Período de sessões está previsto para 3 a 7 de dezembro, com início sempre às 14 horas, no plenário João Justino de Oliveira
Em comemoração do Dia do Servidor Público, foram homenageados funcionários de diversos órgãos e autarquias

Notícias

Público - 30/11/2018 - 14:24:59 - por: Francisco Privado - 30/11/2018 - 13:59:44 - por: Francisco Privado - 30/11/2018 - 13:58:24 - por: Francisco

Bombeiros são homenageados em sessão solene

Foram celebrados os 25 anos da corporação e a elevação da guarnição jataiense ao status de batalhão
Foram celebrados os 25 anos da corporação e a elevação da guarnição jataiense ao status de batalhão
Fotos: Hélio Domingos

Foi realizada no dia 29 de novembro, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene em homenagem ao 13º Batalhão de Bombeiro Militar, pela passagem dos 25 anos de sua implantação em Jataí e por sua elevação ao status de batalhão. Proposta pelo vereador Gildenicio Santos e aprovada por unanimidade, a solenidade homenageou todos os integrantes da corporação sediada no município.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Adilson Carvalho, pelos vereadores Gildenicio Santos, Mauro Bento Filho, Major Davi Pires, Kátia Carvalho e Marcos Antônio, pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Jailton Prado Naves (representando o prefeito Vinícius Luz), pelo bispo da diocese de Jataí, Nélio Domingos Zortea, pelo técnico em segurança do trabalho Luan Assis Lima (representando a Universidade Federal de Jataí), pelo tenente-coronel Hélio Cristiano do Carmo, comandante do 13º Batalhão de Bombeiro Militar, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Jataí, Antônio Carlos Barbosa, e pelo segundo tenente Bruno Serrano Neregato (representando o comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Paulo Lammardo de Novais).

Foram homenageados o tenente-coronel Hélio Cristiano do Carmo, o capitão Ricardo Pereira Carrijo, o primeiro tenente Sebastião Alves da Silva, o segundo tenente Edson Ferreira R. Júnior, os subtenentes Reni Cabral Teixeira, Kléber Ribeiro Mesquita, Lorivaldo Ribeiro da Silva, Gilberto Ferreira da Silva, Eisenhower Firmino e Hugo Alves Soria, os primeiros sargentos Carlos Ferreira da Silva, Lázaro Weides da Silva, Jacirlei Silva Batista, Antônio Carlos S. Oliveira, Sebastião Divino de Araújo, Adão Ferreira da Silva, Edvilson Ferreira de Souza e Eduardo Meneses, os segundos sargentos Elio Alves da Silva, Marcos Antônio da Silva, Jupeir Pereira Neto, Cleber Silva Rodrigues, Ailton Lopes de Souza, Reginaldo Gouveia de Assis, Élson Teixeira Leite, Gercione Rocha da Silva, Einsenhonne Firmino, Marcos Weiner F. de Castro, Ney Paulino de Souza, Quintiliano José da S. Júnior, Lidiomar Pardim de S. Oliveira, Roberto Meneses e João Ricardo de Oliveira, os terceiros sargentos Jusimar Martins da Conceição, José Ricardo Vieira de Assis, Juan Luis Almeida Sierra e Adejan Novais de Souza, os cabos Deoclides José de Oliveira Neto e David de Mendonça Fabris e os soldados Danillo Vilela de Sousa, Deyner Elias de Menezes, Jonas Carvalho Silva, Ricardo de Freitas Passos Júnior, Edmundo Dias Moraes Neto e Luan Ananias de Assis.

Abrindo o espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador Gildenicio Santos, proponente da homenagem, falou sobre os motivos da iniciativa e enalteceu o papel dos bombeiros. "Fico muito honrado de ser o autor das proposições que tiveram o objetivo de homenagear pessoas tão ilustres, que colaboram com a vida das pessoas, que dão o máximo de si para salvar vidas. Em nome dos meus colegas, que aprovaram as matérias que apresentei, congratulo a todos vocês e que jamais falte esse apoio a nossa população", afirmou o parlamentar.

O vereador Mauro Bento Filho fez referência à apreensão que a atividade dos bombeiros deve causar nos parentes desses profissionais. "Esta é uma sessão de extrema importância, pelo valor da classe dos bombeiros, que são a linha de frente em situações de perigo. Imagino o que se passa na cabeça das famílias dos bombeiros, que passam por situações difíceis, perigosas. Que profissão linda vocês têm, para a qual deve-se ter vocação", declarou.

Para a vereadora Kátia Carvalho, o principal papel da categoria é garantir a vida de todos. "É muito importante estar aqui hoje, pois de alguma forma celebramos a vida. Minha gratidão é imensa por tudo o que vocês representam, pelos personagens heroicos que vocês são para com nossa sociedade", exaltou.

O vereador Marcos Antônio destacou a validade do evento. "É uma homenagem justa. Fico feliz, pois em minha primeira legislatura criei um projeto para viabilizar homenagens a várias instituições civis e militares, que merecem o reconhecimento da sociedade. Como estou fazendo faculdade, não tenho condições de comparecer a solenidades como esta, no período noturno, mas fiz questão de estar aqui hoje, pois quis prestigiar esta corporação, formada por pessoas íntegras, trabalhadoras, pais de família e honradas", relatou.

O presidente Adilson Carvalho ressaltou os vários serviços prestados pelos bombeiros. "Devido à recuperação de uma cirurgia bucal, havia a possibilidade de não comparecer a esta solenidade, mas fiz sacrifício para participar, pois toda homenagem será pequena para expressar nossa gratidão pelo trabalho desempenhado por estes homens, verdadeiros heróis de nossa sociedade. São eles que são lembrados quando alguém precisa de socorro médico, quando árvores caem sobre automóveis, muros ou casas, ou quando nossas ruas são obstruídas. São pessoas preparadas e treinadas para situações de risco, para agir quando o cidadão está completamente desamparado e em condição de desespero”, disse ele.

O vereador Major Davi Pires relembrou as ações conjuntas com os bombeiros em sua época de policial militar. "Estamos felizes por ter o bombeiro em nossa defesa, pelo que ele representa para Jataí e para o Estado. São cerca de 3 mil homens trabalhando no combate a incêndios. Na PM trabalhamos junto com os bombeiros, até 1989, e isso marcou muito minha carreira. O bom convívio permanece até hoje, uma convivência saudável, salutar. Foram trinta anos de convívio, atendendo ocorrências nas madrugadas, sempre em colaboração. Parabéns a todos vocês", declarou.

Falando em nome da corporação, o tenente-coronel Hélio Cristiano de Castro, comandante do 13º Batalhão de Bombeiro Militar, discorreu sobre a profissão. "Agradeço ao vereador Gildenicio Santos e a todos os parlamentares por esta homenagem. Completei este mês cinco anos no comando do batalhão. Se não fosse o apoio dos senhores, companheiros, bombeiros de Jataí, não conseguiríamos nos elevar ao status de batalhão. Gratidão, para mim, é a mãe de todas as virtudes. Agradeço a palavra de todos que falaram nesta solenidade. Aproveito a oportunidade para homenagear os senhores bombeiros por tudo o que têm feito pelo município e pela região. Nosso compromisso não é com o salário, somos funcionários públicos; estamos aqui para servir da melhor maneira possível. Sempre digo aos novatos que eles não vão ficar ricos como funcionários públicos. Não estamos aqui pelo dinheiro", asseverou.

Continuar Lendo

Galeria de imagens

Vídeo da sessão solene