Kátia reivindica coleta seletiva para toda a cidade
A vereadora Kátia Carvalho reivindicou à administração municipal a ampliação da coleta seletiva a todos os bairros de Jataí. “A ausência de um sistema eficiente de coleta seletiva atinge a maioria dos municípios brasileiros, incluindo Jataí, o que acarreta diretamente no aumento dos custos para implantação e operação do aterro municipal, por conta do volume excedente de resíduos recicláveis”, afirmou a parlamentar. “Destinar os resíduos ao aterro, além de demandar maiores investimentos na limpeza urbana devido ao acúmulo nas vias e logradouros públicos, ainda reduz a qualidade da saúde pública, o que implica no aumento dos investimentos, por parte do poder público, nessa área”.
Ela lembra que atualmente o município possui um total de 113 bairros, a maioria desprovida do benefício. “Estima-se que 640 toneladas de materiais recicláveis por mês, que são gerados pelos 100 bairros que não possuem coleta seletiva, poderiam deixar de ir para o aterro e receberiam uma destinação correta. Além disso, a coleta seletiva porta a porta, que contemple toda a área urbana do município, pode gerar um acréscimo na vida útil do aterro em até 30%, fazendo com que os cofres públicos fiquem com reservas para investimentos em outros setores”, acrescentou.
|
Matéria Legislativa
REQ 14/2020 - Requerimento
Protocolo: 25/2020 | Data de Apresentação: 30 de Janeiro de 2020 Autoria: Kátia Carvalho Solicita a ampliação da coleta seletiva, de forma a atender todos os bairros do Município de Jataí. Localização Atual: Departamento Legislativo - DL Status: Proposição aprovada Ultima Ação: Documento aprovado em votação única. Data da última Tramitação: 3 de Março de 2020 Foi a plenário em: 3 de Março de 2020 - Aprovado - |