentos solicitem um estudo de viabilidade técnica para implantação de uma melhoria urbana em Jataí-GO, e visem o benefício geral da população (qualidade de vida e segurança em sentidos distintos), os objetos específicos da solicitação (praça pública versus semáforo), as localidades exatas e os grupos de beneficiários diretos com suas necessidades específicas são completamente distintos. A similaridade reside mais na estrutura formal do pedido e na ação inicial solicitada (o estudo), do que no cerne do benefício ou do assunto tratado. Considerando a distinção fundamental nos objetos e nos problemas específicos que cada requerimento busca resolver, a semelhança percentual entre "REQ 598/2025" e "REQ 165/2025" é de: [[ 20% ]] |
| Requerimento nº 748 de 2025 | 19/11/2025 | 20% | gemini-2.0-flash-lite |
Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosComparativo de Conteúdo
Semelhança Percentual
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| Requerimento nº 643 de 2025 | 05/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Na qualidade de especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, apresento a análise comparativa dos requerimentos em questão, com foco nos elementos essenciais da solicitação: o benefício pleiteado, os beneficiários e as localidades específicas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosREQ 643/2025Este documento formaliza a solicitação de um estudo técnico para a implantação de um redutor de velocidade. A intervenção é proposta para a Rua 34, no trecho que interliga o Setor Colméia Park ao Jardim Paraíso. O objetivo primordial é aprimorar a segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas que transitam por essa via. REQ 165/2025Por sua vez, este requerimento solicita um estudo técnico de viabilidade para a instalação de um semáforo. A localidade designada para esta medida é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. A finalidade é preservar a integridade física dos pedestres e prevenir colisões automotivas, controlando o fluxo intenso de tráfego. Conclusão da ComparaçãoAo examinar os elementos centrais de cada proposição, observa-se que, embora ambos os requerimentos visem aprimorar a segurança no trânsito no município de Jataí por meio de estudos técnicos, as especificidades de cada pedido divergem substancialmente. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. O REQ 643/2025 solicita um redutor de velocidade para a Rua 34, enquanto o REQ 165/2025 pleiteia um semáforo para o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. São intervenções distintas em pontos geográficos completamente diferentes da cidade. A semelhança entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é de [[ 15% ]]. Esta porcentagem reflete a natureza comum de serem requerimentos para estudos técnicos de infraestrutura de trânsito na mesma municipalidade, mas ressalta a total distinção quanto ao tipo de dispositivo e ao local exato da intervenção. |
| Requerimento nº 675 de 2025 | 19/10/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de solicitação, beneficiário e localidade, conforme a metodologia estabelecida. Análise Comparativa dos RequerimentosA avaliação da similaridade entre o REQ 675/2025 e o REQ 165/2025 exige uma observação atenta aos seus conteúdos substantivos. O REQ 675/2025 solicita um estudo técnico de viabilidade para a recuperação e manutenção da estrada JTI-203. A localidade específica é a estrada JTI-203, também conhecida como "Estrada das 7 Placas", que conecta as rodovias BR-364 e BR-060. Os beneficiários diretos são a população que utiliza essa via, incluindo motoristas, motociclistas, pedestres, o transporte escolar e produtores rurais. Por sua vez, o REQ 165/2025 requer um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um semáforo no cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. A localidade específica é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. Os beneficiários diretos são os pedestres e condutores que transitam por esse cruzamento. Ao confrontar os elementos centrais de cada documento, observa-se que, embora ambos sejam requerimentos direcionados ao Poder Executivo de Jataí e solicitem um "estudo técnico de viabilidade", os objetos desses estudos, as localidades e os grupos de beneficiários são distintos. O primeiro trata de infraestrutura viária rural (estrada), enquanto o segundo aborda controle de tráfego urbano (semáforo em cruzamento). Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Cálculo de Similaridade PercentualConsiderando a solicitação, o beneficiário e a localidade como os pilares da comparação, e desconsiderando os autores, a similaridade entre o REQ 675/2025 e o REQ 165/2025 é reduzida.
Apesar de compartilharem a estrutura formal de um requerimento legislativo, serem endereçados ao mesmo Prefeito Municipal e utilizarem a expressão "estudo técnico de viabilidade", as demandas substantivas são divergentes. A essência do que se busca e o local onde se pretende a intervenção são únicos para cada documento. Com base nesta análise, a semelhança percentual entre os documentos é de: [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 590 de 2025 | 03/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos, procedi à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades envolvidas, conforme solicitado. Análise Comparativa de RequerimentosOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. Embora ambos os requerimentos sejam direcionados ao Poder Executivo do mesmo município (Jataí-GO) e solicitem um estudo de viabilidade, os objetos centrais dos pedidos, os benefícios almejados e as localidades específicas para a intervenção são distintos. Descrição Sucinta dos Pedidos, Beneficiários e Localidades
Semelhança Percentual entre os DocumentosConsiderando a solicitação em seu cerne (o que se pretende criar/instalar) e os beneficiários, a semelhança entre os documentos é mínima. Embora ambos solicitem um "estudo de viabilidade" e sejam para o mesmo município, os objetos dos estudos, as finalidades e os públicos-alvo são completamente diferentes. A semelhança percentual entre REQ 590/2025 e REQ 165/2025, focando na solicitação e no beneficiário, é de: [[ 15% ]] |
| Requerimento nº 564 de 2025 | 17/08/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos e redação de documentos oficiais em câmara municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando no conteúdo, na intenção dos pedidos, nos beneficiários e nas localidades citadas, desconsiderando os autores conforme solicitado. Análise Comparativa dos RequerimentosREQ 564/2025O REQ 564/2025 solicita ao Poder Executivo Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a implantação de uma faixa elevada de pedestres. O benefício principal visa garantir maior segurança no trânsito e acessibilidade adequada para os alunos da Escola Caminho da Luz, bem como pais, responsáveis e profissionais da educação que frequentam a unidade. A localidade específica para a intervenção é em frente à Escola Caminho da Luz, localizada na Rua Miranda de Carvalho, Centro, no município de Jataí, Estado de Goiás. REQ 165/2025Por sua vez, o REQ 165/2025 requer ao Poder Executivo Municipal que seja realizado um estudo técnico de viabilidade para implantação de um semáforo. A intenção é preservar a integridade física dos pedestres e prevenir colisões automotivas, beneficiando os usuários da via em geral. A localidade indicada para esta análise e eventual implantação é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala, também no município de Jataí, Estado de Goiás. Mesmos Benefícios e Localidades?Não, os textos não estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade. O REQ 564/2025 solicita a implantação direta de uma faixa elevada de pedestres em um ponto específico (em frente a uma escola), visando a segurança de seus alunos e comunidade. Já o REQ 165/2025 solicita um estudo de viabilidade para a implantação de um semáforo em um cruzamento distinto, com o objetivo de controlar o fluxo de trânsito e prevenir acidentes para pedestres e veículos em geral. As localidades são diferentes, e os dispositivos de controle de tráfego solicitados (faixa elevada versus semáforo) são distintos, assim como as ações requeridas (implantação direta versus estudo de viabilidade). Semelhança PercentualAo focar estritamente na solicitação e no beneficiário, a semelhança entre o REQ 564/2025 e o REQ 165/2025 é baixa. Embora ambos os requerimentos tratem de melhorias na segurança do trânsito no mesmo município (Jataí) e sejam direcionados ao mesmo Poder Executivo e órgão de trânsito, as especificidades do pedido (tipo de intervenção e ação) e os beneficiários diretos (comunidade escolar versus usuários de um cruzamento específico) são distintos. Considerando a natureza da solicitação e os beneficiários, a semelhança percentual entre os documentos é de [[ 10% ]]. Esta porcentagem reflete apenas o fato de ambos serem requerimentos para melhorias na segurança viária dentro do mesmo município, mas não a similaridade do conteúdo específico da solicitação ou dos beneficiários diretos. |
| Requerimento nº 658 de 2025 | 14/10/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o benefício solicitado, o público-alvo e a localidade específica dentro do município. Análise do REQ 658/2025O Requerimento GB-KC, datado de 13 de outubro de 2025, solicita ao Poder Executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e em coordenação com a concessionária de energia, a tomada de medidas para solucionar o problema de postes de energia que invadem a pista de rolamento. O benefício almejado é o remanejamento ou a adequação da rede elétrica para um local seguro, visando a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes. A localidade específica apontada para esta intervenção é a Rua Leomar Ferreira de Melo, no trecho compreendido entre os bairros Cidade Jardim I e Cidade Jardim II, no município de Jataí-GO. Os beneficiários diretos são os moradores e usuários dessa via. Análise do REQ 165/2025O Requerimento, datado de 25 de fevereiro de 2025, solicita ao Poder Executivo municipal, especificamente ao Prefeito e ao Superintendente de Trânsito, a realização de um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um semáforo. O benefício pleiteado é a instalação de um dispositivo de controle de tráfego para preservar a integridade física de pedestres e prevenir colisões automotivas. A localidade específica para esta intervenção é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala, também no município de Jataí-GO. Os beneficiários diretos são os pedestres e usuários do trânsito nessa intersecção. Avaliação ComparativaAo confrontar os dois documentos, observa-se que ambos são requerimentos legislativos endereçados ao Poder Executivo de Jataí-GO, buscando melhorias na segurança viária. Contudo, as especificidades de cada solicitação divergem substancialmente. O REQ 658/2025 trata de uma questão de infraestrutura física que obstrui a via, demandando o remanejamento de postes. A localidade é uma rua específica entre dois bairros. Por outro lado, o REQ 165/2025 aborda uma questão de controle de fluxo de tráfego, solicitando a implantação de um semáforo. A localidade é um cruzamento específico entre duas avenidas. Os benefícios são distintos: um visa remover um obstáculo físico, o outro visa regular o fluxo de veículos e pedestres. As localidades são igualmente distintas, não havendo sobreposição geográfica entre a Rua Leomar Ferreira de Melo e o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Semelhança PercentualConsiderando que os benefícios solicitados são fundamentalmente diferentes (remanejamento de postes versus implantação de semáforo) e as localidades são geograficamente distintas, a similaridade entre os documentos, no que tange ao cerne da solicitação e ao local de aplicação, é mínima. Embora ambos os requerimentos se insiram no contexto de segurança no trânsito dentro do mesmo município, os objetos e os endereços das demandas são completamente dessemelhantes. [[ 10% ]] |
| Requerimento nº 737 de 2025 | 16/11/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos para o ambiente camarário, procedo à análise comparativa dos documentos apresentados, focando estritamente no objeto das solicitações, nos beneficiários e nas localidades específicas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos Pedidos e LocalidadesO documento denominado REQ 737/2025 apresenta uma solicitação direcionada à elaboração urgente de um projeto de pavimentação asfáltica, incluindo uma pista exclusiva para ciclistas. Este projeto abrange o trecho compreendido entre o Sítio Alvorada e a GO 184, com extensão de 8,65 km, passando pelo Assentamento Guadalupe. A finalidade é a inclusão desta obra no orçamento do Governo Federal para o ano de 2026, visando o desenvolvimento da região rural, a mobilidade, a segurança e o escoamento da produção agrícola, além de promover qualidade de vida aos moradores, trabalhadores e usuários da via. Por sua vez, o documento REQ 165/2025 requer a realização de um estudo técnico de viabilidade para a implantação de um semáforo. A localidade específica para esta intervenção é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. A justificativa para este pedido reside na necessidade de preservar a integridade física de pedestres e prevenir colisões automotivas, que são frequentes no local, controlando o intenso fluxo de trânsito. Avaliação da CorrespondênciaAo confrontar os conteúdos, observa-se que os benefícios almejados são fundamentalmente distintos. O REQ 737/2025 busca a criação de um projeto para uma obra de infraestrutura viária de grande porte, com foco em pavimentação e mobilidade sustentável em uma área rural/periférica. Já o REQ 165/2025 solicita um estudo de viabilidade para a instalação de um dispositivo de controle de tráfego em um ponto específico de uma área urbana. As localidades também são completamente diferentes. Enquanto o primeiro requerimento se refere a um extenso trecho rodoviário que conecta pontos específicos e um assentamento, o segundo se concentra em uma intersecção de ruas dentro do perímetro urbano. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não Grau de SemelhançaConsiderando as diferenças substanciais tanto no tipo de benefício solicitado (projeto de pavimentação e ciclovia versus estudo para semáforo) quanto nas localidades específicas a serem atendidas (trecho rural/periférico versus cruzamento urbano), a semelhança entre os dois documentos é mínima. Embora ambos sejam instrumentos legislativos de solicitação ao Poder Executivo da mesma municipalidade, o objeto e o local de aplicação são inteiramente distintos. [[ 5% ]] |
| Requerimento nº 653 de 2025 | 12/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme a metodologia estabelecida. Análise do REQ 653/2025O Requerimento 653/2025 solicita à Prefeitura de Jataí, por intermédio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, a reforma e construção de calçada. A intervenção é direcionada especificamente para a Rua Epaminondas Campos, no Setor Alto das Rosas. A justificativa aponta que a medida visa garantir a segurança viária de condutores e pedestres, bem como a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Análise do REQ 165/2025Por sua vez, o Requerimento 165/2025 solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico de viabilidade para implantação de um semáforo. A localidade designada para esta intervenção é o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. A justificativa ressalta a necessidade de preservar a integridade física de pedestres e prevenir colisões automotivas, controlando o intenso fluxo de trânsito na área. Comparativo de ConteúdoAo confrontar os dois documentos, observa-se que as solicitações são de naturezas distintas. O REQ 653/2025 trata de infraestrutura de calçamento, enquanto o REQ 165/2025 aborda a gestão de tráfego por meio de sinalização semafórica. As localidades também são completamente diferentes: a Rua Epaminondas Campos no Setor Alto das Rosas versus o cruzamento da Rua Deputado Costa Lima com a Avenida Said Abdala. Embora ambos os pedidos visem a segurança e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, os grupos específicos de beneficiários e as problemáticas a serem resolvidas são intrínsecas a cada tipo de intervenção e localidade. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade como os pilares da comparação, a semelhança entre o REQ 653/2025 e o REQ 165/2025 é mínima. As demandas são substancialmente diferentes, direcionadas a problemas distintos em pontos geográficos não coincidentes do município. A similaridade se restringe ao fato de serem ambos requerimentos legislativos formais, endereçados ao Poder Executivo da mesma municipalidade, seguindo um padrão de redação para este tipo de proposição. A semelhança percentual entre os documentos, focando na solicitação, no beneficiário e na localidade, é de: [[ 5% ]] |