As primeiras sessões ordinárias do mês estão marcadas para os dias 6, 7 e 8, com início previsto para as 14 horas

Notícias

Público - 06/11/2018 - 13:38:24 - por: Francisco Privado - 06/11/2018 - 13:27:24 - por: Francisco Privado - 06/11/2018 - 13:22:57 - por: Francisco

Sessão solene comemora o Dia Municipal do DeMolay

Ordem DeMolay de Jataí foi homenageada por meio de requerimento da vereadora Kátia Carvalho, aprovado por todos os vereadores
Ordem DeMolay de Jataí foi homenageada por meio de requerimento da vereadora Kátia Carvalho, aprovado por todos os vereadores
Fotos: Hélio Domingos

Foi realizada no dia 5 de novembro de 2018, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene em comemoração ao Dia Municipal do DeMolay. O evento, proposto pela vereadora Kátia Carvalho, foi aprovado por todos os parlamentares. Digirida por maçons, a Ordem DeMolay é considerada a maior organização juvenil do mundo de cunho filosófico, filantrópico e sem fins lucrativos.

A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Kátia Carvalho (que presidiu a sessão), João Rosa, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, e Gildenicio Santos, pelo orador estadual da Ordem DeMolay, Cleiver Robson, pelo representante da loja maçônica Obreiros do Cerrado, Muriel Ferreira Vieira, pelo presidente do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay de Jataí, Fausto Peres (da loja maçônica 28 de Julho), e pelo mestre conselheiro da Ordem DeMolay de Jataí, Capítulo Sete Luzes do Sudoeste nº 723, Pedro Naoki de Almeida Ozume.

Abrindo o espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador João Rosa relembrou os laços entre a maçonaria e a ordem voltada para jovens. "Parabéns à Ordem DeMolay. Enquanto os jovens estão em uma entidade como esta, eles não estão fazendo coisas erradas, pois estão trabalhando em prol da sociedade. Que continuem assim", exortou o parlamentar.

O vereador Gildenicio Santos destacou o histórico da instituição. "A Ordem DeMolay é uma organização internacional que prega valores importantes, especialmente em dias tão difíceis, em que a violência tem sido triste destaque em nosso país. Esta iniciativa é um reconhecimento aos relevantes serviços que vocês jovens prestam ao nosso município. Parabéns a todos vocês", declarou.

Já o vereador Carvalhinho revelou ter uma familiaridade maior com a entidade. "Tive oportunidade de conhecer a ordem quando meu filho fez parte dela. Vi que os valores da sociedade são exaltados e repassados pela entidade, algo muito útil quando presenciamos tantos valores invertidos atualmente em nosso país. Quero parabenizar a todos os presentes pelo que a Maçonaria e a Ordem DeMolay fazem por nosso município", afirmou.

A vereadora Kátia Carvalho, proponente da homenagem, ressaltou o caráter filantrópico da Ordem. "Quando conheci o trabalho da Ordem DeMolay, me apaixonei pelo que eles faziam ali. Aprofundei-me sobre a instituição e me senti na obrigação de divulgar seus atos a toda a sociedade. Muitos não sabem dos serviços comunitários realizados por estes jovens, que inclui visitas a lares de idosos, ajudas a pessoas menos favorecidas e muitos outros. Este é o primeiro passo para a formação de líderes para o futuro, com princípios positivos, dos quais nosso mundo está precisando", disse ela.

O mestre conselheiro Pedro Naoki de Almeida Ozumi falou em nome da Ordem DeMolay. "Quero agradecer à vereadora Kátia Carvalho por esta sessão de homenagem. Estamos lisonjeados por estar aqui hoje. Assim como a senhora se colocou à disposição para nos ajudar em nossas ações, também nos colocamos à disposição de vocês, vereadores, para que possamos auxiliá-los em qualquer ação em favor de nossa comunidade", assegurou.

HISTÓRICO

A Ordem DeMolay é uma organização internacional que congrega jovens de 12 a 21 anos e defende os ensinamentos do amor filial, reverências pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Defende também a liberdade civil, religiosa política e intelectual, que estão entre os principais objetivos da organização.

O objetivo da instituição é preparar jovens homens para uma vida mais próspera, feliz e produtiva. Sob o aconselhamento de adultos, liderança hábil, cidadania consciente, responsabilidade e desenvolvimento do caráter são aprendidos por meio de uma variedade de caminhos, um mundo real de aplicações e atividades. De acordo com seus membros, a Ordem DeMolay constrói confiança, ensina a responsabilidade, o patriotismo, a reverência e a compaixão.

A Ordem foi fundada nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela maçonaria mundial, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seus templos para as reuniões dos capítulos, denominação dada a cada célula da organização.

A instituição é inspirada na vida de Jacques DeMolay, 22º e último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela inquisição e executado por ordem do Rei Felipe IV, da França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos. 

Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O jovem DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da Associação DeMolay Alumni. No Brasil, distribuídos em mais de 700 capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da Federação se reúnem freqüentemente.

A Ordem DeMolay foi trazida para o Brasil pelo maçom Alberto Mansur, que, no dia 16 de agosto de 1980, fundou e instalou o Capítulo Rio de Janeiro nº 01, o Matter da América do Sul, com a iniciação de 63 jovens.

A entidade foi instalada em Jataí no dia 22 de setembro de 2007, por intermédio das lojas maçônicas locais, recebendo o nome de Capítulo Sete Luzes do Sudoeste nº 723. “Durante mais de 10 anos de atuação em nossa cidade, a Ordem DeMolay tem contribuído de forma significativa para a formação de vários membros, que hoje colaboram para o desenvolvimento da sociedade local”, justificou a vereadora Kátia Carvalho no requerimento em que solicitou a realização da homenagem.

Continuar Lendo

Vídeo completo da sessão solene