Representantes de instituições expõem situação em que se encontram. Câmara garante parceria
Estão previstas para os dias 23, 24 e 25, às 14 horas, as últimas sessões ordinárias deste mês.

Notícias

Público - 26 de Abril de 2019 às 10:29 - por: Francisco Privado - 25 de Abril de 2019 às 15:37 - por: Francisco Privado - 25 de Abril de 2019 às 15:36 - por: Francisco

Sessão solene celebra 31 anos do IFG em Jataí

Antiga Escola Técnica e ex-Cefet, Instituto Federal de Goiás tornou-se um dos pilares da educação no município WhatsApp
Antiga Escola Técnica e ex-Cefet, Instituto Federal de Goiás tornou-se um dos pilares da educação no município
Fotos: Vânia Santana

A Câmara Municipal celebrou, no dia 24 de abril de 2019, em sessão solene realizada no plenário João Justino de Oliveira, os 31 anos da instalação do câmpus do Instituto Federal de Goiás em Jataí.  A solenidade, proposta pelos vereadores Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Gildenicio Santos e Kátia Carvalho, foi aprovada por todos os parlamentares.

Compuseram a mesa de trabalhos a presidente da Câmara, Kátia Carvalho, os vereadores Gildenicio Santos, Carvalhinho, Pastor Luiz Carlos, Major Davi Pires e Maria Aparecida, a “Cida”, a diretora do câmpus do IFG de Jataí, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, os ex-diretores Wanderlúbio Barbosa Gentil e Adenones Agostinho de Freitas, o coordenador de Matemática do IFG, Paulo Henrique de Souza (representante do reitor Jerônimo Rodrigues da Silva), o secretário de Relações Institucionais e Articulação Política do município, Nelson Antônio da Silva (representante do prefeito Vinícius Luz), o representante do Conselho Comunitário de Jataí, Adelino Gameiro das Neves, o tenente-coronel Alessandro Basílio Rodrigues, comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, e a major Selma Rodrigues Silva, diretora do Colégio Militar Nestório Ribeiro.

Em seu pronunciamento, o vereador Major Davi Pires relembrou a época em que estudou na instituição homenageada, que então era chamada de Escola Técnica Federal de Goiás. "Este é um dia especial. Gostaria de relembrar uma frase da diretora Mara Rúbia, proferida em outro evento: 'Jataí é mais IFG'. E é verdade, pois é uma instituição que proporciona o progresso do nosso município. Fiz questão de estar aqui porque sou ex-aluno da antiga Escola Técnica, em Goiânia. Portanto, o IFG faz parte da minha história", asseverou.

O vereador Pastor Luiz Carlos destacou o histórico da instituição no município. "É uma satisfação participar desta solenidade, devido à importância do IFG para o desenvolvimento de nossa cidade. O contato com a diretora Mara Rúbia me fez admirar o seu trabalho, sua capacidade de comandar uma instituição tão significativa. Em nome dos jataienses agradeço ao IFG pela transformação social que ele promoveu nestas três décadas", disse ele.

Já a vereadora Cida ressaltou o papel educacional desempenhado pelo IFG e a importância da educação como um todo. "Estou muito feliz por fazer parte de uma homenagem tão merecida. É uma data muito especial. A educação é a base de tudo. Sem ela nós não somos nada. Dou os meus parabéns à senhora, diretora Mara Rúbia, e a toda a equipe da instituição pelo excelente trabalho", afirmou.

O vereador Carvalhinho exaltou os pronunciamentos anteriores e enalteceu o papel da instituição. "É um orgulho e uma honra ter sido um dos proponentes desta homenagem. Foram 31 anos em que o IFG formou milhares de alunos que agora são pais e mães de família. Fico honrado em escutar um pouco da história da instituição nesta noite. Parabenizo a professora Mara Rúbia e todos os que dirigiram o IFG no passado e tenho certeza que nosso câmpus, que sempre foi um sucesso, vai fazer muito mais e deixar um legado por muitas décadas no futuro", vaticinou.

Para o vereador Gildenicio Santos, Jataí deve ao antigo Cefet muito de seu atual patamar de desenvolvimento. "Parabéns ao ex-prefeito Nelson Antônio e ao senhor Adelino Gameiro das Neves por terem contribuído tanto para a consolidação do IFG em Jataí. Nosso IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é um dos maiores do Estado, perdendo apenas para Goiânia. Tenho certeza que o IFG contribuiu bastante para atingíssemos tal índice. Só conseguiremos galgar o primeiro mundo por meio da educação, que ainda carece de uma melhor valorização. Com o esforço de cada um de nós, nosso país vai alcançar seu desenvolvimento. O IFG tem feito sua parte", garantiu.

A presidente Kátia Carvalho exaltou as vantagens do ensino oferecido pelo Instituto Federal. "A educação é transformadora, todos nós temos essa consciência. Eu vi com muito zelo a proposição desta homenagem, pois existem pessoas muito pequenas que não veem a importância da educação. Além dos cursos superiores, o IFG proporciona à comunidade os cursos técnicos, que já preparam o aluno para o mercado de trabalho. Temos a alegria e a honra de homenagear esta instituição tão valorosa, com gente tão competente e dedicada. A educação nos faz querer mais e faz com que lutemos por nossos direitos, que não fiquemos sujeitos à manipulação", declarou.

Em nome da instituição, a diretora Mara Rúbia Morais expressou sua gratidão pela homenagem. "O que experenciamos hoje aqui é emoção. Agradeço à Câmara pela homenagem. Temos mais de 90% de professores com mestrado, mas o mais importante é a dedicação com a qual eles trabalham. Temos muitos projetos acadêmicos e de cunho social no município. Poderíamos detalhar vários outros aspectos, mas gostaria de falar de pessoas, porque o IFG Câmpus de Jataí é marcado por todos os tipos humanos, pela pluralidade, mas possui um diferencial, que é a qualidade das pessoas que trabalham naquele ambiente. Por isso gostaria de extender a cada funcionário, a cada aluno, a cada pai de aluno do IFG esta homenagem. Nosso instituto é comprometido com o desenvolvimento do município, mas integrado à formação das pessoas, por se centrar nas pessoas. São pessoas que enxergam o direito à diversidade, à diferença. Contamos com o apoio do poder público e agora teremos de contar muito mais, também com a sociedade, para que tenha sequência este projeto de universidade e escola públicas e gratuitas", afirmou ela.

O câmpus do Instituto Federal de Goiás em Jataí também aproveitou a noite para prestar homenagem a duas personalidades que contribuíram para a instalação e para o funcionamento da então Escola Técnica no município: o empresário Adelino Gameiro das Neves e o ex-prefeito Nelson Antônio da Silva.


Galeria de imagens

Vídeo completo da sessão solene