Ederson Bueno Martins Garcia substitui Marcos Guerini no comando da Polícia Civil em Jataí
Estão marcadas para os dias 12, 13 e 14, com início previsto para as 14 horas, as primeiras sessões ordinárias de setembro de 2017. A comunidade pode acompanhar as reuniões plenárias na própria sede do parlamento jataiense ou pela internet: no site da Câmara, no YouTube ou no Facebook

Público - Set. 19, 2017, 11:18 a.m. - por: admin@camarajatai.go.gov.br
Ex-vereador Lindomar Rezende morre aos 67 anos Cantor e compositor de sucesso, Lindomar Rezende Silva fez parte da nona legislatura da Câmara Municipal de Jataí. Foi o vereador mais bem votado e permaneceu no parlamento de 1977 a 1982. Ele morreu no dia 10 de setembro de 2017
Hélio Domingos

O cantor e compositor Lindomar Rezende, que foi vereador em Jataí por um mandato, morreu no dia 10 de setembro de 2017, aos 67 anos. Vítima do diabetes, o artista passou mal na tarde daquele dia e foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não conseguiu se recuperar.

Nascido em 19 de janeiro de 1950, na fazenda Sertãozinho, município de Jataí, Lindomar Rezende Silva também foi candeeiro, carreiro, leiteiro, sapateiro, alfaiate e tintureiro. Mas foi na música que alcançou um grande destaque nos anos 1970, chegando a gravar discos pela Poligram e pela RDG. Ao todo, foram quatro LPs e dois CDs, que também foram regravados pela Copacabana e pela Danúbio (importantes gravadoras brasileiras).

O grande sucesso alcançado em todo o Estado, com participação em diversos programas de televisão, como "República Livre do Cerradão", do Coronel Hipopota, "Chora Viola", "Bolinha", e de rádio, como "Onde Canta o Sabiá", da rádio Anhanguera, e a liderança do movimento estudantil no então Instituto Samuel Graham levaram Lindomar Rezende a arriscar-se na carreira política. Em 1976, foi o candidato mais votado a vereador, com 961 votos. Por isso, presidiu a sessão que deu posse ao prefeito Mauro Bento e a eleição da mesa diretora da Câmara.

Como os mandatos dos prefeitos e dos vereadores eleitos em 1976 foram prorrogados por mais dois anos devido à reforma eleitoral promovida pela ditadura, Lindomar teve seis anos de um trabalho discreto no parlamento jataiense. Decidido a não permanecer na vida política ("trabalho árduo, complicado, mas pouco reconhecido", dizia), voltou a dedicar-se integralmente à música. Além de compositor e intérprete cheio de recursos, ele foi professor de violão por 40 anos. Deu aulas a artistas e duplas como Felipe e Falcão, Matão e Monteiro, Demétrio e Políbio, Max e Michel, Andreina Carvalho e Alba Franco.

Autor de um clássico antirrascista ("Diferença de cor"), Lindomar Rezende foi o primeiro afrodescendente homenageado no Dia da Consciência Negra pela escola Isaías Soares. Popular na cidade devido ao talento e à tradicional Chevrolet Veraneio dourada, ele também era conhecido como "Irmão", mesmo tratamento que dispensava a todos. A bordo do antigo veículo, também veiculava propaganda por todos os cantos da cidade, o que tornou a Veraneio igualmente famosa, a ponto de despertar uma campanha para sua reforma, já que nos últimos anos ela permaneceu estacionada, sem condições de circular, em frente à casa do músico.

DESPEDIDA

A parte do velório realizada no Palácio das Abelhas, sede da Câmara Municipal de Jataí, transformou-se numa grande homenagem a Lindomar Rezende. Vários artistas, a maioria deles tendo sida aluna do compositor, apresentaram-se em frente à entrada do legislativo e, com auxílio do sistema de som e dos fãs, interpretaram vários sucessos do ídolo.

Pouco antes das 18 horas, o caixão foi colocado no alto do carro do Corpo de Bombeiros, que, seguido por uma multidão, levou o corpo do ex-parlamentar para o cemitério São Miguel. "Jamais vou esquecer dos bailes e festas que ele promovia, ao lado do seu irmão, João Batista, e do Moracito", relembrou, às lágrimas, a dona de casa Maria de Lourdes Pereira. "Ainda no domingo (dia 10) almocei com ele e conversamos bastante", disse o secretário de Cultura de Jataí, Gênio Eurípedes (também ex-vereador). "Agora cante no céu e pronto, meu amigo".

Continuar Lendo