Ela fez reivindicações para entidades jataienses junto à Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência
As reuniões plenárias estão previstas para os dia 3, 4 e 5 deste mês, sempre às 14 horas

Público - 5 de Março de 2020 às 14:45 - por: Francisco Privado - 5 de Março de 2020 às 14:33 - por: Francisco Privado - 5 de Março de 2020 às 14:32 - por: Francisco

Sessão solene celebra Dia Internacional da Mulher

Câmara Municipal comemorou a data homenageando diversas mulheres da comunidade jataiense WhatsApp
Fotos: Morgana Lima

Foi realizada no dia 4 de março de 2020, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março. A solenidade, solicitada pelas vereadoras Kátia Carvalho e Maria Aparecida, a “Cida”, foi aprovada por todos os parlamentares e homenageou algumas mulheres do município como forma de representar todas as jataienses.

A mesa de trabalhos foi composta pela presidente da Câmara Municipal de Jataí, Kátia Carvalho, pelos vereadores Cida, Pastor Luiz Carlos, Creso Vilela, Major Davi Pires e Agustinho de Carvalho Filho, o Carvalhinho, pela advogada Rafaela dos Reis, que representou o vereador Carlos Miranda, e pela capitã Patrícia Amorim, que representou o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Foram homenageadas as seguintes mulheres: Ana Luísa Ataídes Freitas, Edna Maria Moraes Tosta, Emília Assunção Gouveia, Irmã Josina Pereira dos Santos, Ivone Menezes Carvalho, Kátia Carvalho, Lucy Vera Rosenburg, Maritbis Lourdes Reyes Benitez, Marina Silveira Martins, Milena Aparecida Ferreira Campos, Missely Alves de Oliveira, Neuza Vendite Miranda, Niulma Paniago Vilela, Romilda Rosa de Jesus Oliveira Rodrigues, Silvamar Oliveira de Lima Fernandes e Vilma Maria de Freitas Bernasol.

Mesa de trabalhos: da esquerda para a direita, Rafaela dos Reis, capitã Patrícia Amorim, Kátia Carvalho, Cida, Creso Vilela, Carvalhinho, Major Davi Pires e Pastor Luiz Carlos

O espaço reservado aos pronunciamentos foi aberto pelo vereador Creso Vilela, que fez um histórico sobre os nomes escolhidos por ele para receberem títulos de honra ao mérito (cada parlamentar poderia apontar até duas personalidades). “Quero cumprimentar todas as mulheres por intermédio das minhas homenageadas e das mulheres de minha família”, afirmou ele.

O vereador Carvalhinho enalteceu a realização da sessão especial. “Hoje é um dia muito especial, com uma solenidade tão importante em homenagem às mulheres. Lembrando que hoje todas as homenageadas que aqui estão representam todas as trabalhadoras, avós, mães, irmãs, enfim, todas as mulheres jataienses”, ressaltou.

Presidente Kátia Carvalho durante seu pronunciamento

Para o vereador Pastor Luiz Carlos, a data representa um marco para a humanidade. “Esta data possui valor histórico e é sinônimo de lutas sociais e conquistas individuais e econômicas em favor das mulheres de todo o mundo. Deixo aqui meu reconhecimento à força, à coragem e à dedicação da mulher. Ainda há muito o que avançar, no entanto, especialmente no combate à violência contra a mulher”, ponderou.

O vereador Major Davi Pires destacou a importância da comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo. “Parabenizo as minhas homenageadas e lhes desejo sucesso, como também a todas as presentes. Fiz questão de estar aqui, por ser uma data especial, que não pode passar batida”.

Vereadora Cida, uma das proponentes da homenagem, ao lado de Kátia Carvalho

A vereadora Cida lamentou o fato de que mais nomes não pudessem ser indicados para receberem homenagem durante a solenidade. “Difícil indicar apenas duas mulheres para serem homenageadas, pois são tantas as merecedoras desta homenagem em nossa cidade. Quero que todas vocês sintam-se homenageadas nesta noite”, exortou a parlamentar.

A presidente Kátia Carvalho lembrou a luta diária das mulheres para fazer valer seus direitos. “Que todas as mulheres jataienses sintam-se homenageadas por esta sessão solene. Aos poucos vamos abrindo nosso espaço. Não é fácil. A luta é constante. Quero fazer um clamor a todas as mulheres que estão aqui hoje: que vocês participem da política. Não queremos o lugar dos homens, queremos apenas contribuir, atingir o equilíbrio na sociedade”, garantiu.

Vídeo completo da sessão solene