Governo federal determinou transferência do órgão para Rio Verde
Antiga Escola Técnica e ex-Cefet, Instituto Federal de Goiás tornou-se um dos pilares da educação no município

Público - 26 de Abril de 2019 às 14:50 - por: Francisco Privado - 26 de Abril de 2019 às 14:44 - por: Francisco Privado - 26 de Abril de 2019 às 14:43 - por: Francisco

Assistência a idosos em Jataí é tema de reunião

Representantes de instituições expõem situação em que se encontram. Câmara garante parceria WhatsApp
Fotos: Vânia Santana

Foi realizada no dia 23 de abril de 2019, no gabinete da presidência, uma reunião entre a presidente da Câmara Municipal de Jataí, Kátia Carvalho, e representantes de entidades que prestam assistência a pessoas da terceira idade no município. No encontro, a parlamentar assegurou aos convidados que o poder legislativo será parceiro das instituições na busca por recursos e melhores condições para o desempenho de seus objetivos.

Atenderam ao convite da presidente os seguintes representantes de entidades: Vera Lúcia Vilela, Júlia Maria Teixeira Gomes, Milta C. S. Pinto e Lúcia Helena, da Associação Voluntárias de Cristo; Vera Lúcia Rodrigues, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Jataí; Letícia Magalhães Cabral, Vanessa Marques Pimenta, Alexandre Grande Marques e Néia Lúcia Barbosa, da Sociedade Beneficente Albergue São Vicente de Paulo. Também estavam presentes o secretário-geral da Câmara, Marcos Henrique Martins, a procuradora jurídica do parlamento Renata Silva Oliveira e a assessora da presidência Adriana Batista Gonçalves Gomes.

Representantes do Albergue São Vicente de Paulo expuseram a situação dramática em que se encontra a instituição

Os representantes das instituições que compareceram à reunião expuseram a situação nas quais elas se encontram. A falta de recursos necessários para a manutenção dos serviços oferecidos aos idosos é um problema comum a quase todas. Vanessa Pimenta, por exemplo, revelou que o Albergue São Vicente de Paulo corre sério risco de ter de fechar as portas este ano por não conseguir arcar com suas despesas. São utilizadas 300 fraldas diariamente, além das despesas com alimentação, infraestrutura, folha de pagamento e outras necessidades. O custo mensal chega a R$ 125 mil.

A Associação de Aposentados e Pensionistas ainda luta com o objetivo de erguer sua sede própria, com a qual não conta desde o início da construção do Sesc de Jataí. “O clube 14 de Maio era uma das poucas opções de lazer para os idosos em nossa cidade”, relata Vera Lúcia Rodrigues. “Não fazíamos apenas bailes; o clube era frequentado todos os dias por várias pessoas da melhor idade. Também queremos oferecer fisioterapia, tratamento psicológico e outros benefícios”.

A presidente da Câmara garantiu que o poder legislativo será parceiro das entidades voltadas aos cuidados para com os idosos em suas reivindicações. “Estaremos juntos, de mãos dadas, para colaborar na continuidade e na melhoria das condições de trabalho de vocês”, disse Kátia Carvalho. “Colocaremos nossa energia e todos os instrumentos legais à disposição de vocês, para que nossos idosos não fiquem desamparados. Afinal, aproximar a Câmara da população é a nossa meta”.