Requerimento, aprovado com dois adendos, autoriza a investigação dos últimos seis anos
Estão marcadas para os dias 12, 13 e 14, às 14 horas, as sessões ordinárias da primeira quinzena do mês

Público - 11/03/2019 - 13:22:26 - por: Francisco Privado - 11/03/2019 - 13:14:05 - por: Francisco Privado - 11/03/2019 - 13:13:40 - por: Francisco Privado - 11/03/2019 - 13:12:45 - por: Francisco

Sessão solene celebra o Dia Internacional da Mulher

Mulheres indicadas pelos parlamentares, representando todas as jataienses, foram homenageadas pela Câmara WhatsApp
Fotos: Vânia Santana

Em sessão solene realizada no dia 8 de março de 2019, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí celebrou o Dia Internacional da Mulher. Proposta pela vereadora Kátia Carvalho, com o voto favorável de todos os parlamentares, a solenidade contou com a presença de mulheres indicadas pelos vereadores como forma de representar todas as jataienses.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, Mauro Bento Filho, e pelos vereadores Kátia Carvalho, João Rosa, Gildenicio Santos, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Major Davi Pires, Adilson Carvalho e Maria Aparecida, a “Cida”. O momento de ação de graças foi ministrado por Helena Aparecida de Jesus Leite.

O espaço reservado aos pronunciamentos foi aberto pelo vereador Adilson Carvalho, que ressaltou a validade da cerimônia. “Não poderia deixar de comparecer a esta homenagem, devido à importância do evento desta tarde. Um abraço a todas as mulheres e que Deus abençoe a todas”, disse ele.

O vereador Gildenicio Santos fez um histórico sobre a data. “O Dia Internacional da Mulher nasceu exatamente da busca das mulheres por seus direitos. Sabemos da importância de todas vocês, que são imprescindíveis para nossas vidas. Não sei o que seria de nós sem as mulheres. Vocês que estão aqui estão de parabéns; vocês que têm contribuído da mesma forma que os homens em benefício do nosso município”, declarou.

Para o vereador João Rosa, um dia em homenagem à mulher é pouco. “Por que todos os dias não são o Dia da Mulher? Por que não o comemoramos sempre? Fico com dó da mulher, que quis se equiparar ao homem, mas precisa trabalhar fora, fazer almoço ao chegar em casa, fazer todos os afazeres domésticos, enquanto os homens chegam em casa e querem descansar”, afirmou, lembrando a jornada dupla feminina.

A vereadora Cida destacou o combate à violência contra a mulher. “Quero cumprimentar a todas as mulheres presentes nesta Casa. Este dia nos faz lembrar de muitas lutas sociais, politicas e econômicas das mulheres, que muitas vezes são mães, avós, conselheiras e que em pleno século XXI ainda lutam por mais liberdade e respeito e contra homens covardes, que batem, mutilam e matam. Mesmo assim, elas lutam para gerar vidas”, disse ela.

O vereador Major Davi Pires também recorreu à história. “Estamos no 109º aniversário desta data comemorativa, em homenagem à busca de direitos pelas mulheres, que são baluartes, muralhas da luta igualitária. Tantas atividades em comemoração a este dia comprovam que as mulheres gostam de lutar por seus direitos. Esta data surgiu na luta pelo acesso ao mercado de trabalho por parte das mulheres, que tanto sofreram nesta busca. Foram muitos os direitos conquistados ao longo destes 109 anos, mas a igualdade ainda não foi alcançada, pois as mulheres ainda ganham menos que o homem, são menos representadas na política, sofrem com o preconceito e a violência”, ressaltou.

A vereadora Kátia Carvalho foi a proponente da homenagem

O vereador Carvalhinho mencionou a imprescindibilidade da mulher em relação ao fortalecimento da família. “As mulheres fortalecem nossa vida, nosso dia a dia. Quero dizer a todas vocês aqui presentes que vocês são especiais e que representam a sociedade jataiense. A violência contra a mulher deve ser combatida e todas elas devem ser respeitadas, pois sem a mulher não haveria relacionamento, não haveria famíla”, asseverou.

Proponente da homenagem, a vereadora Kátia Carvalho relembrou sua história de vida e enumerou os motivos da proposta. “Como não podíamos homenagear todas as mulheres de Jataí, decidimos escolher três por vereador, embora todas devessem ser homenageadas. Peço a todas vocês que possamos dar as mãos e que estejamos atentas, unidas. Desejo a todas muito sucesso e que Deus nos abençoe a todas”, exortou.

Secretária Municipal de Cultura, Marina Silveira falou em nome das homenageadas

O presidente da Câmara, Mauro Bento Filho, explicou a importância de sessões como a do Dia da Mulher. “Nosso papel é fiscalizar e cobrar o executivo, mas homenagens como esta às mulheres, que tanto lutam e sofrem em nossa sociedade, são de grande importância. Aqui externamos nosso reconhecimento que vocês merecem e gostaria que vocês se sentissem reconhecidas e representantes de todas as mulheres de nosso município”, disse ele.

Falando em nome das homenageadas, Marina Silveira Martins, secretária Municipal de Cultura e representante do prefeito Vinícius Luz, fez um discurso em prol da igualdade de gênero. “Apesar de Goiás ser o segundo do ranking nacional de violência contra a mulher, ainda estamos satisfeitas por sermos mulheres, não só por sermos maioria da população. Precisamos mostrar que não somos inferiores aos homens, devemos defender sempre a igualdade de gêneros, não precisamos nos vitimizar e a cada dia temos mais ascensão no mercado. Temos crescido muito e precisamos acreditar nisso a cada dia. Ficamos muito lisonjeadas por esta homenagem na Câmara, que representa muito para nós”, garantiu.

Vídeo completo da sessão solene