A legislatura 2013/2016 será empossada nesta terça-feira, dia 1º de janeiro, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Cóscia. São dez vereadores, sendo seis reeleitos e quatro que estarão em primeiro mandato. Também serão empossados prefeito e vice-prefeito
Apae poderá permanecer no prédio que ocupa atualmente, enquanto o Albergue ficará com ampla área no setor Santo Antônio

Público - 19/09/2017 - 11:07:19 - por: admin@camarajatai.go.gov.br

Três chapas registradas para eleição da mesa diretora

Eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Jataí, para o período 2013/2014, que está marcada para o dia 1° de janeiro, terá três candidatos a presidente
Hélio Domingos

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Jataí, prevista para a próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, no plenário João Justino de Oliveira, será disputada por três chapas. O prazo para o registro das candidaturas terminou neste domingo, às 19 horas. A escolha dos membros da mesa para os próximos dois anos vai acontecer depois da posse da nova legislatura e também do prefeito e vice-prefeito reeleitos em outubro passado. A posse está igualmente marcada para o primeiro dia de 2013, a partir das 19h30min, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia.

A primeira chapa, registrada na última sexta-feira, dia 28, tem como candidato a presidente Gênio Eurípedes (PMDB), Mauro Bento Filho (PHS) na vice-presidência e o novato Thiago Maggioni (PSDB) como secretário. Registrada no último domingo, a segunda chapa é encabeçada por Adilson Carvalho (PMDB), que terá como companheiros João Rosa Leal (PR), como vice-presidente, e o atual presidente, Geovaci Peres (PMDB), na secretaria. Ainda no dia 30 o vereador Marcos Antônio Ferreira da Luz (PDT) registrou-se como candidato a presidente, sem companheiros de chapa, como prevê a Lei Orgânica do Município.

Tanto a posse quanto a eleição da mesa diretora serão presididas pelo vereador Marcos Antônio, por ter sido o parlamentar eleito mais votado nas últimas eleições. Em caso de empate na escolha, a vitória será do candidato mais idoso – nesta hipótese, Gênio Eurípedes, por ter nascido um ano e meio antes, leva vantagem em relação a Adilson Carvalho. Marcos Antônio é o mais jovem dos três.

Adilson e Gênio tentam voltar à presidência do legislativo jataiense pela segunda vez. O primeiro comandou a mesa durante 2003 – na época, os mandatos dos presidentes tinham a duração de um ano. Por sua vez, Gênio exerceu o cargo no biênio 2009/2010, inaugurando a atual era de mandatos de dois anos. Eles lutam para suceder Geovaci Peres (PMDB), presidente no período 2011/2012, que teve como vice Marcos Antônio e, como secretário, Mauro Bento Filho. O terceiro postulante busca a presidência pela primeira vez.

Na próxima terça-feira serão empossados os vereadores Adilson Carvalho, Gênio Eurípedes, Geovaci Peres, Gildenício Santos (PMDB), João Rosa Leal (PR), Marcos Antônio, Mauro Bento Filho, Nilton César Soró (PSB), Thiago Maggioni e Vinícius Luz (PSDB), além do prefeito Humberto Machado (PMDB) e do vice-prefeito Reni Franco Garcia (PMDB).