Chefe do executivo respondeu por mais de três horas questionamentos dos vereadores
Abertura da primeira temporada de reuniões plenárias programadas para este mês

Notícias

Público - 3 de Setembro de 2020 às 14:57 - por: Francisco Privado - 3 de Setembro de 2020 às 14:55 - por: Francisco Privado - 3 de Setembro de 2020 às 14:52 - por: Francisco

Resumo da sessão ordinária do dia 3 de setembro de 2020

Encerramento da 1ª temporada de sessões do mês contou com a presença do prefeito Vinícius Luz WhatsApp Copiar Link

O encerramento da primeira temporada de sessões ordinárias de setembro, no dia 3 de setembro de 2020, contou com a presença do prefeito Vinícius Luz. Convidado pelo vereador Thiago Maggioni, o chefe do executivo defendeu-se das acusações contidas no requerimento nº 177, protocolado pelo advogado Ceyth Yuami. Por maioria, a matéria foi rejeitada pelo plenário.

Yuami solicitou abertura de processo de impeachment do prefeito por supostos tráfico de influência, exploração de prestígio e ingerência na administração pública. A Procuradoria Jurídica da Câmara apresentou parecer contrário à aceitação do pedido, “por estar ausente a tipificação de fatos que configuram infrações político-administrativas por parte do chefe do poder executivo municipal”. 

Posicionaram-se contra a aceitação do requerimento os vereadores Adilson Carvalho, Carlos Miranda, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Pastor Luiz Carlos e Thiago Maggioni. O vereador Creso Vilela absteve-se, assim como a presidente Kátia Carvalho (que se manifesta apenas em caso de empate). Já os vereadores Major Davi Pires, Maria Aparecida, a “Cida”, e Mauro Bento Filho votaram a favor do pedido de investigação.

 

Prefeito Vinícius Luz defendeu-se de acusações contidas em pedido de impeachment
Prefeito Vinícius Luz defendeu-se de acusações contidas em pedido de impeachment

Em seguida foram discutidas e votadas várias matérias de interesse da sociedade.

Matérias aprovadas neste dia 3 de setembro de 2020

- Projeto de Lei Ordinária do Executivo nº 29 - Cria o Centro de Atenção Psicossocial Infantil Irmã Bernadete e dá outras providências (segunda votação).

- Projeto de Lei Ordinária do Legislativo nº 53, de Kátia Carvalho - Revoga o item 5.9 e acrescenta o inciso VI no art. 23, § 3º da Lei Ordinária nº 3.069/2010 e dá outras providências.

- Requerimento nº 184, de Major Davi Pires - Solicita ativação de irrigação automatizada do gramado da Praça Clodoaldo Rezende – Praça Lambari.

- Requerimento nº 185, de Creso Vilela - Solicita do poder executivo, em caráter de urgência, a disponibilização de um imóvel residencial com as condições adaptáveis para servir de lar transitório para abrigar por tempo necessário as mulheres vítimas de abuso e violência doméstica, em nosso município, até a conclusão dos processos.

- Requerimento nº 186, de Carlos Miranda - Solicita a manutenção da malha asfáltica da Rua Deputado Honorato de Carvalho, no trecho que atravessa os setores Cohacol V e Sul.

- Requerimento nº 188, de Major Davi Pires - Solicita estudos técnicos para preservação dos peixes e outros animais aquáticos dos lagos urbanos de Jataí.

- Requerimento nº 189, de Carlos Miranda - O vereador Carlos Henrique Miranda solicita instalação de bebedouro para a Praça da Bíblia e demais praças e parques do nosso município.

- Requerimento nº 190, de Adilson de Carvalho - Solicita placas de sinalização no trevo de Serranópolis que dá sentido à ponte do anel viário.

- Requerimento nº 191, de Carlos Miranda - Solicita a implantação de faixa de pedestres com a devida sinalização na Alameda Flamboyant, no setor Epaminondas, em frente ao Villefort.

 


Vídeo completo da sessão ordinária