Estão marcadas para 9 a 13 de dezembro, às 14 horas, as últimas sessões ordinárias de 2019
Cassação foi decidida pelo voto favorável de nove dos dez parlamentares. Vaga será ocupada por Creso Vilela

Notícias

Público - 5 de Dezembro de 2019 às 14:17 - por: Francisco Privado - 5 de Dezembro de 2019 às 14:09 - por: Francisco Privado - 5 de Dezembro de 2019 às 14:08 - por: Francisco

Creso Vilela assume mandato de vereador

Parlamentar do MDB foi convocado para o lugar de Marcos Antônio, que foi cassado por quebra de decoro WhatsApp Copiar Link
Creso Vilela assina termo de posse observado pelo procurador Leonardo Melo do Amaral, pela presidente Kátia Carvalho e pelos vereadores Adilson Carvalho, Pastor Luiz Carlos e Carvalhinho
Fotos: Morgana Lima
Creso Vilela assina termo de posse observado pelo procurador Leonardo Melo do Amaral, pela presidente Kátia Carvalho e pelos vereadores Adilson Carvalho, Pastor Luiz Carlos e Carvalhinho

Em cerimônia realizada na manhã do dia 5 de dezembro de 2019, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Jataí, tomou posse como vereador Creso de Oliveira Vilela (MDB), que passou a ocupar a vaga deixada por Marcos Antônio (PDT), que teve seu mandato cassado por nove votos contra um, por quebra da ética e do decoro parlamentar, na sessão ordinária realizada no último dia 29 de novembro. 

Por ter obtido 1.070 votos na eleição municipal de 2016, Creso Vilela tornou-se o segundo suplente da coligação Novas Conquistas, da qual faziam parte o então PMDB, DEM, PDT e PMB. O primeiro suplente foi Carlos Miranda (MDB), que havia assumido um mês antes o lugar de Gildenicio Santos (MDB), também afastado do legislativo sob a mesma acusação do pedetista.

Durante a cerimônia, os vereadores presentes deram as boas-vindas ao novo colega. “Desejo-lhe muito sucesso nesta casa”, afirmou o vereador Adilson Carvalho (MDB). “Se depender de nós, o senhor terá todo apoio para exercer seu mandato. Conte conosco”.

Da esquerda para a direita: jornalista Jesus Manoel, Luciana (mulher do novo vereador), Creso Vilela, Gleidhston Freitas, Leonardo Amaral e Kátia Carvalho
Da esquerda para a direita: jornalista Jesus Manoel, Luciana (mulher do novo vereador), Creso Vilela, Gleidhston Freitas, Leonardo Amaral e Kátia Carvalho

O vereador Pastor Luiz Carlos (PSDB) também saudou a chegada do novo membro do legislativo municipal. “Que você seja bem sucedido, que possa realizar tudo o que deseja para a cidade”, declarou. “Você veio em boa hora para nos ajudar a tentar reerguer o nome desta Câmara”.

Para o vereador Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho” (SD), a contribuição de Creso Vilela será valiosa. “Deixo meu gabinete a sua disposição”, avisou. “Desejo sucesso e que você possa realizar um grande trabalho. E que venha para somar”.

O vereador Major Davi Pires (PP) exortou o trabalho coletivo dos parlamentares em prol do município. “Que o senhor possar atingir seus objetivos neste cargo; que possamos juntos fazer um trabalho diferenciado, todos nós que trabalhamos nesta casa”, conclamou o parlamentar.

A união em prol de toda a sociedade foi a tônica da fala do vereador Mauro Bento Filho (MDB). “Que o senhor seja bem sucedido, que chegue com ideal, espírito público e visão coletiva”, disse ele. “Que o senhor coloque os interesses coletivos acima da individualidade”.

Representando a vereadora Maria Aparecida, a “Cida” (Pode), o advogado e assessor parlamentar Gleidhston Severino de Freitas disse que Vilela chega em um “momento ímpar, já fazendo parte de um processo de depuração do parlamento”.

Ao dar as boas vindas ao novo vereador, a presidente Kátia Carvalho (SD) falou o sobre o trabalho legislativo. “Temos que ter um poder independente de verdade”, asseverou. “Por mais que seja desgastante, vale a pena trabalhar pela população. Apesar de tomar nosso tempo, temos que ter nosso foco no trabalho parlamentar. Talvez sua chegada não seja como gostaríamos que fosse (pela cassação de outro vereador), mas hoje é um dia de alegria”.

Em seu pronunciamente, Creso Vilela agradeceu aos colegas que compareceram à solenidade. “Realmente vou precisar do apoio de vocês”, garantiu o vereador, que tem 48 anos. “O tempo é curto, teremos eleições em 2020 e basicamente terei apenas o primeiro semestre para trabalhar. Mas vou me empenhar pela cidade, trabalhar pelo município e pelo interesse da comunidade”.

O mais novo membro da Câmara de Jataí participará normalmente da última temporada de sessões ordinárias deste ano, previstas para 9 a 13 de dezembro, a partir das 14 horas.