Análises de Similaridade (Requerimento nº 612 de 2025)
Matéria Comparada | Data da Análise | Similaridade | Nome do Algoritmo de IA | Análise de Similaridade |
---|---|---|---|---|
Requerimento nº 643 de 2025 | 03/10/2025 | 20% | gemini-2.5-flash |
Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa das proposições apresentadas. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosA presente avaliação visa discernir o grau de correspondência entre duas proposições, focando no objeto da solicitação, na localidade específica e nos beneficiários diretos, desconsiderando os proponentes. Identificação das ProposiçõesPara fins desta análise, os documentos são referenciados como: * REQ 643/2025 * REQ 612/2025 Objeto da SolicitaçãoO REQ 643/2025 pleiteia a realização de um estudo técnico para a implantação de um redutor de velocidade. A ênfase recai na etapa preliminar de avaliação da viabilidade e localização. Por sua vez, o REQ 612/2025 solicita diretamente a implantação de um redutor de velocidade. Neste caso, a proposição avança para a execução da medida. Localidade AbrangidaA área de interesse do REQ 643/2025 é a Rua 34, no trecho que interliga o Setor Colméia Park ao Jardim Paraíso. Já o REQ 612/2025 direciona sua demanda para a Avenida Ponte Branca, em frente ao nº 49 (Supermercado Peres), no bairro Dom Abel, divisa com Nova Esperança. Beneficiários das ProposiçõesEm ambas as proposições, os beneficiários são os cidadãos que utilizam as vias mencionadas, sejam pedestres, ciclistas ou condutores, e os moradores das regiões adjacentes, que teriam sua segurança viária aprimorada. Comparativo de ConteúdoAo examinar as proposições, observa-se que, embora ambas visem aprimorar a segurança no trânsito por meio de um redutor de velocidade, a natureza da ação solicitada difere substancialmente. O REQ 643/2025 busca um estudo preliminar, enquanto o REQ 612/2025 requer a execução direta. Adicionalmente, as localidades designadas para as intervenções são completamente distintas, abrangendo vias e bairros diversos dentro do município. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? NãoGrau de SimilaridadeConsiderando que o benefício pleiteado (ação específica) e a localidade de aplicação são distintos em cada requerimento, a similaridade entre os documentos é limitada ao tipo de dispositivo de segurança viária (redutor de velocidade) e ao propósito geral de melhoria do tráfego. As diferenças na ação solicitada e nas coordenadas geográficas são significativas. [[ 20% ]] |
Requerimento nº 580 de 2025 | 16/09/2025 | 15% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e demais interessados na técnica legislativa, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente no objeto da solicitação, nos beneficiários e nas localidades específicas, conforme a metodologia estabelecida. Análise Comparativa de Requerimentos LegislativosIdentificação dos Documentos em ExamePara fins desta avaliação, os documentos serão referenciados como: * REQ 612/2025: O requerimento original. * REQ 580/2025: O requerimento analisado. Exame Detalhado do Conteúdo das SolicitaçõesREQ 612/2025: Este expediente formaliza a solicitação para a implantação de um redutor de velocidade na Avenida Ponte Branca, em frente ao número 49 (Supermercado Peres), abrangendo o bairro Dom Abel e sua divisa com Nova Esperança. A justificativa apresentada ressalta a necessidade de controle do fluxo veicular e a prevenção de acidentes, atendendo a uma demanda dos moradores e transeuntes daquela área. REQ 580/2025: Este documento formaliza o pedido para a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de, pelo menos, dois redutores de velocidade na Avenida Jerônimo Vilela, especificamente nas esquinas próximas ao Supermercado Cristo Rei e à Farmácia, no Setor Vila Sofia. A fundamentação para esta medida reside na urgência de aumentar a segurança para a população local, incluindo moradores, comerciantes, motoristas e pedestres, devido ao intenso tráfego e à alta incidência de acidentes na referida via. Avaliação da Similaridade dos PedidosAo confrontar os elementos essenciais de cada requerimento, observam-se as seguintes distinções:
Respostas às Questões
|
Requerimento nº 673 de 2025 | 17/10/2025 | 10% | gemini-2.5-flash |
Prezados, Como especialista em produção de textos legislativos desta Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto da solicitação, os beneficiários diretos e a localidade específica de aplicação. Análise do REQ 673/2025O Requerimento GB-KC, datado de 16 de outubro de 2025, direciona-se à Mesa Diretora desta Casa Legislativa e ao Executivo Municipal, com cópia à Superintendência Municipal de Trânsito. A solicitação central consiste em um estudo de viabilidade para a implantação de sinalização de trânsito vertical e horizontal. A justificativa detalha a necessidade de intervenção no trânsito devido ao desenvolvimento e fluxo crescente de veículos e pedestres, visando a segurança da comunidade. A localidade específica para esta intervenção é o Residencial dos Ipês. O benefício almejado é a melhoria da ordem no trânsito e a segurança dos moradores do bairro através de uma sinalização abrangente. Análise do REQ 612/2025O Requerimento, datado de 16 de setembro de 2025, é endereçado ao Presidente da Câmara Municipal e solicita o encaminhamento ao Prefeito Municipal, ao Secretário de Obras e Planejamento Urbano e ao Superintendente de Trânsito. A proposição visa a implantação de um redutor de velocidade. A justificativa aponta a necessidade de controle do fluxo de veículos e a redução de riscos de acidentes, sendo uma demanda dos moradores. A localidade específica para a intervenção é a Avenida Ponte Branca, em frente ao nº 49 (Supermercado Peres), no bairro Dom Abel, divisa com Nova Esperança. O benefício buscado é a diminuição das altas velocidades e a prevenção de acidentes para os moradores do setor e demais transeuntes. Confronto dos Elementos EssenciaisAo comparar as duas proposições, observamos distinções claras nos seus componentes fundamentais:
Conclusão da AnáliseOs textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. A semelhança entre os documentos, considerando a solicitação, o beneficiário e a localidade, é mínima, dada a divergência nos objetos específicos das proposições e nos endereços geográficos. [[ 10% ]] |
Requerimento nº 618 de 2025 | 17/09/2025 | 5% | gemini-2.0-flash-exp |
Análise Comparativa dos Requerimentos Legislativos
Semelhanças e Diferenças: O REQ 618/2025 solicita a realização de uma audiência pública para discutir a limpeza pública em todo o município de Jataí, abordando coleta de lixo, varrição e manutenção urbana. O REQ 612/2025, por outro lado, pede a implantação de um redutor de velocidade em um ponto específico: Avenida Ponte Branca, em frente ao nº 49, no bairro Dom Abel, divisa com Nova Esperança. Beneficiário e Localidade: O REQ 618/2025 tem como beneficiário toda a população de Jataí, visando a melhoria dos serviços de limpeza urbana em geral. O REQ 612/2025 foca nos moradores do bairro Dom Abel e Nova Esperança, buscando solucionar um problema de segurança viária em um local específico. Conclusão sobre a Similaridade: Devido à natureza distinta dos pedidos e à especificidade da localidade e dos beneficiários, a similaridade entre os documentos é baixa. Um trata de uma questão ampla de limpeza urbana em todo o município, enquanto o outro aborda um problema pontual de segurança viária em um bairro específico. A semelhança percentual entre os documentos é de [[ 5% ]]. |
Requerimento nº 675 de 2025 | 17/10/2025 | 5% | gemini-2.5-flash |
Prezados colegas e munícipes, Na minha função de especialista em produção de textos legislativos nesta respeitável Câmara Municipal, procedo à análise comparativa dos requerimentos apresentados, focando estritamente nos elementos essenciais de cada proposição: o objeto do pedido, os destinatários da melhoria e a área geográfica específica a ser contemplada. Análise do REQ 675/2025O REQ 675/2025 solicita um estudo técnico de viabilidade para a recuperação e manutenção da estrada JTI-203. O benefício almejado é a melhoria das condições de trafegabilidade e segurança em uma via rural não pavimentada. A localidade específica é a estrada JTI-203, também conhecida como "Estrada das 7 Placas", que conecta as rodovias BR-364 e BR-060. Os beneficiários diretos são os moradores, trabalhadores, estudantes e produtores rurais que dependem dessa via para o transporte diário, escoamento da produção e acesso a serviços essenciais. Análise do REQ 612/2025Por sua vez, o REQ 612/2025 pleiteia a implantação de um redutor de velocidade. O benefício buscado é o controle do fluxo de veículos e a prevenção de acidentes em uma área urbana. A localidade específica é a Avenida Ponte Branca, em frente ao número 49 (Supermercado Peres), no bairro Dom Abel, na divisa com Nova Esperança. Os beneficiários são os moradores dos setores Dom Abel e Nova Esperança, bem como pedestres e condutores que utilizam essa avenida. Avaliação ComparativaAo confrontar os conteúdos, observa-se que as solicitações divergem substancialmente. O REQ 675/2025 trata de uma intervenção de infraestrutura rodoviária em uma estrada rural, visando à sua recuperação e manutenção. Já o REQ 612/2025 foca em uma medida de segurança viária urbana, com a instalação de um dispositivo para controle de velocidade. As localidades são distintas: uma estrada rural (JTI-203) e uma avenida urbana (Ponte Branca). Consequentemente, os grupos de cidadãos que seriam diretamente favorecidos por cada medida também são diferentes, embora ambos residam no mesmo município. Os textos estão pedindo o mesmo benefício para a mesma localidade? Não. Semelhança PercentualConsiderando a natureza da solicitação, os beneficiários e as localidades específicas, os documentos apresentam diferenças marcantes. Embora ambos sejam instrumentos legislativos da mesma Câmara Municipal e visem a melhorias para a população local, os objetos dos pedidos são completamente distintos, assim como os pontos geográficos e os grupos de cidadãos diretamente impactados. A semelhança se restringe ao formato do documento e ao contexto administrativo municipal. [[ 5% ]] |