Sessões ordinárias serão realizadas nos dias 25 e 27 de junho, às 14 e às 9 horas, respectivamente. Fechamento da temporada será pela manhã devido a jogo do Brasil pela Copa do Mundo
Devido à greve dos caminhoneiros, o evento ocorreu em 10 de junho e não no tradicional dia 31 de maio

Notícias
Público - 13/06/2018 - 14:48:25 - por: Francisco Privado - 13/06/2018 - 14:34:14 - por: Francisco Privado - 13/06/2018 - 14:28:03 - por: Francisco
Câmara celebra Dia da Imprensa e Dia do Radialista As proposições, apresentadas pelos vereadores Gildenicio Santos e Major Davi Pires, respectivamente, foram aprovadas por todos os parlamentares
Fotos: Hélio Domingos

Foi realizada no dia 12 de junho de 2018, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene em homenagem ao Dia da Imprensa e ao Dia do Radialista. Proposto, respectivamente, pelos vereadores Gildenicio Santos e Major Davi Pires, o evento homenageou diversos nomes da imprensa e do rádio jataienses, como forma de destacar a atuação de todos os profissionais dessas áreas em Jataí.

A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Major Davi Pires (que presidiu a sessão), Gildenicio Santos, José Carapô e Marcos Antônio. O momento de ação de graças foi ministrado pelo pastor e servidor público Maurício Vilela.

Receberam títulos de honra ao mérito, pelo Dia da Imprensa: Antônio Gaspar G. de Araújo, Carlos Henrique da Silva Pires, Cláudia Oliveira Assis, Cláudia Ribeiro de M. Miranda, Cristiano Rodrigues de Castro, Divaldo Pereira, Elisa Souza Melo, Eudes Alves da Silva, Gean Borges Ferreira, Geane Lilian G. de Almeida, Gideone Rosa, Grace Kelly Peres Assis, Grismar Bispo dos Santos, Jales Guedes Alves de Lima, Janice Evangelista de Morais, Jerry Lewis Dias da Silva, Jesus Manoel de Assis, Josiane Parreira Peres, Lázaro Augusto Borges, Leandro Cabral Chaves, Léo Carvalho, Max Dean Ferreira M. Ribeiro, Nágila Nathália Dias Silva Lima, Terry Marcos Dourado, Vânia Maria de S. Costa e Wagner Alves Gomes.

Pelo Dia do Radialista, foram homenageados: Altaídes Tavares Ribeiro Martins, Dayton Weiner de Souza Ferreira, Durval Gomes de Oliveira, Fabrício de Almeida Silva, Fernando Aparecido M. da Silva, Francisco José de Assis Cabral, Gean Borges Ferreira, George Dayton Lima Ferreira, Gilberto N. Nogueira Filho, Gilson de Jesus Nogueira, Izalter Francisco de Souza, Jean Carlos Gomes dos Santos, João Paulo da Silva, Leandro Cabral Chaves, Leonardo Ferreira de Carvalho, Luís Carlos Nunes, Marcos Uéder Arjona Chaves, Max Dean Ferreira M. Ribeiro, Paulo Sérgio dos Santos, Reginaldo Serra, Sosteliam da Silva Fernandes (Soneca), Washington André Xavier, Wellington Cândido Silva e Wesley Lima de Carvalho.

Abrindo o espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador José Carapô citou vários dos homenageados presentes e discorreu sobre o trabalho dos meios de comunicação e seus membros. "Além de saber o tamanho da imprensa, vocês devem ter consciência do tamanho da responsabilidade de vocês, ainda mais em tempos de fake news (notícias falsas), da necessidade de trabalhar dentro da ética, levando informação isenta a toda a população. Parabéns a todos os homenageados", afirmou ele.

O vereador Marcos Antônio lembrou que os radialistas e a imprensa em geral devem agir de forma responsável. "Esta é uma homenagem importante a profissionais importantíssimos para a sociedade. Quando se faz uma imprensa séria, temos um bom resultado. Quando não se faz, temos um resultado desfavorável à sociedade. Parabenizo os dois proponentes pelas iniciativas e à Câmara como um todo por ter aprovado as duas homenagens, pois a imprensa de Jataí se destaca em nosso Estado", declarou.

O vereador Gildenicio Santos, proponente da homenagem ao Dia da Imprensa, ressaltou a importância dos profissionais da área. "O trabalho da imprensa é fundamental e imprescindível em uma democracia de qualidade. Através da informação correta, vocês contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A informação incorreta pode levar à destruição. Por isso a responsabilidade da imprensa. Ficam aqui minhas palavras de reconhecimento a toda a mídia de Jataí, que é muito privilegiada, muito madura e crítica, que faz um trabalho muito sério. Parabenizo também os radialistas, que também fazem parte da imprensa", disse.

Autor da proposta de homenagem ao Dia do Radialista, o vereador Major Davi Pires relembrou a afinidade que possui com vários trabalhadores do rádio jataiense. "É uma honra e um prazer estar aqui nesta noite comemorando o Dia do Radialista e o Dia da Imprensa. É um dia de homenagem, que faz a diferença nesta Casa de Leis. Para mim é uma felicidade incomensurável, pois estou na cidade desde 1996 e conheço a maioria dos que estão aqui nesta noite. Tivemos uma história com alguns dos homenageados, uma história paralela. É um orgulho estar aqui e homenagear cada um dos senhores e das senhoras, especialmente os radialistas. Praticamente todos são formadores de opinião. Todos têm responsabilidade ao veicular notícias ou levar música a todos", salientou.

Cristiano Castro falou em nome dos homenageados pelo Dia da Imprensa

Em nome dos homenageados pelo Dia da Imprensa, o apresentador Cristiano Castro, da TV Sucesso, falou sobre a missão da imprensa e destacou o papel dos meios de comunicação na identificação e na divulgação das mazelas do país, especialmente os casos de corrupção envolvendo políticos. Ele também comparou o trabalho da imprensa com o dos vereadores. "Tanto nós quanto vocês, parlamentares, recebemos as reclamações do povo a respeito dos problemas que afligem nossa cidade", afirmou. "A mesma responsabilidade que vocês, legitimamente eleitos pelo povo, devem ter nos cargos que ocupam, nós devemos ter em nosso trabalho".

Paulo Sérgio dos Santos, o PC, foi destacado para falar em nome dos radialistas

Paulo Sérgio dos Santos, o PC, da rádio Interativa, falou em nome dos radialistas homenageados na sessão solene. "Agradeço e parabenizo primeiramente ao vereador Major Davi pela proposição que se tornou lei, a instituição em Jataí da celebração do Dia do Radialista, na mesma data em que o presidente Getúlio Vargas regulamentou a profissão de radialista, em 21 de setembro de 1943, além de estabelecer o primeiro piso salarial da categoria. Quero parabenizar todos os radialistas de Jataí, os quais tenho a honra de representar nesta noite", finalizou.

Continuar Lendo

Galeria de imagens

Vídeo completo da sessão solene