Estão marcadas para os dias 8, 9 e 10, às 14 horas, as primeiras sessões ordinárias de maio de 2018. Você pode comparecer ao plenário do legislativo ou acompanhar ao vivo pela internet
População e vereadores ouviram explicações para os valores cobrados em Jataí. Ministério Público deverá ser acionado

Notícias

Público - 04/05/2018 - 10:54:54 - por: Francisco Privado - 04/05/2018 - 10:42:01 - por: Francisco Privado - 04/05/2018 - 10:40:02 - por: Francisco

Médico Élio Caetano recebe o título de cidadão benemérito

Sessão solene foi realizada no dia 3 de maio de 2018. A homenagem foi proposta pelo vereador Gildenicio Santos e aprovada por todos os parlamentares
Da esquerda para a direita: Kátia Carvalho, Mauro Bento Filho, Carvalhinho, Major Davi Pires, Emiliana Lacerda de Assis, Élio Caetano de Assis, Gildenicio Santos, José Carapô, Eduardo Jailton Prado Naves e tenente Lennon
Fotos: Hélio Domingos
Da esquerda para a direita: Kátia Carvalho, Mauro Bento Filho, Carvalhinho, Major Davi Pires, Emiliana Lacerda de Assis, Élio Caetano de Assis, Gildenicio Santos, José Carapô, Eduardo Jailton Prado Naves e tenente Lennon

Em sessão solene realizada no dia 3 de maio de 2018, no plenário João Justino de Oliveira, o médico Élio Caetano de Assis recebeu o título de cidadão benemérito de Jataí. Proposta pelo vereador Gildenicio Santos, a homenagem representa o reconhecimento pelos "relevantes serviços prestados ao município", no qual o ginecologista nasceu em 20 de outubro de 1950.


A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Major Davi Pires (que presidiu a sessão), Gildenicio Santos, Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", José Carapô, Kátia Carvalho, Marcos Antônio e Mauro Bento Filho, pelo homenageado e sua mulher, Emiliana Godoi Lacerda de Assis, pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Jailton Prado Naves (representando o prefeito Vinícius Luz), e o representante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente Lennon.


O momento de ação de graças foi ministrado pelo pastor Maurício Vilela.

Proponente da homenagem, o vereador Gildenicio Santos utilizou a tribuna para fazer seu pronunciamento
Proponente da homenagem, o vereador Gildenicio Santos utilizou a tribuna para fazer seu pronunciamento

Proponente da homenagem, o vereador Gildenicio Santos abriu o espaço reservado aos pronunciamentos. "Fico muito feliz com a presença de tantas pessoas ilustres nesta solenidade, contribuindo para esta noite de júbilo ao doutor Élio. O mais importante hoje não é ele receber uma homenagem, mas merecê-la. Saiba, portanto, doutor Élio, que este evento é uma obrigação nossa, especialmente pelo trabalho que o senhor tem feito em prol de nossa sociedade no campo da saúde. O senhor é um exemplo de resignação e profissionalismo, além de realizar muitos trabalhos filantrópicos", disse ele.


A vereadora Kátia Carvalho, além de ter sido paciente de Élio Caetano, revelou haver laços de amizade entre as famílias. "Não poderia deixar de estar presente neste momento, nesta homenagem a este homem íntegro, de caráter, tão importante para nossa sociedade. Hoje vejo o quanto o senhor é querido em Jataí. Esta solenidade é a confirmação, o reconhecimento de que o senhor está fazendo o melhor para nossa cidade", afirmou ela.

O vereador Mauro Bento Filho também destacou o mérito do evento: "Esta é uma cerimônia simples, mas feita com muito coração em homenagem a uma pessoa merecedora deste título. O que nos agrada é a oportunidade de fazer justas homenagens nesta Casa, que representa a vontade da população. Se formos pensar em quantas crianças já passaram pelas mãos do doutor Élio, não teríamos como contar. É motivo de honra e alegria estar aqui o homenageando", garantiu.


Para o vereador Marcos Antônio, o caráter do título combina com o homenageado. "É importante homenagear as pessoas nascidas em Jataí, não só os de fora. Quando fui presidente, apresentei um projeto criando o título de cidadão benemérito, para aqueles que muito contribuíram para o engrandecimento do nosso município. Quando se é merecedor de uma honraria, vemos que tudo é uma construção por parte do homenageado, ao longo de sua vida e de sua carreira. Alguns se destacam pela conduta ética, pessoal e profissional. Durante a última campanha, por onde andei, não ouvi nenhum senão contra o doutor Élio", relembrou.

O vereador Carvalhinho falou sobre a amizade com o homenageado e com sua família, além de destacar os méritos do médico. "Temos a grata satisfação de estar aqui em uma homenagem merecida, a alguém com um currículo e uma história tão importantes em nosso município. Quero parabenizar o vereador Gildenicio Santos pela propositura e ao senhor, doutor Élio, que tantas vidas colocou no mundo", declarou.


Também o vereador José Carapô citou a passagem de Élio Caetano pela política. Ele foi candidato a vice-prefeito em 2016. "Homenagem mais do que merecida. Doutor Élio e sua família são pessoas muito benquistas por nossa sociedade. Na verdade, é uma pequena homenagem que podemos fazer por tantos anos dedicados ao nosso povo. Lutei muito para que o senhor tivesse sucesso em sua participação na política, o que seria ótimo para nossa cidade", asseverou.

Élio Caetano de Assis durante seu pronunciamento
Élio Caetano de Assis durante seu pronunciamento

O vereador Major Davi Pires rememorou o primeiro contato com o novo cidadão benemérito. "Quando cheguei a Jataí em 1996 fui bem recebido pela família do homenageado. Sempre tivemos ótimas relações. Ele participou do pré-natal de duas das minhas filhas. Falar de uma pessoa que tem esse perfil e esse caráter, esse reconhecimento da sociedade, não é muito difícil. Ele ultrapassa os limites do médico. Ele é um conselheiro. Fico muito feliz por presidir este evento", revelou.


Último a falar, Élio Caetano de Assis foi às lágrimas em diversas oportunidades, durante seu pronunciamento. Ele citou o nome de praticamente todos os presentes ao plenário do legislativo. "Acho que todos perceberam que estou tomado pela emoção. Todas estas falas causaram esta comoção. Este ano comemoro 40 anos de formado e 38 anos desde que voltei a Jataí, fazendo o que sempre quis, que é o bem em favor das pessoas. Quero agradecer por tudo isso que está acontecendo aqui neste momento", finalizou.


HISTÓRICO


Filho de Sebastião Caetano de Assis e Vitalina Belmira de Assis, o homenageado teve 14 irmãos, sete homens e sete mulheres. Com Emiliana Godoi Lacerda de Assis, teve três filhos (Natália, Lara e Élio Filho), que já lhe proporcionaram quatro netos (Júlia, Laura, Lívia e Mário Roberto). 

Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Élio Caetano optou por fazer residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Forças Armadas de Brasília. Ele também fez pós-graduação em cirurgia videolaparoscópica e ultrassonografia, além de possuir o título de especialização em ginecologia e obstetrícia.


Atualmente é presidente da Associação Médica de Jataí, que já havia presidido por três mandatos. Foi ainda segundo secretário da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, diretor das regionais da Associação Médica de Goiás, diretor de convênios da mesma entidade e diretor clínico e administrativo do antigo Hospital Regional de Jataí, entre outras funções.

Continuar Lendo

Galeria de imagens

Vídeo completo da cerimônia